Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Reparei que tinha várias abelhas a entrar nos buracos das caixilharias (os buracos de respiração nas parte exterior da caixilharia). Tapei os buracos com fita de pintor para ver se era mais do que uma ou duas abelhas. Mas agora tenho várias a tentar entrar nos buracos, o que me indica que deviam já ter uma pequena colmeia. O que devo fazer? Alguém com experiência neste tipo de situações?
    • size
    • 16 abril 2024

     # 2

    São abelhas, ou são vespas ?
  2.  # 3

    Oliam, se forem abelhas (e não vespas como o size questionou) e tiver a rainha viva lá dentro, garanto-lhe que as outras lhe mandam a casa abaixo para a tirar 😅
  3.  # 4

    Devem ser vespas. deixe os buracos tapados, e injete spray inseticida...

    Mas se forem abelhas (que duvido), já não sou tão favorável a matar os pobres bichos, nunca o faço.
    Concordam com este comentário: marize
  4.  # 5

    tem a certeza que são abelhas?

    se o espaço for pequeno elas ou morrem ou abandonam por falta de espaço
  5.  # 6

    Colocado por: marizeOliam, se forem abelhas (e não vespas como o size questionou) e tiver a rainha viva lá dentro, garanto-lhe que as outras lhe mandam a casa abaixo para a tirar 😅


    São mesmo abelhas. Posso voltar a tirar a fita de pintor, mas o que devo fazer?
  6.  # 7

    Colocado por: RuikodeDevem ser vespas. deixe os buracos tapados, e injete spray inseticida...

    Mas se forem abelhas (que duvido), já não sou tão favorável a matar os pobres bichos, nunca o faço.
    Concordam com este comentário:marize


    Também não as quero matar… mas estou um bocado perdida quanto ao que devo fazer.
  7.  # 8

    Colocado por: antonylemostem a certeza que são abelhas?

    se o espaço for pequeno elas ou morrem ou abandonam por falta de espaço


    Tenho a certeza. Não sei se o espaço é pequeno ou não. Trata-se da moldura à volta das portadas da janelas.
  8.  # 9

    Também tenho vindo a reparar nisso, no meu caso não eram abelhas mas vespas.
    Provavelmente tenho de tapar os buracos com rede mosquiteira.
  9.  # 10

    Aqui está uma foto.
      IMG_9019.jpeg
  10.  # 11

    se tiver acesso a uma mangueira nessa zona, eu sugeria que atirasse água durante um tempo, elas não gostam nem de água nem de fumo, mas tb não vão gostar de si 😅 por isso é ter atenção às picadas porque se sentem ameaçadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliam
  11.  # 12

    Entretanto voltei a tirar a fita. Se for como já disseram aqui, talvez não tenham espaço para lá estar - a espessura da caixilharia é de 1cm - 2cm. Mas se alguém tiver alguma recomendação que não seja tirar a caixilharia toda, agradeço 😅
  12.  # 13

    água, barulho, fumo, umas pancadinhas com a mão; elas querem sossego
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliam
  13.  # 14

    Colocado por: marizeOliam, se forem abelhas (e não vespas como o size questionou) e tiver a rainha viva lá dentro, garanto-lhe que as outras lhe mandam a casa abaixo para a tirar 😅


    https://edition.cnn.com/2016/05/25/europe/bees-car-queen-wales-trnd/index.html

    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliam
  14.  # 15

    Não tem nenhum conhecido apicultor? Se tiver aí uma raínha como o Vitor falou, um apicultor se tiver espaço ainda a ia aí buscar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliam
 
0.0142 seg. NEW