Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros,

Mandei fazer um portão em ferro semelhante ao da imagem. A ideia é que tivesse um acabamento oxidado, sendo que o mesmo não é aço corten.

Quando disse ao serralheiro que pretendia que o acabamento fosse uma imitação de ferrugem (Tinha um orçamento prévio que previa essa lacagem específica), ele disse que não era grande coisa, e o melhor era lacar de Castanho. Fiquei de lhe indicar qual o RAL.

Ora bem estive pesquisar sobre o tema, e reparei que várias serralharias fazem a lacagem com o RAL MARS 2525 (Rouile), como sendo a tal lacagem a imitar ferrugem.

Sabem-me dizer se esse é o RAL indicado? É um RAL Normal, ou requer algum tipo de técnicca específica com a qual a serralharia eventualmente não está familiarizada?

Se eu comocar "RAL MARS 2525" no google, não me parece ser uma referência vulgar, uma vez que só me aparecem páginas em outras línguas.

Agradeço desde já a ajuda que possam dar.
      portão_ferro.jpg
  2.  # 2

Uma lacagem a imitar ferrugem convém que seja num acabamento supermate, depois é importante que possam ser replicadas as nuances da ferrugem. Muito honestamente não me parece algo fácil de fazer.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  3.  # 3

Colocado por: Vítor MagalhãesMuito honestamente não me parece algo fácil de fazer.
    Tenho visto videos publicados pelas serralharias, e para mim que não percebo nada daquilo, parece-me que estão a lacar como com qualquer outra tinta. Mas acredito que seja um processo mais complicado sim, sobretudo para se garantir a textura.

exemplo:
    https://www.facebook.com/amlacalacagens/videos/934351558283071

Contudo se alguém quiser sugerir um RAL que tenha uma tonalidade semelhate a este castanho, eu agradeço. Os que me mostraram na serralharia, não gostei. Demasiado escuros, sinceramente tiravam toda a graça ao portão.
  4.  # 4

Aço Corten...
  5.  # 5

Colocado por: VarejoteAço Corten...
    Pois, por qu€stões div€rsas, não foi pedido orçamento com esse tipo de aço.

Se já com aço normal a coisa fica em vários milhares de euros, nem é bom pensar quanto custaria em aço corten.
  6.  # 6

HAL, pediu para ver alguma amostra de como vai ficar?
  7.  # 7

Colocado por: marizeHAL, pediu para ver alguma amostra de como vai ficar?
    Não foi possível, o serralheiro subcontrata a lacagem. Mas diz que não conhece essa lacagem a imitar ferrugem (ou a que conhece não fica nada de jeito, n percebi bem). Fiquei de lhe indicar um RAL para a lacagem.

O primeiro serralheiro, que depois não teve disponibilidade para fazer o portão, é que me tinha falado nessa lacagem e disse que ficava bastante semelhante.

Se for para ficar uma bodega, ou uma imitação azeitada, prefiro pintar de castanho. Assume-se o que é.

Precisamente não saber exatamente a qualidade da tal lacagem a imitar ferrugem é que recorri aqui ao fórum na esperança de algum dos users ter experiencia (enquanto utilizador ou profissional) nesse campo.
  8.  # 8

Sinto que tem tudo para dar mau resultado 🫣
  9.  # 9

Colocado por: HAL_9000Pois, por qu€stões div€rsas, não foi pedido orçamento com esse tipo de aço.

Se já com aço normal a coisa fica em vários milhares de euros, nem é bom pensar quanto custaria em aço corten.
    se vir os preços de ambos os materiais a diferença não é assim tanta…
  10.  # 10

Colocado por: DR1982se vir os preços de ambos os materiais a diferença não é assim tanta…
    Talvez, não foi a percepção que tive, e portanto nem cheguei a pedir orcamento. De qualquer maneira os portões estão feitos, portanto já não é opção.
  11.  # 11

Colocado por: HAL_9000Talvez, não foi a percepção que tive, e portanto nem cheguei a pedir orcamento. De qualquer maneira os portões estão feitos, portanto já não é opção.
    tem 70 cêntimos de diferença em kg, preço de tabela, mas se já estão feitos…
  12.  # 12

Colocado por: DR1982tem 70 cêntimos de diferença em kg, preço de tabela, mas se já estão feitos…
    sim, mas os serralheiros depois não têm de estar familiarizados com a técnica para enferrujar controladamente? Quando pedi orçamentos a primeira vez falei nesse aço e o que me disseram foi algo do género "ui isso vai ficar caríssimo". Daí ter sido referida a tal lacagem.

E de facto portões em ferro, pelo menos com esta dimensão são caríssimo mesmo em aço normal.

Dado que a esta serralharia nem falei do aço corten. Mas é isso, estão feitos, falta o tal tratamento anticorrosivo ou lá o que é e lacar. É neste ponto que pretendia opiniões.
  13.  # 13

Colocado por: HAL_9000sim, mas os serralheiros depois não têm de estar familiarizados com a técnica para enferrujar controladamente? Quando pedi orçamentos a primeira vez falei nesse aço e o que me disseram foi algo do género "ui isso vai ficar caríssimo". Daí ter sido referida a tal lacagem.

E de facto portões em ferro, pelo menos com esta dimensão são caríssimo mesmo em aço normal.

Dado que a esta serralharia nem falei do aço corten. Mas é isso, estão feitos, falta o tal tratamento anticorrosivo ou lá o que é e lacar. É neste ponto que pretendia opiniões.
    eu acho que é mais daquelas coisas que preferem fazer como sempre fizeram e pronto.
    Concordam com este comentário: marize
  14.  # 14

Lacar portões a castanho para imitar ferrugem preferia lacar a preto. Acho que esse "lacar a castanho" vai correr mal mas...
    Concordam com este comentário: marize
  15.  # 15

HAL, já ponderou um acabamento tipo forjado? A CIN / Sotinco tem esse acabamento para exterior (cinofer forja / duralac forja), e é afinável julgo eu.
    Certo, não é o que pretende, mas caso não consiga que lhe façam o efeito pretendido, castanho por castanho, explore esse acabamento.
    Eu experimentei há uns anos pintar umas amostras e gostei muito da qualidade do efeito, só desconheço a real durabilidade, mas calculo que bem preparado seja idêntico a outro esmalte para exterior.
  16.  # 16

Colocado por: RuikodeHAL, já ponderou um acabamento tipo forjado? A
    estive hoje no Leroy com uma lata dessas na mão. Mas pareceu-me muito escuro.

Sabe se dá para lacar com esse tipo de tinta?
  17.  # 17

Colocado por: HAL_9000Mas pareceu-me muito escuro.

Acho que no material da CIN se pode afinar a cor. A versão da Sotinco acho que tinha 4 ou 5 cores.

Colocado por: HAL_9000Sabe se dá para lacar com esse tipo de tinta?

Se por lacado se refere a totalmente liso (tipo vidro), este esmalte imita exatamente o forjado (diferente do lacado). Já não tenho as amostras, mas tenho a ideia de ter um acabamento ligeiramente texturado, não diria áspero, mas lá está, pretende imitar as peças de ferro forjado em bruto, como as decorações utilizadas nos portões, principalmente antes do tratamento. Com este material tem o efeito sem o problema da ferrugem descontrolada, julgo eu.

Edit: Em alguns sites, é descrito como acabamento lacado perfeito 🤔
  18.  # 18

Vá á Titan têm tinta acabamento forja
  19.  # 19

Colocado por: Ruikodelacado se refere a totalmente liso (ti
    Por laçado estava a querer referir-me ao tipo de pintura. Penso que a tinta aplicada com a técnica de lacagem é mais resistente e não amolece com o calor (ao contrário da pintura). Agora as diferenças entre uma e outra.....tb me ultrapassam
  20.  # 20

Estive a ver e de facto esse acabamento tipo forja parece dar aquele toque que estava a espera. Agora é só tentar acertar no RAL da cor uma vez que os castanhos de facto não me estão a convencer. Ainda que pelo esquema de cores dá casa, o portão deveria ser castanho.

0.0199 seg. NEW