Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a construir uma moradia. A construcao comecou em janeiro de 2023 e o prazo incial de construçao era de um ano.

    Estamos a mediados de abril de 2024 e a casa ainda nao tem aluminios, nem acabamentos. Estou farto de andar a chatear o construtor que vai dando desculpas atras de desculpas e a obra sem avançar.

    A relacao com o construtor tem vindo a piorar dia a dia e neste momento nao sei o que mais possa fazer para pressionar o construtor.

    Algumas perguntas:
    Como posso resolver/pressionar o construtor ?
    A licenca de construçao termina em Junho, que acontece depois ?
    Posso trocar de construtor e pedir uma indmenizacao ?

    Muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Cumps.
    Pedro
  2.  # 2

    Colocado por: limboskyAlgumas perguntas:
    Como posso resolver/pressionar o construtor ?
    A licenca de construçao termina em Junho, que acontece depois ?
    Posso trocar de construtor e pedir uma indmenizacao ?


    o que diz o contrato que assinou com ele, sobre isso? estava previsto uma data de entrega da moradia? estavam previstas cláusulas de compensação em caso de falha do empreiteiro?

    chega a uma altura que pressiona tanto que passa a ter um efeito contrário. como refere a relação com ele tem vindo a piorar de dia para dia e neste momento diria que nem vale a pena pressionar mais.

    a licença expira e tem de pedir uma renovação. claro que é justo que seja o empreiteiro a suportar os custos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: limbosky
  3.  # 3

    Nao foi assinado um contrato formal. Mas na proposta que o construtor me fez o prazo de conclusao da obra era de 12 meses.

    Sim é verdade nao vale a pena pressionar mais. O que fazer entao ? Certo é que a obra nao avança.
  4.  # 4

    Tem que lhe enviar uma carta registada, a dizer que o prazo de construção já foi ultrapassado, e dar-lhe um prazo razoável para concluir a obra, caso contrário rescinde o contrato. O problema é que é isso que ele quer, porque já recebeu mais do que devia, o lucro da obra já está do lado dele.

    Antes de terminar o prazo de construção da obra tem que entregar na câmara um pedido de prorrogação do prazo.
  5.  # 5

    Colocado por: limboskyNao foi assinado um contrato formal. Mas na proposta que o construtor me fez o prazo de conclusao da obra era de 12 meses.

    Sim é verdade nao vale a pena pressionar mais. O que fazer entao ? Certo é que a obra nao avança.


    Sem querer ser chato, se não fez contrato formal como controlava o que o empreiteiro lhe apresentava para pagar?
  6.  # 6

    Espero que não tenha pago mais do que ele fez..
  7.  # 7

    Se fez algum tipo de contrato com o empreiteiro e estiver lá explicito o prazo de terminar a obra, pode ser que tenha alguma coisa por onde pegar. Caso contrario, esqueça.
    Se já pagou em avanço, agora só tem duas soluções ... Ou espera que ele termine a obra, ou manda-o embora e fica a perder esse dinheiro. Por estas razões é que só se deve pagar consoante a obra avança.

    Caso queira trocar de empreiteiro, isso é possível e relativamente rápido (a questão da papelada). Quanto ao terminar a licença de obra, penso que a pode prolongar, pagando as devidas taxas.
    Concordam com este comentário: snob
  8.  # 8

    Colocado por: rcd2023

    Sem querer ser chato, se não fez contrato formal como controlava o que o empreiteiro lhe apresentava para pagar?


    O empreteiro quando me apresentou a proposta fez uma escala de pagamentos conforme a obra ia avancando. Placa pronta, reboco pronto, aluminios colocados, pintura pronta ...

    A medida que eses pontos se atingiam ia pagando ao empreiteiro. A casa esta rebocada e pintada, falta tudo o que é acabamentos (aluminios, casas de banho, chao, cozinha ) e tenho pago uns 60% do valor total.
  9.  # 9

    É incrivel que do ponto de vista legal nao se possa tomar nenhuma medida.
    O empreteiro comprometeu-se a fazer a obra num ano. Nao esta a cumprir com o que se comprometeu e legalmente nao se pode fazer nada !!!! Incrivel !!!
  10.  # 10

    Colocado por: limboskyO empreteiro comprometeu-se a fazer a obra num ano. Nao esta a cumprir com o que se comprometeu e legalmente nao se pode fazer nada !!!! Incrivel !!!

    Incrível é ainda haver gente que acha que a palavra de alguém serve para alguma coisa.
    Concordam com este comentário: snob
  11.  # 11

    Colocado por: limboskyNao foi assinado um contrato formal.


    Olá... como é que no maior investimento duma vida (eventualmente), se atira assim de cabeça?
  12.  # 12

    Colocado por: Pickaxe
    Incrível é ainda haver gente que acha que a palavra de alguém serve para alguma coisa.


    Sim que vale. E sim que temos que partir do principio que as pessoas sao honestas e de palavra. Se nao fosse assim nao podiamos sair de casa !!!!

    Deixe-me que lhe faça algumas perguntas:
    Quando vai a oficina mudar o oleo ao carro como sabe que foi de facto mudado ?
    Deixa o seu filho pequeno no infantario nas maos de uma pessoa que nao conhece de lado nenhum ?

    A maioria das pessoas têm palavra e cumprem com o que dizem. E é bom que seja assim.

    No meu caso em particular, tenho uma proposta escrita do empreiteiro em que se compromete a fazer a casa num ano. Tenho uma folha em que foram espeicifcados os hitos e pagamentos e cada pagamento que foi feito foi preenchida a data do pagamento e assimada pelo empreiteiro. O empreteiro levantou a licença de construcao em Janeiro de 2023 e ate agora nao concluiu a obra.

    Com isto que tenho, deveria ser mais que suficiente perante a justiça para empreender uma accao contra este senhor que esta mais que claro (nao é a minha palavra contra a dele) que nao esta a cumprir com a sua palavra.

    E pelo que vejo nao é assim !!!

    De qq das maneiras muito obrigado pelos comentarios...
    Concordam com este comentário: marize, sousa80
    • snob
    • 17 abril 2024

     # 13

    Você pode contratar um advogado e tentar uma solução / compromisso com o empreiteiro para resolver as coisas sem tribunal. E tb pode recorrer aos tribunais. Agora se tivesse um contrato escrito, para si a prova de que as coisas não correrem de acordo com o contratado seria mais fácil. Mas mesmo assim, pode conseguir uma resolução via tribunal, demora é o seu tempo.
  13.  # 14

    Quem paga adiantado corre este risco seja com contrato ou sem contrato, já os processo judiciais dificilmente resolvem a questão em tempo útil além de acrescentarem mais custos.
    Mesmo os construtores sérios não estão imunes a falências ou a terem por exemplo um problema de saúde ou um acidente para que as coisas deixem de correr normalmente, estas situações acontecem mais vezes do que se julga para que o DO fique em dificuldades, portanto pagar adiantado é ter fé ou confiar na sorte...

    Em vez de se pagar adiantado, devia-se optar por dar garantias bancárias e criar um cronograma realista de pagamentos de acordo com a percentagem da realização da obra. se os bancos e as empresas faze isso porque os particulares que tem
    empenham todas as suas economias.
    Só mais um dica, todos os burlões no inicio são extremamente simpáticos e muito prestáveis.
    Concordam com este comentário: snob
 
0.0193 seg. NEW