Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Preciso do vosso aconselhamento.
    Tenho um quintal de apoio ao churrasco todo feito em betão e gostaria de finalizar este chão com outro material. Inicialmente a ideia seria calçada portuguesa, mas os valores por aqui estão meio malucos (35€ a 40€ por metro quadrado).
    Então, ponderei se o pavimento poderia ser feito com aquele triefe que se vê nos passeios ou até naquelas lajetas de betão.
    No entanto, a minha principal duvida é que nos pisos deste gênero que vejo por aí, o piso não está em betão. Está em terra e depois com as camadas de pó de pedra ou areia para assentamento destas pedras facilitando assim a permeabilidade do solo e absorvendo a água da chuva. No meu caso, estando um chão em betão por baixo, haveria algum inconveniente com as águas? Naturalmente terei ralos para as águas pluviais, mas corro o risco de ficar com o piso "ensopado" por baixo?
    É desaconselhável esta opção de piso no meu caso? É apenas para uso pedonal.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Uma vez que fala em calçada... Já conhece a "calçada alternativa", da AMOP? Apliquei uma pequena área, e gosto bastante.
  3.  # 3

    Olá Jorge,

    Por acaso também já tinha visto essas lajetas no Leroy, mas lá está fica a "fingir" que é calçada. Preferia assumir que ou faço em calçada ou não faço. num material a imitar a calçada, fico com receio que fique com um aspecto demasiado artificial.

    tem fotos do seu piso finalizado?

    Obrigado.
    Concordam com este comentário: marize
  4.  # 4

    Tendo já a base em betão eu optaria por colocar calçada em cubo 7x7 por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Freitas84
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesTendo já a base em betão eu optaria por colocar calçada em cubo 7x7 por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Freitas84


    Obrigado Vitor.

    E teria algum inconveniente com as aguas da chuva?
    deverei deixar por exemplo, os ralos à cota em que estão, no cimento e colocar uma grelha à altura do bloco? ou subir os ralos para a altura do pavimento final?

    O meu receio é levantar os ralos para a altura do piso final, e as águas infiltrarem-se pelas juntas desses cubos e ir acumulando por baixo. Nem sei se isto que digo faz algum sentido.

    Obrigado.
  6.  # 6

    O cubo da dimensão que indiquei acima costuma ter a base em betão com alguma impermeabilidade. As juntas são em argamassa que igualmente garante alguma impermeabilidade. Terá que colocar os ralos à cota da calçada. A água que se infiltrar entre as juntas acabará por atravessar o betão da base ou evaporar. É um piso exterior pelo que terá que ser assumido como tal. O importante é que as pendentes para os ralos estejam bem feitas para não empossar sobre a calçada.
  7.  # 7

    Colocado por: Vítor MagalhãesO cubo da dimensão que indiquei acima costuma ter a base em betão com alguma impermeabilidade. As juntas são em argamassa que igualmente garante alguma impermeabilidade. Terá que colocar os ralos à cota da calçada. A água que se infiltrar entre as juntas acabará por atravessar o betão da base ou evaporar. É um piso exterior pelo que terá que ser assumido como tal. O importante é que as pendentes para os ralos estejam bem feitas para não empossar sobre a calçada.


    Obrigado Vitor.

    Sim as pendentes estão feitas. No estado atual a água é toda reencaminhada para os respetivos ralos.
 
0.0125 seg. NEW