Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostaria de obter esclarecimento sobre a vantagem, ou não, em aplicar uma válvula redutora de pressão no meu contador de casa.

    Disseram-me informalmente que melhorará a segurança da bomba de calor, entre outras vantagens. Será mesmo assim?

    Obrigado
  2.  # 2

    Sim, é correcto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco_Pires
  3.  # 3

    Caro Bettencourt,

    E em que me medida é benéfico para a bomba de calor? Terá a ver com a pressão da água que poderá ser demasiado para a bomba?
  4.  # 4

    Convém saber que pressão tem na rede, se chegar 3 bar, a válvula não serve para nada.
    Concordam com este comentário: SJC
  5.  # 5

    Ou aceita o que lhe dizem ou não aceita. Qual o preço de uma coisa e outra? Se a bomba se estragar por pressão excessiva e tiver de a trocar o preço da válvula não compensa?
  6.  # 6

    Bom dia Caro bettencourt,

    Claro que aceito o que me diz!! Isso não está em causa! Apenas queria perceber o porquê... Gosto de perceber a relação causa/efeito das coisas, apenas isso! ... hábitos profissionais...
    Vou então proceder à aplicação da referida válvula o quanto antes.

    Mais um vez o meu obrigado.

    Cumprimentos.
  7.  # 7

    Grande confusão;
    As válvulas redutoras de pressão devem ser usadas sempre que a pressão da rede seja excessiva.
    A sua inexistência não danifica a bomba de calor origina sim um consumo desnecessário de água por via da abertura da válvula de segurança.

    Com isto em consideração tanto pode ser obrigatório como supérfluo a sua instalação
    Concordam com este comentário: Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed, snob
  8.  # 8

    Bom dia Caro Jorge Alves,

    Esta questão que aqui coloquei ontem prende &se com o facto de me ter sido comunicado que, em caso de pressão excessiva da rede pública, a bomba de calor poderia sofrer alguns dissabores relacionados com esse excesso de pressão, o que poderá sobrecarregar a bomba e e leve à ativação frequente da válvula de segurança da dita bomba de calor.

    E há algum problema com a ativação frequente dessa mesma válvula de segurança? A pressão excessiva da água da rede não poderá causar danos na tubagem da própria casa?

    De referir que se trata de uma bomba de calor AQS.

    Considerando esta questão que me foi transmitida, optei por colocar à consideração dos mias experientes na matéria!!

    Obrigado
  9.  # 9

    Colocado por: Marco_PiresBom dia Caro Jorge Alves,

    Esta questão que aqui coloquei ontem prende &se com o facto de me ter sido comunicado que, em caso de pressão excessiva da rede pública, a bomba de calor poderia sofrer alguns dissabores relacionados com esse excesso de pressão, o que poderá sobrecarregar a bomba e e leve à ativação frequente da válvula de segurança da dita bomba de calor.

    E há algum problema com a ativação frequente dessa mesma válvula de segurança? A pressão excessiva da água da rede não poderá causar danos na tubagem da própria casa?

    De referir que se trata de uma bomba de calor AQS.

    Considerando esta questão que me foi transmitida, optei por colocar à consideração dos mias experientes na matéria!!

    Obrigado


    Primeiro alguém tem de confirmar que pressão tem na rede, eu instalei redutor de pressão na minha BC, porque tenho pressão da rede a 5 bar.

    Se na sua não chegar a 3 bar ou menos, a redutora não vai fazer nada.
  10.  # 10

    Quando existe aumento de pressão na rede?
    Provavelmente será a noite… E provavelmente quando existir uma falha na rede…
    Quando tiver um problema, também é só substituir a bomba, nada de especial
    Já agora, uma válvula redutora de pressão é diferente de uma válvula de pressão
  11.  # 11

    Colocado por: bettencourtQuando existe aumento de pressão na rede?
    Provavelmente será a noite… E provavelmente quando existir uma falha na rede…
    Quando tiver um problema, também é só substituir a bomba, nada de especial
    Já agora, uma válvula redutora de pressão é diferente de uma válvula de pressão


    What?, a válvula redutora serve para reduzir pressão, sem válvula redutora, se por qualquer motivo à noite a pressão da rede subir acima dos 6bar, tem lá a o conjunto de segurança, que é para isso que ele serve.

    Eu tenho válvula redutora para a BC porque tenho a pressão da rede a 5 bar e tenho regulado para 4 bar.

    Se a pressão na rede fosse abaixo de 4 bar, não colocava nenhuma válvula redutora de pressão.
  12.  # 12

    ..
    • SrR
    • 18 abril 2024

     # 13

    A válvula redutora de pressão serve tb para proteger a restante instalação da casa, mesmo que a pressao de abastecimento esteja dentro dos valores aceitáveis é sempre boa ideia instalar uma redutora de pressao.
    Concordam com este comentário: bettencourt, nocas1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco_Pires
  13.  # 14

    a válvula custa uns 40 euros em comparação com os 3k da bomba de calor e o inimaginável custo de toda a instalação

    precaver em vez de remediar

    poderá ser estritamente necessária ou realizar prevenção

    contudo ...peanuts
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  14.  # 15

    Colocado por: Eng_JulioCabrala válvula custa uns 40 euros em comparação com os 3k da bomba de calor e o inimaginável custo de toda a instalação

    precaver em vez de remediar

    poderá ser estritamente necessária ou realizar prevenção

    contudo ...peanuts



    O que protege o sistema é o conjunto de segurança, que é para isso que ele serve.

    Eu também tenho válvula redutora, porque tenho pressão da rede a 5 bar.
    • smart
    • 19 abril 2024 editado

     # 16

    Hum..
    Eu também tinha...
    Entretanto instalei..
    É simples
      Screenshot_20240419-011052_Photos~2.jpg
    • zed
    • 19 abril 2024

     # 17

    Este tópico vem mesmo a calhar...

    Dá para instalar uma válvula redutora de pressão aqui para proteger a instalação da casa toda? Dizem-me que, por falta de espaço, seria necessário remover uma das válvulas de segurança que lá está.

    Há algum problema em ficar só com a válvula de segurança que está antes do contador?
      Screenshot_20240419_073227_Fastmail.jpg
  15.  # 18

    Qual é a pressão da rede?
    • zed
    • 19 abril 2024

     # 19

    Segundo o manómetro do depósito de AQS nunca está abaixo de 5 bar.
  16.  # 20

    Ok, fica só com a válvula antes do contador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
 
0.0210 seg. NEW