Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Familiares meu iniciaram a remodelação de uma casa antiga. Casa térrea muito pequena.

    A casa no passado (largos anos) foi alertado o telhado de estrutura de madeira para betão. Estas obras foram feitas pelos antigos proprietários.

    Agora ao fazerem as remodelações verificaram que a estrutura de madeira ainda tinha sido lá deixada. Retiraram a madeira antiga, no então esse barrote principal que parece na foto (seta a vermelho) não o retiraram na totalidade. De um lado da casa até essa parede (uns 4 metros no máximo) está assente nessas paredes de alvenaria de 10cm, para ajudar abriram mais a passagem desse corredor têm aquele pano de alvenaria ali sem apoio, muito embora que um pouco menos largo duvido que isso tivesse sequer um lintel anteriormente.


    Isso não devia ser reforçado?
      de9e6ed5-3ca3-4f03-bf06-0b14e659947c.jpeg
  2.  # 2

    Dêem lá ai uma ajudinha os entendidos, para avançar isto. deve colocar-se ali um lintel? Ou outra qualquer medida?
  3.  # 3

    Ora bem, esse vão aparenta ser irrelevante para existir necessidade de reforçar essa parede suspensa.
  4.  # 4

    Colocado por: bmccruzpara avançar isto


    Olá, contacte um técnico que visite a obra. Google>Eng.Civil+nome da sua terra. Fácil.

    Se a estrutura do telhado foi mudada, das duas uma:
    1- ou a obra é ilegal (e vai precisar de legalizar essa alteração feita pelos antigos donos) e aí o novo técnico já lhe diz;
    2- ou se estiver legal haverá o projecto desse novo telhado na Câmara que poderá consultar... e aí poderá perceber como funciona a estrutura e o que pode modificar sem colocar em causa a estabilidade do telhado.
  5.  # 5

    Certo, a obra foi legal inclusive feita pela junta, pois era um edifício da mesma que foi usado para outro fim anterior. Isto já há longos anos.

    Mas penso que me expliquei mal. O meu problema não é o telhado, esse nem está ai assente, nem foi mexido.

    A questão é apenas esse vão suspenso, antigamente havia uma porta ai, agora o corredor é tudo seguido, se era melhor colocar ai um lintel. Acho estranho ter ali um bocado de alvenaria suspensa até porque não sei como está ligada à parede da esquerda se apenas com massa ou os blocos estão cruzados.

    A obra está toda, legal comunicada na câmara, não estamos a fazer nada que necessite de projeto. Ainda há pouco tempo o fiscal passou lá.
  6.  # 6

    Colocado por: bmccruzCerto, a obra foi legal inclusive feita pela junta, pois era um edifício da mesma que foi usado para outro fim anterior. Isto já há longos anos.

    Mas penso que me expliquei mal. O meu problema não é o telhado, esse nem está ai assente, nem foi mexido.

    A questão é apenas esse vão suspenso, antigamente havia uma porta ai, agora o corredor é tudo seguido, se era melhor colocar ai um lintel. Acho estranho ter ali um bocado de alvenaria suspensa até porque não sei como está ligada à parede da esquerda se apenas com massa ou os blocos estão cruzados.

    Os cantos não estão fissurados o que significa que a estrutura está sã. Eu não me preocupava com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, bmccruz
  7.  # 7

    Colocado por: bmccruzse era melhor colocar ai um lintel.


    Repare, se havia porta, e deixou de haver, diria que a parede aguenta-se na mesma. Pelo que nem me preocuparia muito. Daí ter mencionado a questão do projecto. Se está legal, terá projecto. Talvez consultando-o encontre a resposta que procura.
 
0.0115 seg. NEW