Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Comprei uma moradia geminada há cerca de 8 anos, na altura o proprietário do terreno informou verbalmente que iriam construir mais moradias no qual não se verificou até à data, deixando uma das laterais da minha moradia em osso, o que de inverno cria-me muita humidade numa parta da moradia. O Verão passado propus ao proprietário ser eu a terminar a lateral, informou-me que estava à espera de uma licença para iniciar a construção de nova moradia ao lado da minha, esta ação vinha resolver a minha situação.
    Lateral moradia
    Contudo, passado quase 1 ano não construiu nem terminou a lateral da minha moradia.
    Alguém conhece alguma legislação ou alguma solução que me ajude?
    Grato pela atenção dispensada.
  2.  # 2

    Lateral da moradia
      Sem título.png
  3.  # 3

    Colocado por: pmachado1982Contudo, passado quase 1 ano não construiu nem terminou a lateral da minha moradia.

    A lateral da sua moradia È SUA!
    Como tal é da sua responsabilidade o acabamento.
    Sendo moradias em banda, verifique é se esses pilares estão mesmo todos dentro do seu lote ou se era uma solução de estruturas partilhadas.
    Ou seja, esses pilares iriam suportar também a casa do vizinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmachado1982
  4.  # 4

    Como foi possível ter aceite tal condição?
    Tem escrito prazo de acabamento início?
    Eu fazia para prevenir futuros problemas de infiltrações em casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmachado1982
  5.  # 5

    Eu propus ao proprietário o acabamento, ele recusou alegando que iria construir... isto no verão passado.

    Se terminar o acabamento, ele pode construir sem a minha autorização se se verificar que os pilares estão no meu lote?

    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: pmachado1982Se terminar o acabamento, ele pode construir sem a minha autorização se se verificar que os pilares estão no meu lote?

    Se os pilares estiverem no seu lote são seus.
    Ele quando construir faz pilares novos.
    No local, escave um pouco essa terra e verifique se as sapatas estão todas no seu lote ou se ocupam tb o lote do vizinho
  7.  # 7

    A moradia era nova quando a comprou?
    Se sim devia ter exigido o acabamento da parede, mas se aceitou comprar nesta condições pouco pode exigir.
    Sendo verdade que o construtor invocou que iria resolver a situação com a construção da outra moradia, o que não veio acontecer, o difícil será aprovar que ele deu essa garantia, além de que o prazo para que isso venha acontecer também não fico definido e seria necessário prova-lo o que deve ser complicado, basta ele argumentar que vendeu a casa naquelas condições e que a questão se resolvia com a construção da uma outra mas sem definir um prazo em concreto.
    Outra coisa era ter acionado a garantia da construção quando ai o podia, nesse caso podê-lo-ia obrigar a insolar a fachada invocado os motivos que referiu.
    Agora se os pilares forem seus, as paredes são de certeza, não vejo nenhum impedimento se quiser terminar a sua parede e duvido que lhe tenha que pedir sequer autorização, mostre a um técnico o projecto de estabilidade da sua casa, se não o tiver pode pedir ao construtor ou na Câmara uma cópia.
    • snob
    • 18 abril 2024 editado

     # 8

    Colocado por: pmachado1982Contudo, passado quase 1 ano não construiu nem terminou a lateral da minha moradia.
    Alguém conhece alguma legislação ou alguma solução que me ajude?
    Grato pela atenção dispensada.


    Quanto a mim, vai ter de fazer, à sua conta, o que faz a maioria dos proprietários nessas circunstâncias.
    Mandar projetar nessa lateral poliuretano, outro barramento, ou capoto, de modo a evitar humidades no interior da habitação e melhorar o isolamento térmico.
    Quem lhe diz a si que não vai estar mais 10 anos nessa situação. Eu comprei um lote, no meio de 2 moradias, que foram construídas há 15 anos. Uma tinha capoto nessa parede de empena e a outra tinha outro barramento impermeabilizante.

    Pode ir à C.M. e tentar saber se já há projeto aprovado ou alvará de construção para esse lote, de modo a perceber se tem de intervir já ou se pode esperar.
  8.  # 9

    Eu acho que o melhor a fazer é colocar capoto de lã de rocha.
    Fica já com a empena impermeabilizada enquanto não tem vizinho e salvaguardava qualquer falta de isolamento acústico que a futura construção não venha a ter.
    Se o construtor para terminar isso já o enrolou uns aninhos, quando lhe for falar de isolamento acústico entre as 2 moradias mais o vai enganar... e depois de feito chapéu. Fica como está a ouvir o vizinho.
  9.  # 10

    Colocado por: snobou até capoto,

    Muita atenção ao ultrapassar os limites do lote. Eu diria que aqueles pilares estão no limite, tudo o que ultrapasse esse limite pode ser um problema sério.
    6cm de capoto naquela parede devem ser 3m2 de área que estamos a "roubar" ao vizinho.
    Isso vezes 1.700€ são no mínimo 5.100€ de indeminização.
    Já vi coisas em tribunal por muito menos
    Concordam com este comentário: snob
    • snob
    • 18 abril 2024

     # 11

    Colocado por: zedasilvaMuita atenção ao ultrapassar os limites do lote. Eu diria que aqueles pilares estão no limite, tudo o que ultrapasse esse limite pode ser um problema sério.
    6cm de capoto naquela parede devem ser 3m2 de área que estamos a "roubar" ao vizinho.


    No meu caso, não me importei, o capoto do vizinho ficou a servir de junta de dilatação...

    Mas a pôr capoto, julgo deverá tentar uma espessura menor, tipo 3cm
  10.  # 12

    Colocado por: snob

    No meu caso, não me importei, o capoto do vizinho ficou a servir de junta de dilatação...

    Mas a pôr capoto, julgo deverá tentar uma espessura menor, tipo 3cm


    E talvez só na zona do tijolo que parece estar mais recuada.
    Concordam com este comentário: snob
  11.  # 13

    A foto é de uma casa em construção, já está concluída e habitada?

    O que tem a fazer é ser você a terminar essa fachada, mas primeiro tem que saber onde é que fica o limite do lote, o acabamento que aplicar não pode passar o limite do lote, se os pilares estiverem mesmo no limite do lote vai ter problemas.
    Contrate um topógrafo para implantar o limite do lote.
    O proprietário do terreno ao lado é obrigado a permitir a montagem de um andaime para fazer esse trabalho (artº 1349 do código civil)
  12.  # 14

    A fotografia é actualizada?

    Então comprou a moradia e ficou sempre em tijolo 🧱?

    Ou a sua é a que tem os resguardos das varandas em vidro azul claro?
  13.  # 15

    Colocado por: pmachado1982Lateral da moradia
      Sem título.png


    Essa casa nem janela tens.. a humidade vem de onde?
  14.  # 16

    Colocado por: RicardoPortoEssa casa nem janela tens.. a humidade vem de onde?

    Tijolo nú é uma esponja.
 
0.0118 seg. NEW