Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Espero, nos entretantos, iniciar a construção da minha moradia. De entre vários orçamentos, uma das empresas para onde estou mais inclinada, enviou-me o pormenor construtivo anexado.
    Necessitava de opiniões, o que poderá não estar bem, correções, etc, tudo é bem vindo para esta fase inicial.
      Sem título2.png
  2.  # 2

    Colocado por: DianaDuarte, uma das empresas para onde estou mais inclinada, enviou-me o pormenor construtivo anexado.

    Mas são as empresas que estão a fazer a pormenorização?

    Colocado por: DianaDuarteNecessitava de opiniões,

    Construção em LSF correto?
    Os pormenores/materiais têm obrigatoriamente que serem acompanhados de um termo de responsabilidade caso sejam diferentes do preconizado no projeto.
    Este tipo de ajuda/consultoria é da responsabilidade da sua fiscalização
  3.  # 3

    Construção em aço galvanizado.
    Este é um pormenor do método de construção da empresa
  4.  # 4

    Colocado por: DianaDuarteuma das empresas para onde estou mais inclinada, enviou-me o pormenor construtivo anexado.


    Mas o projecto da sua casa, foi inicialmente projectado em aço?

    Eu não recomendo ninguém, em Portugal, construir casas sem ser em tijolo/bloco, por causa da inércia térmica dos edifícios.

    A sua casa na pratica será uma gaiola de pássaros, forrada com esferovite. Não tem uma única parede de tijolo. Não é propriamente a construção mais indicada para o nosso clima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 5

    A minha ideia inicial, sempre foi, em aço galvanizado, dado que sou do ramo da construção metálica.

    E qual o problema de não ter uma única parede em tijolo? É apenas o tijolo que me confere uma boa térmica?
  6.  # 6

    Colocado por: DianaDuartedado que sou do ramo da construção metálica.

    Nesse caso, estará mais que habilitado para perceber se tecnicamente o pormenor está adequado.
    Parece-me que a questão acústica do teto não esteja devidamente acautelada
    Existe tb uma ponte térmica nas soleira.
    Peça à sua fiscalização para dar uma ajuda
  7.  # 7

    Sou do ramo da construção metálica, mas não da construção de moradias. Ou seja, neste tipo de pormenores, não tenho tanta experiência.

    Ainda não tenho fiscalização, isto está ainda na fase prévia. Apenas queria uma opinião e o que se pode melhorar, face à opção construtiva proposta.
  8.  # 8

    Colocado por: DianaDuarte
    E qual o problema de não ter uma única parede em tijolo?


    Você quando aquece ou arrefece uma casa as calorias ficam armazenadas nos materiais densos como as paredes de tijolo e o chão em betão/mosaico. Não ficam no ar ou no isolamento.

    Essa casa é em pladur e esferovite, vai requerer sistemas de climatização a trabalhar mais do que uma moradia "normal".
    Enquanto a casa do lado consegue passar vários dias de calor sem isolamento devido ao efeito "tampão" de uma construção pesada, a sua casa ao final do primeiro dia de calor já esta a "suar" por todo o lado.

    E olhando para o pormenor, a casa nem tem estores ou proteção solar nos envidraçados.

    Nos dias que correm, fazer este tipo de opção e construir de forma a obrigar o uso recorrente de sistemas de climatização, ou por falta de proteção solar, ou vãos exagerados, ou falta de inércia interior, é um mau procedimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  9.  # 9

    Colocado por: DianaDuarteAinda não tenho fiscalização, isto está ainda na fase prévia.

    É nesta fase que a fiscalização pode fazer toda a diferença.
    Ajuda-o a perceber o que lhe estão a propor e a decidir os caminhos a seguir.
  10.  # 10

    A moradia terá VMC e não ter estores, é opção (possivelmente só nos quartos).
    Quanto à proteção solar, nada está definido
  11.  # 11

    Então e os projectistas?
    Mesmo não tendo fiscalização… isso é bastante deplorável… :/
    Tal como o nostradamus diz. Para Gaiola… está bom. Para casa…
    Lamento mas é fraco. Em tudo…

    Além de inércia haveria de contar com o desfazamento térmico que não se consegue com esferovite!…
    Mas pronto. Técnicos sem brio para acompanhar e esclarecer é o que dá…
    Procure como diz o zédasilva. Alguém que lhe dê uma ajuda e preconize soluções. Se é do ramo metalúrgico podia até apostar em alguma exposição de ferro. Tanta coisa gira se pode fazer…

    Ah.
    Vmc sem resolver pontes térmicas e numa casa sem cuidados com estanquidade é deitar (parte do) dinheiro fora!…
    Acho no entanto impnrescindivel mas com devidos cuidados acessórios!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
 
0.0124 seg. NEW