Iniciar sessão ou registar-se
    • Oliam
    • 18 abril 2024 editado

     # 1

    Boa tarde. Tenho reparado que cai diariamente um pó preto do tecto de barrotes de uma casa que tenho no Alentejo. Vendo de perto o pó tem bocados de telha, insectos mortos e um pó preto que não consigo identificar. Também tenho ouvido estalidos no tecto nessa mesma zona (geralmente 2-3 estalidos seguidos, como se fossem passos num chão de madeira). Por coincidência ou não, esta zona tem agora uma infestação de formigas, umas vêm do tecto outras do chão.

    Julgo que não é bicho da madeira porque o pó não é granulado. Também não vi buracos na madeira.

    Anexo uma imagem do pó e de uma das zonas de onde cai o pó.
    Alguém tem palpites do que possa ser?
      IMG_9032.jpeg
      IMG_9033.jpeg
      IMG_9035.jpeg
  1.  # 2

    Aparentemente são restos de formigas de algum predador.
  2.  # 3

    Estamos na primavera, não ouve patinhas ou pequenas bicadas?
  3.  # 4

    Colocado por: marizeEstamos na primavera, não ouve patinhas ou pequenas bicadas?


    Apenas oiço os tais estalidos, mas parecem passos em chão de madeira.
  4.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesAparentemente são restos de formigas de algum predador.


    Sim, parece-me isso. Conhece algum predador que se aloje entre o tecto de madeira e as telhas e que possa fazer isto?
  5.  # 6

    Predador de formigas na zona do Alentejo lembro-me de 3, aranhas, osgas e vespas. As osgas comem-nas de uma assentada, restam as aranhas e as vespas, mas a julgar pela quantidade de lixo isso teria de ser trabalho para um predador de maior porte ou então de vários. Obviamente que isto são especulações, pode dar-se o caso de ser outra situação qualquer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Oliam
    • argo
    • 19 abril 2024

     # 7

    Isso sao as proprias formigas a limpar o ninho.
 
0.0104 seg. NEW