Iniciar sessão ou registar-se
    • ANC
    • 18 abril 2024

     # 1

    Boa tarde
    Temos uma quinta , e temos várias arvores de fruto que fomos plantando ao longo dos últimos meses .
    Os pessegueiros estão com a chamada lepre do pessegueiro, as folhas estão avermelhadas e encaracoladas.... Alguém sabe algum tratamento caseiro que resulte ? Queremos evitar ao máximo os químicos, caso seja possível. Ainda somos novos nestas andanças, agradeço todos os conselhos
  1.  # 2

    Agora é só paliativos porque estão em flor. Retire e queime todas as folhas doentes, é o primeiro passo. Depois de perderem as flores e começarem a ter fruto, pode dar sabão de potássio e oleo de neem (há à venda, é só misturar e dar com um pulverizador). Não vai ter o resultado que quer mas vai melhorar e ao menos sente que está a fazer alguma coisa sem recurso a químicos.

    No próximo janeiro, depois da poda, dê uma calda bordalesa bem forte (tipo 250 gr/10 litros). É o melhor preventivo sem recurso a outros produtos mais prejudiciais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexMontenegro, marize, ANC
    • ANC
    • 18 abril 2024

     # 3

    Muito obrigada
  2.  # 4

    Deve aplicar calda bordalesa quando cair a folha, depois da poda e mal os botões tenham sinais que vão começar a abrir.
  3.  # 5

    Colocado por: ANCQueremos evitar ao máximo os químicos, caso seja possível.
    Não tem hipótese. Tem que andar rápido a aplicar Mancosan ou Polyram misturado com inseticida. Isto se quiser comer pêssegos.

    PS: Esqueça a ladaínha do "sem químicos". Caso contrário morre á fome.
  4.  # 6

    A planta está doente quando o solo está doente. O pessegueiro está a mostrar algo que deve ser tratado no todo e isso leva o seu tempo, e pode implicar não comer pessegos neste ou no ano seguinte.
  5.  # 7

    Colocado por: BelhinhoPS: Esqueça a ladaínha do "sem químicos". Caso contrário morre á fome.

    Disparate. Nos últimos 10 anos não houve 1 único que não apanhasse barrigadas de pêssegos. Tenho mais de 10 pessegueiros, todos apanham lepra e nunca usei uma gota dos químicos que refere como obrigatórios para não morrer à fome.

    Desculpe a frontalidade, não leve a mal, mas às vezes é preciso ser um pouco bruto e sim, essa frase é um perfeito disparate.
    Concordam com este comentário: ruicarlov
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 8

    Depende muito das zonas, há regiões em que se não colocar insecticida, a fruta fica toda bichada. Não há abordagens zen ou bio que valha.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  7.  # 9

    Colocado por: rjmsilvaDepende muito das zonas, há regiões em que se não colocar insecticida, a fruta fica toda bichada. Não há abordagens zen ou bio que valha.

    O meu vizinho da frente diz que se não dá duas curas nas laranjeiras não come uma. No entanto, a 50 metros há umas 20 que estão abandonadas. Nem curas nem rega nem nada. Não só dão laranjas sem doença como são muito mais saborosas que as do meu vizinho. É só um exemplo, mas tenho outros.
    Concordam com este comentário: marize, ANC
  8.  # 10

    Há exemplos de tudo e para tudo, mas um exemplo não faz regra para todos os casos.
  9.  # 11

    Mas como é que podemos ter exemplos, se lhe atirarmos logo com uma catrefada de coisas para cima?! 🤔
  10.  # 12

    Colocado por: Casa da Horta
    O meu vizinho da frente diz que se não dá duas curas nas laranjeiras não come uma. No entanto, a 50 metros há umas 20 que estão abandonadas. Nem curas nem rega nem nada. Não só dão laranjas sem doença como são muito mais saborosas que as do meu vizinho. É só um exemplo, mas tenho outros.
    Concordam com este comentário:marize,ANC
    quando diz abandonadas é o quê ? Tudo é relativo . É como não colocar um ridomil e colocar esterco de animais fechados em cativeiro cheios de antibióticos , hormonas , e doenças ... Um terreno abandonado oferece um habitat natural a todos os insectos , mas não é normal uma pessoa ter que ir buscar o corta mato para apanhar uma laranja depois de um dia de trabalho , faz lembrar o brasileiro que faz a sua cultura no bravo e depois anda de pikup a caçar repolhos 😂
  11.  # 13

    Colocado por: BelhinhoNão tem hipótese. Tem que andar rápido a aplicar Mancosan ou Polyram misturado com inseticida. Isto se quiser comer pêssegos.

    PS: Esqueça a ladaínha do "sem químicos". Caso contrário morre á fome.


    Tenho aqui um pessegueiro que não se coloca nada, tem a doença e ainda dá bastante pessegos... O novo que plantei é que nem por isso
 
0.0168 seg. NEW