Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia,
    Sou propriétária num prédio de apenas uma pequena garagem. Não vivo no prédio.
    Foi aprovado um orçamento de obras no prédio ( parte exterior) e telhado e está a haver problemas com a divisão do valor.

    O orçamento é de 25.285 euros, a minha parte pela permilagem é de 654 euros.

    na reunião o administrador ( é um dos condominos, não temos empresa) questionou como queriam dividir o valor da obra.

    um dos condóminos : dividem o valor por 8. ( 9 comigo, mas sou a única que não vive lá).
    Retiramos 500 euros do r/c esquerdo, 500 euros do r/c direito por não terem varandas, a garagem ( referindo-se a mim) paga 500 euros e os outros 500 são a dividir pelos 8.
    Eu não concordei. eu disse que queria pagar a minha parte..... referente á permilagem.
    caiu o carmo e a trindade, e começei a ser atacada, com algumas ameaças.

    Fui questionada pela mesma pessoa se eu tinha noção que assim pagava menos... ( aliás...disse que assim pagavam todos menos..não sei que contas fez para chegar a essa conclusão que não me faz sentido)
    Não me deixaram votar contra, pois disse que têm que estar todos de acordo, algo que não me fez sentido, porque não é um julgamento, acho que tenho direito a ter o meu voto e ganha a votação com mais condóminos... mas quase esfregou um papel na minha cara que não li, a dizer que estou errada que têm todos que votar o mesmo.

    A minha questão é:
    Sou obrigada a realizar o pagamento da obra como querem?
    ou posso pagar simplesmente o que é da minha responsabilidade pela permilagem e eles que façam o que quiserem com a parte deles?

    é que no meu entender, quem tem a permilagens maiores, está a ver se paga menos... mas o valor que me querem retirar da minha parte ( e da deles) tem que sair de algum lado...estilo as outras permilagens menores pagarem esse valor.

    Posso exigir pagar o que é meu? porque a mim não faz sentido outros pagarem parte do que é MEU.
    Não entendo o facto de me estarem a atacar por querer pagar a minha totalidade...tinha mais sentido ser atacada por não querer pagar...
    Não ficou nada decidido como o valor é dividido, pois ainda irão falar com a empresa das obras ver se o valor é reduzido.

    Atenciosamente,

    carla afonso
    • size
    • 19 abril 2024 editado

     # 2

    Não podem impedir de votar contra.
    Obviamente, que apenas está obrigada a pagar a sua comparticipação com base na sua permilagem. Cumpra-se o que determina a lei, concretamente, o nº 1 do artigo 1424º
    Mande-os passear...
  2.  # 3

    Essas contas são estranha não será com base no dinheiro no fundo do prédio? Ou vão pagar esses 25k a dividir totalmente por todos de forma extraordinária?
  3.  # 4

    Colocado por: bmccruzEssas contas são estranha não será com base no dinheiro no fundo do prédio? Ou vão pagar esses 25k a dividir totalmente por todos de forma extraordinária?


    não...não existe fundo de maneio no prédio. se assim fosse, eu não teria problema algum em pagar menos, pois já tinha contribuido para dinheiros de fundos de maneio.

    o valor é mesmo para ser dividido na totalidade.
    o unico problema que alguns pessoas estão a criar, por incrivel que pareça.... é eu querer pagar o meu valor total e não pelas contas malucas que estão a fazer.
  4.  # 5

    Colocado por: sizeNão podem impedir de votar contra.
    Obviamente, que apenas está obrigada a pagar a sua comparticipação com base na sua permilagem. Cumpra-se o que determina a lei, concretamente, o nº 1 do artigo 1424º
    Mande-os passear...


    Obrigada pela resposta e por me ter mencionado o número do artigo.
    sim...eu sei que não me podem impedir de ter voto contra... mas por incrivel que pareça alguns queriam á força toda que eu altera-se o meu voto.
  5.  # 6

    Sendo assim parece-me que o problema não será consigo, mas devem existir diferentes permilagens nas outras frações, podem haver existir uns com garagens, outros não... coisas deste tipo. Podem existir casos de frações sem muito sentido terem permilagens muito diferentes de outras. Estão a uniformizar tudo por valores "certos".

    Se para si era só 500 euros, eu não ia forçar isso.
  6.  # 7

    Colocado por: bmccruzSendo assim parece-me que o problema não será consigo, mas devem existir diferentes permilagens nas outras frações, podem haver existir uns com garagens, outros não... coisas deste tipo. Podem existir casos de frações sem muito sentido terem permilagens muito diferentes de outras. Estão a uniformizar tudo por valores "certos".

    Se para si era só 500 euros, eu não ia forçar isso.


    sim, as fracções não têm todas as mesmas permilagens, uns andares são ligeiramente maiores que outros, as garagens não têm todas o mesmo tamanho, além de alguns não terem garagem.

    compreendo que eles queiram uniformizar tudos por valores " certos" como diz... mas nao sou obrigada. eu pago o que devo..eles que dividam o restante como quiserem. não estou a obrigar ninguém a dividir tudo por permilagem.
  7.  # 8

    Por permilagem a santisia teria que pagar 654€, mas os restantes condóminos dizem que tem que pagar apenas 500€, e a santisia não concorda, é isto?
    Concordam com este comentário: snob
  8.  # 9

    Colocado por: PickaxePor permilagem a santisia teria que pagar 654€, mas os restantes condóminos dizem que tem que pagar apenas 500€, e a santisia não concorda, é isto?
    Concordam com este comentário:snob


    por permilagem eu tenho que pagar 654 euros. eles não estão a dizer que pela minha permilagem é 500 euros...

    por contas malucas que nada têm a haver por permilagem querem que eu pague 500 euros.

    basicamente quem tem a permilagem maior está a querer reduzir a sua parte de pagamento, com contas malucas feitas em cima do joelho e distribuir pelos outros ( pessoas que não estão a dar conta que irão pagar mais do que se fosse correctamente feito por permilagem..).

    como eu só tenho uma garagem, a mais pequena de todas e a permilagem menor de todos, tiraram do ar 500 euros para mim... porque na realidade nem me estavam a por na equação..até eu os lembrar que eu existo, porque já estavam a fechar a reunião a dizer pagamos todos isto...mas sem mim!( acontece muito...até já se esqueceram de me convocar para reunioes de condominio...)

    mas eu não concordo que os restantes condominos que têm menos permilagem que os outros maiores paguem por mim os 154 euros que me estão a tirar.


    se eu precisasse de ajuda monetária... não preciso.
    se o condominio tivesse fundos e fosse pagar parte... tudo bem pagava menos.
    mas contas e numeros atirados para o ar só por que sim... não. por acaso o numero que atiraram ao ar é menos do que eu tenho que pagar por permilagem..eles podiam ter atirado po ar 700 euros...

    e não entendo a razão de estarem algumas pessoas chateadas...eles atiraram para o ar 500 euros .. não entendo a dificuldade de eu pagar os 654 euros..e eles que façam o que quiserem com o resto. não sei se lhes faz confusão não ser um numero com zeros como 500 euros e não consigam fazer as conta.
  9.  # 10

    Isto deve ser uma conta paródia.
    • njs
    • 19 abril 2024 editado

     # 11

    Colocado por: PickaxeIsto deve ser uma conta paródia.


    Eu entendo as razões da santisia, é o precedente que se abre e a injustiça que alguns "chico-espertos" estão a criar ao querer ludibria-la com 500€ para ela não reclamar, e assim passarem a perna aos outros que têm permilagens mais pequenas, aposto que quem está com estas coisas é quem tem permilagens maiores.. é o precedente, e a honestidade e não o valor que está em causa - é a minha leitura do caso.
    Concordam com este comentário: snob, lpetinga
  10.  # 12

    Colocado por: njsassim passarem a perna aos outros que têm permilagens mais pequenas,

    Então esses que tem as permilagens mais pequenas, que se mexam.
  11.  # 13

    Colocado por: njs

    Eu entendo as razões da santisia, é o precedente que se abre e a injustiça que alguns "chico-espertos" estão a criar ao querer ludibria-la com 500€ para ela não reclamar, e assim passarem a perna aos outros que têm permilagens mais pequenas, aposto que quem está com estas coisas é quem tem permilagens maiores.. é o precedente, e a honestidade e não o valor que está em causa - é a minha leitura do caso.
    Concordam com este comentário:snob,lpetinga



    exactamente. é uma chica esperta que fez a tempestade e que tem a permilagem maior do prédio, pois quer a casa e a garagem que tem é uma das maiores. o resto como não querem se chatear ficam mudos e outros devem se estar a aproveitar também.

    se eu preferia pagar 500? preferia... com o resto ia passar um fim de semana fora.. mas não. a minha parte é 654 euros.. é o valor que quero que me seja cobrado.

    Como é a primeira obra do prédio, e nem tenho levantado ondas nem quando não me chamam para reunioes ( não foram sobre cotas, nem orçamentos de obras... não tive para me chatear) pensava que me lubriava com os 500...teve azar.

    Até me ameaçaram que por estar a querer pagar o valor total que iam por as cotas do condomonio por permilagem, que eu ia pagar mais..
    eu disse que não me importava, sendo que não tenho acesso ao prédio, tudo o que seja de interior... não tenho nada a haver com esses valores ( limpeza da escada, luz agua, manutenção elevador), logo o a minha cota de condominio não seria tão alto como a deles.
  12.  # 14

    Colocado por: Pickaxe
    Então esses que tem as permilagens mais pequenas, que se mexam.


    para isso têm que abrir os olhos. eu não me mexo por eles.
  13.  # 15

    Como já foi dito, não tem nada que saber, permilagem e ponto final.
    • njs
    • 19 abril 2024

     # 16

    Colocado por: santisia
    Até me ameaçaram que por estar a querer pagar o valor total que iam por as cotas do condomonio por permilagem, que eu ia pagar mais..


    Isto talvez seja um dado importante, se as quotas já são divididas por número de fracções e não por permilagem, não sei se isto não levantará precedente quanto pagamento das outras despesas.. desconheço o diz a lei sobre o assunto.
    O que dizem as actas de constituição de condomínio ?
    • size
    • 20 abril 2024

     # 17

    Colocado por: santisia

    Até me ameaçaram que por estar a querer pagar o valor total que iam por as cotas do condomonio por permilagem, que eu ia pagar mais..


    Não vá na conversa em ter que votar a favor das quotas iguais.
    O seu voto a favor é muito importante para os condóminos que tem as maiores permilagens e, por isso, pretendem colocar-lhe um isco.

    É que, para eles conseguirem estabelecerem essa norma no condomínio, é necessário que seja aprovada por unanimidade.
  14.  # 18

    Colocado por: njs

    Isto talvez seja um dado importante, se as quotas já são divididas por número de fracções e não por permilagem, não sei se isto não levantará precedente quanto pagamento das outras despesas.. desconheço o diz a lei sobre o assunto.
    O que dizem as actas de constituição de condomínio ?


    Sinceramente não sei ao que se refere.

    Mas a unica coisa que alguma vez foi discutida como seria pago foi as quotas. nunca foi falado como se pagaria obras.
    eles pagam quotas iguais, eu pago um valor bastante mais baixo porque só tenho a garagem pequena e não tenho acesso ao prédio.
    mas eu não estou a exigir que seja tudo por permilagem.
    eu apenas quero pagar o meu valor total e eles que façam como quiserem com a parte deles.
    aliás...eu pagando a minha parte total eles até pagam menos...
    por isso não entendo a birra da outra senhora.
    não acho correcto um condomino como eu decidir tirar um valor do ar ao calhas do que tenho que pagar da obra. não aceito que outros paguem por mim...eu apenas quero pagar o que tenho que pagar na totalidade.
  15.  # 19

    Colocado por: size

    Não vá na conversa em ter que votar a favor das quotas iguais.
    O seu voto a favor é muito importante para os condóminos que tem as maiores permilagens e, por isso, pretendem colocar-lhe um isco.

    É que, para eles conseguirem estabelecerem essa norma no condomínio, é necessário que seja aprovada por unanimidade.


    Acerca do pagamento da quotas, isso foi logo discutido na primeira reuniao do predio.
    quotas iguais, apenas eu tenho um valor diferente dos restantes.
    nunca falamos acerca de pagamentos de outras coisas.
    mas se ela quiser mudar o que foi combinado, eu não tenho problema algum. sinceramente por mim as quotas seriam por permilagem, logo estaria a fazer -me um favor a mim.

    eu nao estou a exigir a ninguem que paguem as obras pela permilagem.

    eu estou a bater o pé que eu quero pagar a minha parte da obra pelo valor da permilagem. quero pagar o meu valor total.
    se formos a ver a minha quota não é igual á deles, Além de não viver no predio, não tenho acesso ao predio, por isso eu pagar quotas iguais a eles nunca estaria em questão, o meu valor da obra também nunca seria igual ao deles....

    Quem esta a refilar comigo é a pessoa que também deu a ideia dos 500 euros. aliás a senhora em questão foi a unica que fez uma autentica birra e destabilizou tudo. só porque eu quero mudar o valor da minha parte.
    ora... porque raio um condomino como eu decide o valor que eu pago?
    porque tem que ser 500 e não pode ser o valor de 654 euros e eles que dividam o resto?
    ela deu aquela proposta, eu não gostei e apenas disse..eu pago o meu valor total e vocês que dividam o resto como quiserem.
  16.  # 20

    esta resposta é erro meu pois fui corrigir um erro e cliquei citar em vez de editar.
 
0.0224 seg. NEW