Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: vascoooolAlguém me sabe dizer se podem ter tubagem fixa à empena da minha casa?

Se a parede é só sua não, se é meeira sim (parece ser o caso). Chame a mossad.
    • Jani
    • 26 outubro 2025

# 22

Li agora a questão do sr Vascool eu tenho a mesma situação,desde 2023 entendo o que sofre, pois e horrível estarmos na nossa cama e não podermos dormir,a que tenho por cima de mim e aerothermica são as q fazem mais ruído..eu digo elouqueco,recorri as várias instâncias e nada foi mudado, apesar que não podia estar onde está por falta de reunião de condomínio foi colocada em segredo. Muitas vezes vou dormir fora ou vou para a rua a qualquer hora da noite.espeto q o seu problema tenha sido resolvido, sei quanto e grave
    • size
    • 26 outubro 2025

# 23

Colocado por: JaniLi agora a questão do sr Vascool eu tenho a mesma situação,desde 2023 entendo o que sofre, pois e horrível estarmos na nossa cama e não podermos dormir,a que tenho por cima de mim e aerothermica são as q fazem mais ruído..eu digo elouqueco,recorri as várias instâncias e nada foi mudado, apesar que não podia estar onde está por falta de reunião de condomínio foi colocada em segredo. Muitas vezes vou dormir fora ou vou para a rua a qualquer hora da noite.espeto q o seu problema tenha sido resolvido, sei quanto e grave

Perante a situação exposta, faça o que deve ser feito.
    O condomínio não tem que gerir sobre incómodo do ruído de vizinhança.
    Oficialize, sim, com insistência, por escrito, uma exposição devidamente fundamentada ao presidente da Câmara. É esta a entidade que deve recorrer.
    Convém recorrer a um registo acústico dos decibéis do ruído dessa máquina.
    • Jani
    • 26 outubro 2025

# 24

Tem que ter autorizacao de condomínio para colocar qualquer aparelho,está em acta.ja recorri câmara,nem resposta,e para medição do ruido tinha pagar quase 3000€.e o ruido pode não atingir grandes níveis e incomodar,saiu um documento do provedor justiça, em Agosto acerca do ruido,e desce para 35db nas zonas habitacionais, esse documento segundo lá informa foi enviado para as câmaras,as mesmas devem arcar com essas despesas...aqui não...
    • size
    • 26 outubro 2025 editado

# 25

Colocado por: JaniTem que ter autorizacao de condomínio para colocar qualquer aparelho,está em acta.ja recorri câmara,nem resposta,e para medição do ruido tinha pagar quase 3000€.e o ruido pode não atingir grandes níveis e incomodar,saiu um documento do provedor justiça, em Agosto acerca do ruido,e desce para 35db nas zonas habitacionais, esse documento segundo lá informa foi enviado para as câmaras,as mesmas devem arcar com essas despesas...aqui não...

Estando a misturar alhos com bugalhos, dificilmente, obterá qualquer resultado para a sua causa.
    O que é que tem a ver o condomínio com o ruído que o seu vizinho lhe provoca ? É problema privado, para ser resolvido entre os vizinhos envolvidos
    Não me parece ser verdade que algum acórdão tenha decidido como limite máximo de 35 db para o ruído de vizinhança. Indique esse acórdão.
    Basta ser audível e perturbar o sono/descanso do vizinho...
    • Jani
    • 26 outubro 2025

# 26

Não são alhos nem bugalhos, a maquina está numa varanda de cobertura,quer dizer que o teto da minha e o piso da de cima,e portanto e comum, faz parte da fachada, está na minha parede..procure que encontra.tambem há jurisprudência nesses temas ..
    • Jani
    • 26 outubro 2025

# 27

Não são alhos nem bugalhos, a maquina está numa varanda de cobertura,quer dizer que o teto da minha e o piso da de cima,e portanto e comum, faz parte da fachada, está na minha parede..procure que encontra.tambem há jurisprudência nesses temas ..
    • size
    • 26 outubro 2025

# 28

Continua a misturar coisas distintas.
    Desde quando é que é proibido colocar um equipamento numa varanda, como por exemplo, um ar condicionado, ou uma máquina de lavar ?
    Seja qual for o equipamento instalado e onde quer que seja, o mesmo não pode produzir um ruído de vizinhança que incomode os vizinhos. Poto final.
    Seja na varanda, na cozinha, na Wc, ou onde quer que seja.
    O condomínio nada tem a ver com isso.

Lute contra o ruído que o incomoda e não contra o sítio da instalação do equipamento.
  2.  # 29

Felizmente já consigo dormir em casa sem tampões nos ouvidos. Foi um ano de luta, desde fevereiro de 2024 que apresentei queixa à Câmara Municipal até janeiro de 2025 quando finalmente parou o ruído dentro da minha casa.

Tive de levar o assunto para a comunicação social e redes sociais para haver pressão, senão ainda hoje não dormia descansado. Fui obrigado a sair da minha própria casa 2 vezes devido à situação insustentável de privação de sono e descanso que estava a passar. Fiquei doente e a minha vida ficou suspensa, deixei de fazer coisas que estava a fazer antes, como desporto e hobbies, tive de parar, não tinha cabeça nem energia.

Aos da Secretaria Regional da Saúde Açores tenho a dizer que são uns incompetentes desumanos. Desde mentiras, inércia de ação, tentativa de repúdio de responsabilidade, foi o que fizeram até se verem obrigados a corrigir o problema que causaram. Ainda olho para atrás e ficou atordoado com o que se passou, parece coisa de pesadelo, irreal.

O meu problema está resolvido, agora a máquina está noutro sítio a incomodar outros. Portanto, resolvem de um lado para estragar outro. Sei de vizinhos que sofrem agora com ruído incómodo e têm dificuldade a adormecer. Para aquela gente, não há limite de incompetência...
  3.  # 30

Outra coisa que me espanta pela negativa são as pessoas que me dizem "já tens o teu problema resolvido, estás bem, já não é na tua casa", e os outros que sofrem agora? Não são gente? Acho que temos uma cultura muito má de não é no meu quintal, não é meu problema.

Tivesse havido já alguém que se tivesse queixado antes de me mudar para a minha casa, talvez não tivesse passado pelo que passei.

Tanto quanto sei, os vizinhos já apresentaram queixa e também já dei nota à Provedora de Justiça que há pelo menos uma família com crianças que está agora a ser afetada pelo ruído permanente da máquina.
  4.  # 31

Eles não resolveram o problema, mudaram ele para outro lado.
    Concordam com este comentário: vascooool, Iko
  5.  # 32

Colocado por: vascoooolFelizmente já consigo dormir em casa sem tampões nos ouvidos.

Sr vascool, era possivel ajudar numa questão.
    Se em alguma medição do ruido anotou as frequencias que original esse incomodo. Se alguma vez usou uma aplicação de espectro sonoro, ou foi analisada a intensidade sonora a cada gama de frequências.
    Se consegue dizer se o incomodo era um som audivel ou algo mais como uma ressonância das paredes (subsonica). Se sentia como ondas de pressão nos ouvidos e ou peito. E por ultimo, por favor, como reagiam as restantes pessoas em coabitação consigo, se sentiam o mesmo, ou menos ou mais.
    Pergunto para comparação, e não para qualquer forma de descredito. Obrigado
  6.  # 33

Foi feito um estudo de incomodidade sonora pelo INOVA. O som emitido pela máquina de arrefecimento da Secretaria Regional da Saúde tem caraterísticas tonais nos 315Hz. No excerto de medições, a mais alta foi de 46,1 dB(A). Depois de moverem a máquina mas ainda perto da minha casa foi de 26,7. Não foram feitas novas medições depois de moverem a máquina para longe da minha casa, situação atual, já não ouço praticamente nada. Só quando estou na sala de janela aberta e está silêncio na rua, é possivel ouvir a máquina. Na rua é possível ouvi-la a funcionar.

O som assemelhava-se a um transformador a funcionar. Era perfeitamente audível. Todos os que visitaram a minha casa conseguiram ouvi-lo e no quarto mais afetado, não imagino ninguém conseguir dormir lá.

Eu moro sozinho mas a minha namorada ficou a dormir cá em casa nas piores alturas também, uma ou duas noites no fim de semana. Dormia sem tampões nos ouvidos e acordava várias vezes à noite e quanto mais tempo ficava exposta ao ruído, pior dormia naquela noite.

Colocado por: BelaMao

Sr vascool, era possivel ajudar numa questão.
    Se em alguma medição do ruido anotou as frequencias que original esse incomodo. Se alguma vez usou uma aplicação de espectro sonoro, ou foi analisada a intensidade sonora a cada gama de frequências.
    Se consegue dizer se o incomodo era um som audivel ou algo mais como uma ressonância das paredes (subsonica). Se sentia como ondas de pressão nos ouvidos e ou peito. E por ultimo, por favor, como reagiam as restantes pessoas em coabitação consigo, se sentiam o mesmo, ou menos ou mais.
    Pergunto para comparação, e não para qualquer forma de descredito. Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BelaMao
  7.  # 34

Colocado por: vascooool
    O som assemelhava-se a um transformador a funcionar. Era perfeitamente audível. Todos os que visitaram a minha casa conseguiram ouvi-lo e no quarto mais afetado, não imagino ninguém conseguir dormir lá.

Obrigado por responder. Vejo no seu caso algo unico, pode nem se aperceber disso mas a mesma maquina estaria a incomodar mais pessoas num raio alargado. E voce teve a 'sorte' de conhecer a origem exacta, sem estar a expecular e concentrar pensamentos noutro equipamento erradamente.

Devido proximidade, consegue atribuir sons no expectro audivel, e foram medidos de facto frequencias audiveis. O problema é que nao existe nem legislação nem sequer equipamento para medir o expectro subsonico. E esse sim, é o que tira o sono e perturba a saude. Com todo o respeito, 46dBA de 315Hz, nao sao o verdadeiro problema, o problema é o que nao medem. Nem a legislação contempla, nem sequer um microfone capta.

Nao tem registo das vibrações, ressonancias, reverberações e ondas de pressão abaixo do expectro audivel que provocam choque no peito e atinguem ouvidos no limiar da dor. E que se propagam por quilometros sem ser possivel localizar uma direção de origem.

Eu estou na outra situação, sofro do barulho como de um transformador ou gerador ou motor a gasoleo faz 6 anos. No inicio era so umas horas, agora é permanente. Fere-me os ouvidos e não ha forma de determinar a origem. So oiço dentro de casa, ou no carro fechado quando estacionado em casa ou em alguns locais especificos.
  8.  # 35

Colocado por: BelaMaoSo oiço dentro de casa, ou no carro fechado quando estacionado em casa ou em alguns locais especificos.

Outras pessoas tb se apercebem desse ruído?
  9.  # 36

Colocado por: Pedro Barradas
    Outras pessoas tb se apercebem desse ruído?

Sim uma vizinha é igual. A minha esposa diz que so ouve um zumbido, mas sofre mais do sono que eu e esta pior da saude que eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 37

Colocado por: BelaMaoSim uma vizinha é igual. A minha esposa diz que so ouve um zumbido, mas sofre mais do sono que eu e esta pior da saude que eu.

E outras pessoas até podiam não ter a perceção desse ruído, mas isso não significa que o mesmo não seja real.
    Nem todas as frequências são percecionadas da mesma forma por todas as pessoas. O que para uma pessoa não é relevante, para outra pode ser um massacre. Todos ouvimos +- o mesmo espectro, mas as sensibilidades podem ser diferentes, quer por natureza da própria pessoa ou por audição afetada em determinados limites de frequência.
    A casa ao lado de onde vivo atualmente, quando ligam o AC de noite, pelos vistos mais ninguém se sente incomodado, mas eu sinto essa frequência especifica no ouvido, que causa ressonância super incomodativa.
    Por esse motivo sou altamente contra a morar numa casa por baixo (ou muito perto) de linhas de alta tensão, mas para algumas pessoas isso é só mais uma maluquice, esquecendo-se que nem todas as pessoas se incomodam pelas mesmas coisas.

0.0231 seg. NEW