Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,


    Tenho uma moradia com painéis solares e um acumulador com 300 litros.

    Como já aqui reportado no fórum, sofro do mesmo problema da água quente demorar algum tempo a chegar aos pontos de consumo e haver bastante desperdício de água. O meu canalizador sugeriu colocar-se uma bomba recirculadora de água quente e até fez o circuito de retorno da WC mais distante ao depósito, mas o projeto está parado por falta de tempo dele. No entanto, tomamos banhos todos os dias e o desperdício não pára.

    Tenho como solução de backup dos painéis um esquentador a gás natural, que agora até está desligado por termos tido dias com bastante sol.

    Antes de avançar com a compra da bomba e a sua instalação - por um profissional qualificado - tenho algumas questões:

    a) do depósito até ao ponto de consumo de água quente vão 8 / 9 metros de distância vertical. Sei que isto não é a distância manométrica, mas influencia a bomba a comprar? Estava a considerar a Wilo Star Z Nova T, mas não sei se é adequada neste contexto;

    b) dado que não pretendo que a bomba funcione a todo o tempo, nem ter um botão dedicado, parece-me que a solução mais adequada será a bomba trabalhar à base de um temporizador e sensor de temperatura (caso da Wilo);

    c) a bomba recirculadora vai-se "dar bem" com o esquentador quando estes estiver ligado? Não falei deste assunto com ninguém, lembrei-me recentemente disto, pois quando abrir uma torneira de água quente, o sistema vai procurá-la primeiro no depósito (e recorrer aos esquentador, se necessário) ou vai buscar ao circuirto de retorno? Como vão coexistir os 2 sistemas, não estou a perceber.

    Obrigado
  2.  # 2

    Ao circuito de recirculação não há retorno porque tem válvula de retenção incluída.

    Tenho a Grundfos Comfort autoadapt BXA, mais cara mas superior à Wilo.
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteAo circuito de recirculação não há retorno porque tem válvula de retenção incluída.



    Desculpa, não percebi. Esta é a resposta à questão que coloquei relativamente à conciliação da bomba recirculadora com o esquentador? Se sim, podes desenvolver?

    Colocado por: VarejoteTenho a Grundfos Comfort autoadapt BXA, mais cara mas superior à Wilo.


    Pergunta honesta, sem segundas intenções: porque dizes ser superior à Wilo? Por exemplo, tem sensor de temperatura? Valorizo isso bastante pelas razões que apontei acima.
  4.  # 4

    Colocado por: Tijolode20


    Desculpa, não percebi. Esta é a resposta à questão que coloquei relativamente à conciliação da bomba recirculadora com o esquentador? Se sim, podes desenvolver?



    Pergunta honesta, sem segundas intenções: porque dizes ser superior à Wilo? Por exemplo, tem sensor de temperatura? Valorizo isso bastante pelas razões que apontei acima.


    Tive para recirculação AQS com Bomba de calor, a Wilo star Z nova T e troquei pela Grundfos, por isso digo que a Grundfos é superior e sem necessidade de configurações, "aprende" automaticamente.
  5.  # 5

    Para ti avantagem da Grundfos é o autoadapt? Vejo isso como uma vantagem relativa, pois basta eu pedir agua quente fora das horas habituais e estou nas couves. Estou a ver mal?

    A Grundfos tem sensor de temperatura?

    E que outras vantagens vês na Grundfos face à da Wilo?
  6.  # 6

    Colocado por: Tijolode20Para ti avantagem da Grundfos é o autoadapt? Vejo isso como uma vantagem relativa, pois basta eu pedir agua quente fora das horas habituais e estou nas couves. Estou a ver mal?

    A Grundfos tem sensor de temperatura?

    E que outras vantagens vês na Grundfos face à da Wilo?


    A Wilo da para programar 3 horários, fora dos horários a água não faz recirculação, no modo temperatura vai estar e a trabalhar muito tempo, basta arrefecer no sensor interno que arranca de novo.

    A Grundfos mesmo fora do horário de uso que a água está fria, basta abrir a torneira 2 segundos(fechar de novo) no sensor externo à saída da BC deteta aumento de temperatura e arranca a recirculação.

    Basta esperar uns segundos e quando abre a torneira já está quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tijolode20
  7.  # 7

    Colocado por: Varejote

    A Wilo da para programar 3 horários, fora dos horários a água não faz recirculação, no modo temperatura vai estar e a trabalhar muito tempo, basta arrefecer no sensor interno que arranca de novo.

    A Grundfos mesmo fora do horário de uso que a água está fria, basta abrir a torneira 2 segundos(fechar de novo) no sensor externo à saída da BC deteta aumento de temperatura e arranca a recirculação.

    Basta esperar uns segundos e quando abre a torneira já está quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tijolode20


    N tenho bomba de calor, tenho depósito de 300lts dos painéis. O vomportamento da Grundfos que falas vai ser o mesmo?
    Concordam com este comentário: Cvera
  8.  # 8

    E só para fechar: percebido que o circuito de recirculação é fechado. Assim sendo, vai buscar a água quente ao deposito dos paineis. Mas se por acaso tiver água a temperatura abaixo do definido, o que acontece? Entra a resistência eletrica ou o esquentador em ação? Tenho estes 2 aparelhos como backup. Uma parvoíce, eu sei
  9.  # 9

    Colocado por: Tijolode20E só para fechar: percebido que o circuito de recirculação é fechado. Assim sendo, vai buscar a água quente ao deposito dos paineis. Mas se por acaso tiver água a temperatura abaixo do definido, o que acontece? Entra a resistência eletrica ou o esquentador em ação? Tenho estes 2 aparelhos como backup. Uma parvoíce, eu sei


    A Grundfos no modo autoadapt não tem "definição" de temperatura, como como tem sonda no interna e externa na saída AQS, se tiver tiver leituras de 20°C nos 2 sensores e a temperatura no externo subir(abertura de torneira) para 30°C ela vai arrancar.

    No modo automático vai trabalhar com os hábito de consumo dos últimos 14 dias, depois ao londo do tempo vai adaptando se os hábitos de consumo forem mudando.

    Não há sistemas perfeitos, mas o da Grundfos parece-me o mais eficiente.
  10.  # 10

    És canalizador? Foste tu que instalaste?
  11.  # 11

    Colocado por: Tijolode20És canalizador? Foste tu que instalaste?


    Não sou canalizador, mas o "sistema" foi idealizado por mim e instalado pelo canalizador.

    Depois de testes e uso com a Wilo, fui eu que troquei a bomba e instalei. Configurações e testes também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tijolode20
 
0.0100 seg. NEW