Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, gostaria se possível de ajuda acerca de uma escritura de terreno para construção.

O banco que me irá conceder o crédito informou-me que a escritura do terreno terá um custo aproximado de 1000€. Como acho que este é um valor elevado para a escritura, venho por este meio pedir opinião sobre os valores normalmente praticados.
    Será que o serviço casa pronta terá um valor inferior a este?
  2.  # 2

casa pronta:
    600 euros + imposto selo + imposto imt (6,5%) + despesas bancárias
  3.  # 3

Colocado por: kosttacasa pronta:

IMT=6,5%? Sobre que valor? Do financiamento/escritura? É que que dentro de dias vou escriturar a minha casa e vou pagar de 170,000€ de empréstimo (valor igual ao que vou escriturar) pouco mais de 3000€!
  4.  # 4

Colocado por: Ugabista
    Colocado por: kosttacasa pronta:

IMT=6,5%? Sobre que valor? Do financiamento/escritura? É que que dentro de dias vou escriturar a minha casa e vou pagar de 170,000€ de empréstimo (valor igual ao que vou escriturar) pouco mais de 3000€!

estamos a falar de um terreno. se for casa so paga acima de determinado valor, enquanto terreno psaga seja qual for o valor
  5.  # 5

Boa noite!
    O IMT é sobre o valor do terreno. Eu vou pagar cerca de 2800 euros de IMT sobre um terreno cujo preço foi de 42000 euros.
    Cumprimentos
  6.  # 6

E isso mesmo
    eu acho e q pode escriturar por menos
    eu vou fazer isso
  7.  # 7

Uma barbaridade o que se paga de IMT na compra de um terreno!!
  8.  # 8

O terreno que possuo para construção não foi comprado mas sim doado. Alguém sabe se a taxa de 6,5% aplica-se de igual forma sendo um terreno urbano por doação?
  9.  # 9

O IMT é pago pelo valor da escritura, se lhe foi doado, faça a escritura pelo valor mais baixo possivel, sabendo que a taxa que incide sobre terrenos é de 6,5%.
  10.  # 10

Muito obrigado pelo esclarecimento. A minha duvida agora é se o notário irá pedir o valor que está registado nas finanças, ou se me perguntarão apenas qual o valor pelo qual pretendo escriturar o terreno. Obrigado
  11.  # 11

penso q sera assim
  12.  # 12

O IMT, inicialmente, incide sobre o valor da escritura mas depois é "corrigido" pelo valor da avaliação do terreno.
    É sempre pago 6,5% sobre o valor mais alto (escritura ou avaliação).
    •  
      FD
    • 1 março 2010

# 13

Tabela IMT: https://forumdacasa.com/discussion/6679/quanto-custa-comprar-casa/#Comment_63053

Colocado por: UgabistaÉ que que dentro de dias vou escriturar a minha casa e vou pagar de 170,000€ de empréstimo (valor igual ao que vou escriturar) pouco mais de 3000€!

Correcto. A forma de cálculo é diferente consoante seja uma casa ou um terreno.

Colocado por: jorgandeu acho e q pode escriturar por menos
    eu vou fazer isso

Pode escriturar pelo que quiser. Se o fisco disser que vale 10 paga sobre 10 tenha ou não custado 5...

Colocado por: Pedro CorreiaO terreno que possuo para construção não foi comprado mas sim doado. Alguém sabe se a taxa de 6,5% aplica-se de igual forma sendo um terreno urbano por doação?

Em doações não há lugar ao pagamento de IMT. Há sim, pagamento do Imposto de Selo. Se não for de ascendência/descendência directa, paga 10,8% sobre o valor da escritura. Se for, só paga 0,8%.
  13.  # 14

Cuidado, as câmaras podem exercer direito de preferência, caso o valor dos terrenos sejam muito baixos. Já se falou aqui de um caso se não estou em erro com a camara de sintra ou cascais.
  14.  # 15

Colocado por: hfviegasCuidado, as câmaras podem exercer direito de preferência, caso o valor dos terrenos sejam muito baixos. Já se falou aqui de um caso se não estou em erro com a camara de sintra ou cascais.

com a de Sintra aconteceu
  15.  # 16

e de Aljezur também
  16.  # 17

basicamente todas devem fazer... umas mais que as outras!!

0.0179 seg. NEW