Iniciar sessão ou registar-se
    • rample
    • 22 abril 2024 editado

     # 1

    Bom dia,

    Dou inicio a este tópico mais especifico para os picheleiros.

    Estou a remodelar uma habitação, na qual optei por instalar multicamada, sei dos prós e contras relativamente ao Pex, no entanto por diversos fatores, foi o multicamada a opção.

    Já fiz alguns trabalhos para casa dos pais e amigos próximos em que utilizei um alicate manual comprado no leroy merlin em que até á data não houve qualquer problema de fugas, no entanto sempre reparei que nos acessórios com anilha vermelha, tinha de fazer mais pressão no alicate para o mesmo cravar, e também a anilha de metal do acessório parece que encaixava melhor no acessório, pode ser só impressão minha mas nos acessórios de anilha cinzenta o alicate exerce muito menos pressão ao apertar e a tal anilha de metal parece que encaixa mais folgada.

    Sei que há várias marcas de acessórios de anilha vermelha mas também partilham desta opinião ou é simplesmente impressão minha e os acessórios são precisamente iguais ?

    Assim sendo a minha opinião é que dá-me mais confiança instalar os acessórios de anilha vermelha pelas razões mencionadas em cima, no entanto derivado a ter pouca experiencia, vale o que vale e daí dar inicio a este tópico.

    Não encontro feed de qual a melhor marca de acessórios, simplesmente falaram-me bem da marca MEW ..

    O que têm a dizer ?

    Obrigado.
  1.  # 2

    Andei a ver também acessórios de Upnor, visto ser uma marca conceituada, no entanto não sei se são compatíveis com as matrizes das maquinas vulgares como a que eu tenho, que no meu caso é a seguinte :

    https://www.leroymerlin.pt/produtos/ferramentas/ferramentas-profissionais/ferramentas-de-canalizador/alicate-de-cravar-tubos-multicamada-16-26-mm-dexter-89193745.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-shopping-ao_catchall_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMI_5f7vPvVhQMVpYVoCR2U2gcuEAQYASABEgLF4PD_BwE

    Sei que os acessórios Upnor são caros, no entanto como irão ficar chumbados tal como o tubo, não me importo de comprar mais caros para ficar com material de qualidade.
    • SrR
    • 22 abril 2024

     # 3

    A matriz dos acessórios da uponor é a U
    • rample
    • 22 abril 2024 editado

     # 4

    Colocado por: SrRA matriz dos acessórios da uponor é a U


    Ok, esse alicate do link que coloquei em cima é a matriz em U correto ?

    Tem opinião em relação às outras questões que coloquei ?

    Quais os melhores acessórios a instalar ?

    Se comprar os da upnor fico bem servido ?
    Visto que é para ficar chumbado no chão .

    Obrigado
  2.  # 5

    Quer o melhor, mas depois vai chumbar acessórios no pavimento...
    • SrR
    • 22 abril 2024

     # 6

    Colocado por: rample

    Ok, esse alicate do link que coloquei em cima é a matriz em U correto ?
    nao sei, tem que se informar.
  3.  # 7

    Colocado por: rample
    Ok, esse alicate do link que coloquei em cima é a matriz em U correto ?
    em princípio não pois a medida 26 não existe em perfil U
  4.  # 8

    A marca dos acessórios deve ser a marca do tubo, e nunca colocar no chão. O alicate deve ser elétrico
    • SJC
    • 23 abril 2024

     # 9

    Os acessorios / alicate do Leroy Merlin são para matriz TH. Na loja e por e-mail não sabem responder, mas consegui comparar os acessórios e ver as diferenças nas medidas.
    Nem todos os acessórios respeitam esse código de cores, mas tipicamente os uponor com anilha cinza são matriz U como foi referido.
  5.  # 10

    Colocado por: VarejoteQuer o melhor, mas depois vai chumbar acessórios no pavimento...


    Qual a diferença entre chumbar ou colocar por favor exemplo fixo por cima de um teto falso ?
    Claro que sei se algum dia vier a ter algum problema terei de dar a volta de outra forma , no entanto com bons acessórios, um dimensionamento bem feito, o tubo bem chumbado e acessórios bem chumbados livres de humidade qual é a probabilidade de ter algum problema ?
  6.  # 11

    Colocado por: jorgealvesem princípio não pois a medida 26 não existe em perfil U


    Pois eu ainda não consegui perceber a diferença entre uma matriz U e uma matriz TH , tenho de ir a uma loja para ver se consigo ver ambas
  7.  # 12

    Colocado por: SJCOs acessorios / alicate do Leroy Merlin são para matriz TH. Na loja e por e-mail não sabem responder, mas consegui comparar os acessórios e ver as diferenças nas medidas.
    Nem todos os acessórios respeitam esse código de cores, mas tipicamente os uponor com anilha cinza são matriz U como foi referido.


    Ok obrigado, efetivamente já fiz alguns trabalhos em casa dos meus pais com o alicate e não comprei acessórios específicos tendo em conta a matriz, simplesmente cheguei á loja e pedi acessórios, salvo erro da marca MEW .

    No entanto gostaria de saber o que dizem em relação a boa marca de acessórios, se os da upnor forem aconselhados partirei para esses e vou comprar a matriz em U para 16 e 20mm
    • SrR
    • 23 abril 2024

     # 13

    Colocado por: rample

    Pois eu ainda não consegui perceber a diferença entre uma matriz U e uma matriz TH , tenho de ir a uma loja para ver se consigo ver ambas
    tem a ver com o perfil da matriz, ha acessórios que so aceitam um tipo de matriz, outros acessórios pode usar varios tipos diferentes de matriz .
      b41c6282a0.png
  8.  # 14

    Boa imagem . Obrigado .

    No entanto, estando disposto a comprar outra matriz se necessário, ou alugar a máquina no final da instalação só para cravar os acessórios todos, qual a marca de acessórios que aconselham com melhor qualidade ?
    Mais uma vez tendo em colocar uma boa marca para prolongar a vida da canalização visto que vai ficar chumbado .

    Obrigado
    • SJC
    • 23 abril 2024

     # 15

    Já pensou em usar PPR? eu depois de ver alguns trabalhos e resultados fiquei interessado nesse material. Tem alguma flexibilidade para suportar deslocações da estrutura. A fusão do tubo com os acessórios deixa uma união muito segura e é barato e fácil de aplicar.
    Fiquei com vontade de experimentar

    Não confio muito num alicate de aperto manual para este tipo de trabalhos mais definitivos.
    Confirmo que o tamanho 26mm so existe para a matriz TH
  9.  # 16

    Colocado por: SJCJá pensou em usar PPR? eu depois de ver alguns trabalhos e resultados fiquei interessado nesse material. Tem alguma flexibilidade para suportar deslocações da estrutura. A fusão do tubo com os acessórios deixa uma união muito segura e é barato e fácil de aplicar.
    Fiquei com vontade de experimentar

    Não confio muito num alicate de aperto manual para este tipo de trabalhos mais definitivos.
    Confirmo que o tamanho 26mm so existe para a matriz TH


    Já pensei, no entanto derivado ao multicamada ter mais proteção e isolamento e facilidade na sua aplicação estava mais inclinado para o mesmo .

    E visto ser um tipo de tubo cada vez mais utilizado nas nossas construções.

    Como disse não me importo de alugar a máquina específica para a marca/ tipo de acessório, apenas necessito de saber realmente os que têm melhor durabilidade.

    No meu caso estou numa remodelação de uma habitação já com 40 anos, habitação R/C , acredito as oscilações da estrutura que tinha a sofrer, já sofreu, a menos que existam fenómenos naturais não habituais no nosso país .
  10.  # 17

    O ppr é pior
  11.  # 18

    Após várias pesquisas e de conversar com alguns canalizadores, vou optar pelo multicamada da uponor com os respectivos acessórios, muitos disseram que é desperdício de dinheiro, outros disseram ser o melhor, no entanto como irá ser chumbado vou optar pela "melhor marca" apartida.

    Já consegui também quem fosse lá cravar os acessórios com uma máquina mesmo da upnor e com matrizes U.

    Portanto vou colocar coletores de fecho para fazer 3 circuitos:
    -1a casa de banho,
    -2a cada de banho,
    -Cozinha.

    Vou tentar deixar os acessórios em zonas escondidas para caso tenha de haver alguma intervenção futura, não ter de mexer em zonas que ficam á vista, por exemplo debaixo de móveis .

    Os tubos serão todos envolvidos em manga e os respectivos acessórios também, disseram me que seria melhor do que ficar em contacto direto com o cimento .
  12.  # 19

    Já agora, alguém tem conhecimento onde seja possível comprar ao metro, tubo 20x2.25 Multicamada da UPONOR na zona de Coimbra/Aveiro/Leiria ?

    Preferencialmente Coimbra, já perguntei nos revendedores da zona e apenas vendem ao Rolo ou á Vara, necessito de 40MTS.

    Obrigado.
  13.  # 20

    Colocado por: rampleJá agora, alguém tem conhecimento onde seja possível comprar ao metro, tubo 20x2.25 Multicamada da UPONOR na zona de Coimbra/Aveiro/Leiria ?

    Preferencialmente Coimbra, já perguntei nos revendedores da zona e apenas vendem ao Rolo ou á Vara, necessito de 40MTS.

    Obrigado.



    Uponor é vendido no Leroy. Não sei se vendem a metro mas 10/25 vendem, de certeza que lhe fica muito mais caro ao metro.

    Hoje estive no leroy e 1 rolo de 25mt custava +/-21€ o de 10mt custava +/-15€. Mesmo que sobre se calhar fica-lhe bem mais barato.
 
0.0223 seg. NEW