Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde
    tenho um micro ondas de bancada LG WaveDom já com alguns anos
    liga perfeitamente e a ventoinha trabalha assim como o prato gira, mas não aquece
    será que vale a pena reparar?
    obrigado
      R.jpeg
  2.  # 2

    Marco, muito honestamente, eu não perdia tempo em reparar e aproveitava para comprar um mais moderno, mais potente, com grill e maior se possível.
  3.  # 3

    pois concordo
    mas custa um pouco desfazer-me de uma máquina com cerca de 12 anos sempre a bombar eficientemente e que nunca teve problemas.
  4.  # 4

    Pode optar por 3 opções:
    1) - Vende as it is no OLX, obviamente descrevendo os problemas que o equipamento tem;
    2) - Compra um igual no OLX para fazer um frankenstein (reparação DIY);
    3) - Pede um orçamento de reparação numa casa da especialidade, no final até pode ser uma reparação simples e pouco onerosa.
    Concordam com este comentário: marco1
    • hangas
    • 23 abril 2024 editado

     # 5

    Colocado por: marco1liga perfeitamente e a ventoinha trabalha assim como o prato gira, mas não aquece



    Possivelmente é só o fusível do magnetron. Vendem-se no AliExpress ou na Amazon (ou numa casa da especialidade)
    Já me aconteceu a 2; A um Candy e um Samsung. O sintoma é exatamente esse; "funciona" tudo, mas não aquece.
    É só abrir, confirmar as características e trocar.

    https://pt.aliexpress.com/item/1005005626938969.html
    https://www.amazon.es/Movilideas-Fusibles-protecci%C3%B3n-microondas-voltaje/dp/B08QS3SZ4B

    São quase todos de 5kV, mas pode variar a sensibilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  5.  # 6

    hangas

    mas se o fusivel está estragado isso não implicaria que nem a ventoinha ligasse ou esse fusivel apenas "monotoriza" o magnetron?
    obrigado vou tentar arranjar acho que no leroy têm.
    • hangas
    • 24 abril 2024 editado

     # 7

    Esse fusível em particular é só para o magnetron.
    Não é um fusível de proteção geral.
    Tudo o resto funciona, simplesmente o magnetron não recebe energia.

    Nota: não ligue o bicho para testar com o magnetron desprotegido!
    So deve ser ligado com a carcaça devidamente montada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  6.  # 8

    entretanto só consegui arranjar um fusivel com as mesmas especificações mas em vez de ceramico é de vidro.
    mas não resultou, continua a não aquecer, suspeito talvez de algum rele que esteja deficiente.
  7.  # 9

    Tenho o mesmo aparelho, com relógio mecânico em vez de digital. Gosto muito dele porque é muito amplo no interior. Tive um problema com sintomas iguais aos que o Marco descreve. No meu caso foi o magnetrão. Como o meu trabalho é electrónica fui eu que o reparei. Cuidado que um microondas pode ser um aparelho letal mesmo desligado (sim, armazena carga suficiente para isso), não recomendo que a reparação não seja tentada por quem não compreende os riscos e como lidar com eles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  8.  # 10

    Clioll
    tem ideia de quanto custa um magnetron?
    obrigado
  9.  # 11

  10.  # 12

    Colocado por: marco1Clioll
    tem ideia de quanto custa um magnetron?
    obrigado


    Deve conseguir isso na casa dos 35 euros. Um magnetrão é praticamente uma commodity hoje em dia, desde que os apoios e a orientação dos terminais sejam iguais. Mas não lhe garanto que seja o magnetrão. Se tiver um transformador de alta tensão com um fio partido ou um condensador em aberto vai ter os mesmos sintomas.
  11.  # 13

    https://www.repairfaq.org/REPAIR/F_micfaq.html

    Se tem um grafismo de há 25 anos, é porque de facto tem essa idade. Do ponto de vista técnico é como se tivesse sido escrito ontem, especialmente a parte de alta tensão, i.e., onde são efetivamente geradas as microondas.

    E leia bem a parte da segurança e o riscos associados a um condensador de alta tensão, pois é fácil passar de marco1 a marco0...
  12.  # 14

    eu tive esse sintoma num balay e era o filtro de entrada de tensão
  13.  # 15

    Pode ser várias coisas, o magnetron pode ser uma das razões. Marco1, como já aqui foi dito atenção a mexer em tudo o que é aparelho eletrônico as vezes pode não correr bem.
 
0.0158 seg. NEW