Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Inicio este tópico para fazer uma ligação ao blog que vou actualizando com o evoluir da obra, sempre na expetactiva que alguém a observar, por vezes possa identificar algo que se possa vir a revelar "um problema".

    Noutras oportunidades deixei o link para o blog, mas tendo em conta esta nova secção do ´fórum, faz todo o sentido passar a fazê-lo aqui.

    Deixo ainda uma imagem 3D feita pelo Bruno Silva daquilo que espero, claro, que venha a ser na realidade o projecto quando o der por concluído!!!


    Monte do Regato


    As outras imagens podem também ver no blog.

    1 abraço

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
  2.  # 2

    muitos parabéns!! tem aí um belíssimo trabalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves
    • naar
    • 27 fevereiro 2010

     # 3

    Boas,

    Que susto que apanhei! Pensava que tinha avançado no tempo!

    E que essa bela casa já estava pronta! :))

    O Bruno, a ser o "nosso" Bruno" vai ser o "terror" dos construtores, com 3D desses não há como fugir com a construção! :)

    Só espero que o seu construtor seja tão competente como o autor do 3D e pelo que vi até agora tudo indica que sim.

    Portanto só me resta mais uma vez desejar-lhe felicidades e que tudo corra pelo melhor e que muito em breve possa gozar dessa paisagem alentejana. :))

    Um abraço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves
  3.  # 4

    Está muito real mesmo.
    Parabéns Bruno está fantástico!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves
  4.  # 5

    Está porreiro.. sim senhor.. mudava nalguns materiais escolhidos.
    O Projecto de arquitectura:
    Está engraçado, apesar de considerar ter alguns elementos exagerados (os contrafortes e o beiradinho a dar a volta nos cunhais...)

    O 3D:
    Revestimento de pavimento exterior... ficava melhor um revestimento de barro.
    caldeira da oliveira (fora do contexto),
    revestimento de xisto, no embasamento da piscina ( está muito claro).
    Nos vãos inseridos no rev. xisto, a ombreiras exteriores, também deveriam ter revestimento em xisto.
    e é pena haver relva por todo o lado... deveria ser só na envolvente próxima do edificio.. concerteza, se levar será só nas imediações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves
  5.  # 6

    Colocado por: naarBoas,

    Que susto que apanhei! Pensava que tinha avançado no tempo!

    E que essa bela casa já estava pronta! :))

    O Bruno, a ser o "nosso" Bruno" vai ser o "terror" dos construtores, com 3D desses não há como fugir com a construção! :)

    Só espero que o seu construtor seja tão competente como o autor do 3D e pelo que vi até agora tudo indica que sim.

    Portanto só me resta mais uma vez desejar-lhe felicidades e que tudo corra pelo melhor e que muito em breve possa gozar dessa paisagem alentejana. :))

    Um abraço.


    Boas Naar!

    Era bom era que já estivesse assim. Mas também não vai mal. Bem pelo contrário. Nas minhas contas (ou com base no cronograma que elaborei com o qual me baseei para fazer os pagamentos com a concordância do construtor) vou quase com 45 dias de avanço... Seja como for, atrasado está apenas a drenagem dos muros de suporte, mas com este tempo, nem vale a pena. Aguenta-se mais umas semanas.

    Quanto ao "Bruno", é esse mesmo o "Bruno" :D . Aliás, já sugeri à minha arquitecta que uma boa forma dela promover os trabalhos (portfólio) dela era exactamente recorrer aos 3D.

    Quanto ao gozar da paisagem... vou gozando!!! Lá para Setembro / Outubro, já deverá poder ser de outra maneira. Mas este projecto ainda vai conhecer umas novas fases se tudo correr bem, mas que para já, não passam de "boas intenções" e não quero tão pouco criar grandes expectativas em mim. Daqui a umas semanas, poderá ser que esteja em condições de revelar ;)

    Forte abraço

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasEstá porreiro.. sim senhor.. mudava nalguns materiais escolhidos.
    O Projecto de arquitectura:
    Está engraçado, apesar de considerar ter alguns elementos exagerados (os contrafortes e o beiradinho a dar a volta nos cunhais...)

    O 3D:
    Revestimento de pavimento exterior... ficava melhor um revestimento de barro.
    caldeira da oliveira (fora do contexto),
    revestimento de xisto, no embasamento da piscina ( está muito claro).
    Nos vãos inseridos no rev. xisto, a ombreiras exteriores, também deveriam ter revestimento em xisto.
    e é pena haver relva por todo o lado... deveria ser só na envolvente próxima do edificio.. concerteza, se levar será só nas imediações


    Boas Pedro,

    Quanto à cimalha / beirado, acabou por ser uma alteração minha ao projecto original, embora com o "aval" da arquitecta, pois o que estava previsto era o que deixo na imagem seguinte:

    Beirado_Cimalha

    Quanto ao revestimento exterior / piscina / canteiro da oliveira, não está nada planeado, pelo que foi mesmo para lá estar qualquer coisa.

    Os arranjos exteriores (que vão contar seja como for com uma piscina, a oliveira e o revestimento) vou definir após a casa estar concluída e em função duma outra fase do projecto que para já, aguardo clarificação, por assim dizer.

    Seja como for, o revestimento exterior deverá ser o que apresento de seguida:

    Revestimento Exterior

    Quanto à caldeira, simplesmente não haverá. Haverá a oliveira sim aproximadamente naquele local, mas num "quadrado" resultante da ausência duns 3x3 ou 4x4 peças de revestimento, com um foco de luz.

    Relva também não haverá. Haverá somente a "palha" e "a terra" da zona.

    Esta é que acho que não percebi:

    "Nos vãos inseridos no rev. xisto, a ombreiras exteriores, também deveriam ter revestimento em xisto."

    Refere.se aos vãos das janelas grandes "envidraçadas" que estão debaixo do alpendre? Se for, por acaso também concordo :D. Bem visto!

    1 abraço e obrigado pelas observações

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
  7.  # 8

    Geralmente não gosto de casas típicas/tradicionais, mas a sua está muitooo gira e alegre!

    E que trabalho magnífico do 3D!!!
  8.  # 9

    rogério.. nem a sua solução nem a da Arquitecta.. mas pronto, o cliente é que paga...
    Com sub-beirado, ficou mais "castiço"... e agora é que não faz sentido dar a "voltinha" ao cunhal.. nem é tradicional , nem deixa de ser. Estraga-se a beleza do simples.
    O xisto nas ombreiras.. é sim senhor, nos vão grandes debaixo do alpendre.
    Esse pavimento, é bonito (ficará bem também no interior), é vidrado, atenção que no exterior pode ser perigoso.. quye tal um de barro natural , tipo SOLADRINHO, ou CERALFA?!? aid apode conjugar com peças cerâmicas próprias para o bordo da piscina.

    continuando os comentários, eu como não gosto de piscinas, "caidas do céu" em "montes alentejanos"... era consensual ir buscar a imagem dos tanques... e em vez desse revestimento interior azul.. colocar um Linner em creme?!
    Boa obra.
  9.  # 10

    marta ao contrário de si,adoro casas tipicas!sendo eu do norte,gosto das nossas mas essas tipicas do alentejo... muito bonitas! o 3d está demais!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves, pdrf
  10.  # 11

    Colocado por: sonhosmarta ao contrário de si,adoro casas tipicas!sendo eu do norte,gosto das nossas mas essas tipicas do alentejo... muito bonitas! o 3d está demais!


    Gosto de um estilo mais moderno (o banal hoje em dia). Mas gostei desta, está muito engraçada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves
  11.  # 12

    Colocado por: sonhosmarta ao contrário de si,adoro casas tipicas!sendo eu do norte,gosto das nossas mas essas tipicas do alentejo... muito bonitas! o 3d está demais!


    Já que gosta de casas mais tradicionais, aqui está a que vou fazer a curto prazo. Com um 2D feito por mim, foi o melhor que consegui.

    http://casacomhistoria.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradasrogério.. nem a sua solução nem a da Arquitecta.. mas pronto, o cliente é que paga...
    Com sub-beirado, ficou mais "castiço"... e agora é que não faz sentido dar a "voltinha" ao cunhal.. nem é tradicional , nem deixa de ser. Estraga-se a beleza do simples.
    O xisto nas ombreiras.. é sim senhor, nos vão grandes debaixo do alpendre.
    Esse pavimento, é bonito (ficará bem também no interior), é vidrado, atenção que no exterior pode ser perigoso.. quye tal um de barro natural , tipo SOLADRINHO, ou CERALFA?!? aid apode conjugar com peças cerâmicas próprias para o bordo da piscina.

    continuando os comentários, eu como não gosto de piscinas, "caidas do céu" em "montes alentejanos"... era consensual ir buscar a imagem dos tanques... e em vez desse revestimento interior azul.. colocar um Linner em creme?!
    Boa obra.


    Ora vivas Pedro,

    Boa a hora que aqui comecei a colocar uma ponte ao blog do monte!

    Veja lá a sua sugestão do da voltinha ao cunhal "ao vivo" :) :

    Cunhal

    Falei com a arquitecta e ela concordou também de imediato, referindo que com este duplo beirado que escolhemos não funcionaria de facto muito bem a "voltinha" ao contrário do beirado e cimalha inicialmente previstos no projecto!

    Pessoalmente e depois de ver o resultado (e ainda por cima a caminho do monte tive a sorte de ver uma com voltinha) simplesmente considero que ficou excelente!!!

    Quanto ao pavimento, de facto é também esse que estou a pensar para o interior em toda a casa, e no caso do terraço o pavimento será em xisto. O único "problema" que tenho é para já ser exactamente o mesmo escolhido quer para o interior e exterior. Vou dar uma vista de olhos nesses que sugeriu como uma opção para o exterior, e assim sempre agrado mais facilmente a minha esposa se funcionar também bem, e a cor, será de facto sempre a puxar para o barro (mas nunca vermelhos demasiado carregados).

    1 abraço

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
  13.  # 14

    bom 3d realmente está muito bem modelado, ao pormenor sim senhor, bom trabalho.
    eu quanto as cimalhas e beirados, acho que está bem como está no 3ds, neste projecto não acho é que o alpendre da piscina acabe bem ali antes da porta, dessincronizado com a parede de xisto e a parede salmão, de resto gosto também dos contra fortes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves
  14.  # 15

    há certas casas que "funcionam" já para alem de certas opções estéticas de determinados elementos, e esta parece-me ser um caso. Por exemplo o alpendre "está lá" mas para mim a solução contraforte( peso) para uma estrutura de madeira e telha é uma opção apenas como poderia dentro de outra lógica talvez mais coerente ser todo esse alpendre branquinho (contrafortes e estrutura) com a telha. É que há ali qq coisa...talvez a inclinação da telha não tenha que ser igual ao do corpo que se liga á direita, pois marcaria melhor a diferença entre um alpendre com uma estrutura de madeira e um corpo fechado.
    não sei se me fiz entender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves
    • AnaT
    • 7 março 2010

     # 16

    Olá Rogério.

    Vamos ao que não gosto.
    Não gosto do facto do telheiro/alpendre estar apoiado nos contrafortes. Parecem-me um bocado pesados e sem real utilidade pois os contrafortes são(eram) usados para ajudar a suportar o peso das paredes. Os que estão junto às paredes, gosto muito. Eu usaria um tipo de suporte mais leve para o telheiro.

    Também não gosto do facto de o telheiro se prolongar para além da parede de pedra. Percebo que possa estar assim para "compensar" o facto de a porta e janela estarem descentradas mas não gosto muito. Mais facilmente compensaria isso com outro tipo de elemento.

    Fora isto, estou verde de INVEJA ...

    A casa está muito bonita.
    Parabéns.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves
  15.  # 17

    Colocado por: Fernando Gabrielbom 3d realmente está muito bem modelado, ao pormenor sim senhor, bom trabalho.
    eu quanto as cimalhas e beirados, acho que está bem como está no 3ds, neste projecto não acho é que o alpendre da piscina acabe bem ali antes da porta, dessincronizado com a parede de xisto e a parede salmão, de resto gosto também dos contra fortes.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rogerio Goncalves



    Boas Fernando,

    Graças ao seu comentário estive a observar (pois pensei, "mas que raio, falta ali uma certa lógica, e na altura - 2007/2008 - lembro-me vagamente de termos falado sobre a ligação dos corpos") com maior detalhe e atenção tanto o 3D, como o esquisso, o projecto e a obra, e a conclusão é a seguinte:

    1. o 3D está errado. O xisto estende-se até ao alpendre "entrando" no alçado daquele módulo;
    2. o projecto e a obra estão em plena sintonia. Na foto que anexo dá para verificar que os 3/4 cms deixados para forrar a parede a xisto estão lá em linha com o alpendre. Seja como for, fiquei com vontade de pegar no carro ainda hoje só para ir novamente à obra e observar se de facto está tudo como deve de ser :)

    O alpendre e o xisto

    1 abraço

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
  16.  # 18

    Boa! :-)
  17.  # 19

    Colocado por: AnaTOlá Rogério.

    Vamos ao que não gosto.
    Não gosto do facto do telheiro/alpendre estar apoiado nos contrafortes. Parecem-me um bocado pesados e sem real utilidade pois os contrafortes são(eram) usados para ajudar a suportar o peso das paredes. Os que estão junto às paredes, gosto muito. Eu usaria um tipo de suporte mais leve para o telheiro.


    Boas AnaT

    Confesso que a opção contrafortes foi mais uma opção minha, pois originalmente em projecto estava apenas considerado um contra-forte (o da equerda) e os restantes 2 eram pilares em alvenaria (quadrados). Pessoalmente e em conversa com a arquitecta, não me agradava muito ver duas coisas diferentes no mesmo corpo.

    Ela disse-me que do ponto de vista estético não "vinha mal maior ao mundo por causa disso, embora não sendo a opção dela, também não lhe chocava" mas que me dava o aval dela.

    Do ponto de vista de utilidade, não têm de facto nenhuma. Eles estão lá (pelo menos 2 deles) apenas por razões meramente estéticas. Concordo com a análise que no limite, pode parecer um elemento mais pesado para a estrutura que é, mas estou a contar com um certo "efeito" cénico que possa vir a conseguir com a iluminação que está pensada, e por aí, precisava dos contra-fortes.

    Colocado por: AnaT

    Também não gosto do facto de o telheiro se prolongar para além da parede de pedra. Percebo que possa estar assim para "compensar" o facto de a porta e janela estarem descentradas mas não gosto muito. Mais facilmente compensaria isso com outro tipo de elemento.


    Na resposta anterior ao Fernando, constatei que esse é um erro do 3D. Em projecto e obra a "coisa" joga diferente, para melhor :P

    Colocado por: AnaT

    Fora isto, estou verde de INVEJA ...

    A casa está muito bonita.
    Parabéns.


    Obrigado :D

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  18.  # 20

    Colocado por: Rogerio Goncalves1. o 3D está errado. O xisto estende-se até ao alpendre "entrando" no alçado daquele módulo;
    2. o projecto e a obra estão em plena sintonia. Na foto que anexo dá para verificar que os 3/4 cms deixados para forrar a parede a xisto estão lá em linha com o alpendre. Seja como for, fiquei com vontade de pegar no carro ainda hoje só para ir novamente à obra e observar se de facto está tudo como deve de ser :)


    sim percebo a ideia, estive a tentar visualizar em 3d, em todo o caso dando a minha opinião, eu se calhar só prolongava o telheiro até ao xisto existente no 3d, ou seja encurtava-o para ligar com a sala de ligação, tenho dúvidas se prolongar o xisto sobre a casa salmão será a melhor opção.
    se ainda puder pedir testes 3d talvez seja melhor, - se bem que vi agora que já tem o contraforte feito.
    se calhar podia fazer tipo fecho, ou seja tipo o que se faz em cunhais, para fazer a transição, sabe?

    só encontrei esta imagem
 
0.0343 seg. NEW