Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, há coisa de 2 anos comprei uma casa devoluta, e venho aqui pedir ajudar a quem quiser ajudar, pois eu não tenho conhecimento nenhum sobre estes assuntos mas quero muito aprender.

    Portanto gostava de saber como se começa uma aventura destas, a minha ideia é pedir empréstimo para obras, depois há a questão dos apoios que gostava de usufruir caso tivesse os requisitos. Mas que apoios tenho?

    A ideia é fazer alguns estúdios e por arrendar, há coisa de 1 ano ou 2, falava-se muito no apoio para construir para arrendamento, não sei como está isso agora.

    Agora as obras;

    Portanto o processo de ir a camara pedir para fazer alterações é mesmo onde gostava que os entendidos daqui me elucidassem.

    Não posso recorrer a um topógrafo que esteja ligado a este tipo de projetos? ou seja, não ha pessoal entendido associado às camaras?

    Um topógrafo por norma ja conhece os limites do que levantar ou mandar abaixo, correto?

    peço desculpa pela massada, mas tenho que começar por algum lado e sei que este fórum tem pessoas muito entendidas e prestáveis.

    Obrigada
  2.  # 2

    Primeiro passo: --» Fale com um arquiteto.
    Concordam com este comentário: marize
  3.  # 3

    Colocado por: Vítor MagalhãesPrimeiro passo: --» Fale com um arquiteto.


    Os topógrafos também fazem projetos mediantes as medidas que conhecem ou mandam-nos fazer, certo? porque eu ao falar com o arquiteto em primeiro o que vai ele saber de limites permitidos a nível de altos e baixos etc?
    Atenção eu so estou a questionar é que sei nada mesmo.

    Obrigada
  4.  # 4

    O arquiteto será a pessoa que coordenará com a CM e com outras entidades todo o processo assim como tratará dos projetos e respetivos licenciamentos obrigatórios.
  5.  # 5

    Olá!
    Penso que em casas devolutas terá de ser sempre com o arquiteto da zona. Ele irá dizer-lhe limites, permissões e opções, pois será a pessoa indicada para ajudar com leis e o PDM.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susana Filipe
  6.  # 6

    muito obrigada, eu ao pedir o crédito para obras deverei já englobar a parte do arquiteto mesmo sem ter noção de valores.

    As despesas que deverei ter, devem ter em vista

    Elaboração do projeto (arquiteto=
    Licença e alvará
    Construções
    Vistorias

    do que me esqueço?

    estes valores vão-me ficar bem superiores ao que paguei pela casa cerca de 85000€
  7.  # 7

    Susana, de onde é?
    Ao marcar com um arquitecto não está a adjudicar um projecto!

    Comparemos com uma ida ao médico: eu pago a consulta e sei que tenho a opção de avançar com agendamento de uma cirurgia, mas não sendo nada grave (como por exemplo se optar por avançar com obras que requerem projecto, sem o fazer e receber uma denúncia), terei o meu tempo para pensar e na eventualidade de seguir com um cirurgião, tenho tempo para escolher outro, que não o primeiro que contactei!

    As câmaras têm departamentos e técnicos especificos, que por muito que (na grande maioria) sejam afáveis, estar na presença ou representação de/por um arquitecto pode agilizar a sua percepção do que seja possível.

    1) identificar o tipo de construção/terreno (se é uma construção agricola, uma vez devoluta, quantos m2 constam como registo na matriz, se poderá aumentar a area de construção de acordo com o pdm, que linha pretende seguir, etc)

    Até este momento ainda não necessitou de um topógrafo, muito embora o ideal seja delimitar e rectificar se necessário, as areas do seu terreno não tem de ser considerado como imediato.

    E se lhe parece que sei bem o que estou a dizer, não sei! Foi à cabeçada porque partimos do principio comum que muitos DO de primeira viagem têm, que é, que "contractar um arquitecto é caro e eu não preciso de um".

    Pois pagámos consulta pontual a um dos profissionais daqui do forum e não só não foi nada caro, como nos ajudou e muito a identificar prioridades!

    Boa sorte com tudo e não se esqueça que para beneficiar de apoios futuros, ou para poder rentabilizar em estudioS como referiu, há a grande possibilidade de ter de gastar um "pouco" mais do que está a prever neste momento.
    Não se assuste com os valores e não sendo para habitação própria, mas sim para rentabilizar, analize como um negócio (idealmente com alguém que esteja acostumado a rentabilizar espaços urbanos e acredito que os topógrafos de profissão, não sejam a melhor pessoa para a acompanhar).
  8.  # 8

    Colocado por: Susana Filipemuito obrigada, eu ao pedir o crédito para obras deverei já englobar a parte do arquiteto mesmo sem ter noção de valores.

    As despesas que deverei ter, devem ter em vista

    Elaboração do projeto (arquiteto=
    Licença e alvará
    Construções
    Vistorias

    do que me esqueço?

    estes valores vão-me ficar bem superiores ao que paguei pela casa cerca de 85000€


    Para arquiteto + taxas e taxinhas conte com 10.000€
    Construções depende do que pretende fazer e do estado da casa.
  9.  # 9

    Colocado por: marizeSusana, de onde é?
    Ao marcar com um arquitecto não está a adjudicar um projecto!

    Comparemos com uma ida ao médico: eu pago a consulta e sei que tenho a opção de avançar com agendamento de uma cirurgia, mas não sendo nada grave (como por exemplo se optar por avançar com obras que requerem projecto, sem o fazer e receber uma denúncia), terei o meu tempo para pensar e naeventualidadede seguir com um cirurgião, tenho tempo para escolher outro, que não o primeiro que contactei!

    As câmaras têm departamentos e técnicos especificos, que por muito que (na grande maioria) sejam afáveis, estar na presença ou representação de/por um arquitecto pode agilizar a sua percepção do que seja possível.

    1) identificar o tipo de construção/terreno (se é uma construção agricola, uma vez devoluta, quantos m2 constam como registo na matriz, se poderá aumentar a area de construção de acordo com o pdm, que linha pretende seguir, etc)

    Até este momento ainda não necessitou de um topógrafo, muito embora o ideal seja delimitar e rectificar se necessário, as areas do seu terreno não tem de ser considerado como imediato.

    E se lhe parece que sei bem o que estou a dizer, não sei! Foi à cabeçada porque partimos do principio comum que muitos DO de primeira viagem têm, que é, que "contractar um arquitecto é caro e eu não preciso de um".

    Pois pagámos consulta pontual a um dos profissionais daqui do forum e não só não foi nada caro, como nos ajudou e muito a identificar prioridades!

    Boa sorte com tudo e não se esqueça que para beneficiar de apoios futuros, ou para poder rentabilizar em estudioS como referiu, há a grande possibilidade de ter de gastar um "pouco" mais do que está a prever neste momento.
    Não se assuste com os valores e não sendo para habitação própria, mas sim para rentabilizar, analize como um negócio (idealmente com alguém que esteja acostumado a rentabilizar espaços urbanos e acredito que os topógrafos de profissão, não sejam a melhor pessoa para a acompanhar).


    Obrigada, está-me a sugerir para ver mais que uma opção a nível de arquitetos correto? pois é isso mesmo que quero fazer.

    quando fala que contratou um profissional aqui do forum está a falar de um arquiteto?

    muito obrigada pela força e atenção



    Colocado por: filipasousa23

    Para arquiteto + taxas e taxinhas conte com 10.000€
    Construções depende do que pretende fazer e do estado da casa.


    exato... esses valores vao ter que fazer parte do credito para obras
    obrigada
    • marize
    • 23 abril 2024 editado

     # 10

    Estou a sugerir-lhe que nos diga de que zona geográfica é, para podermos como DOs e foristas sugerir-lhe um dos que mais ajudam por aqui (e têm excelentes feedbacks).

    Contractámos um profissional do Forum sim!

    Uma primeira consulta pode ser on-line e se não se identificar com o profissional, segue caminho.

    É importante que o seu arquitecto tenha experiência naquilo que pretende fazer e a capacidade empática de se colocar no seu lugar.

    Correndo o risto de naturalmente estar a sugerir os profissionais com os quais me identifico com a postura e tempo de resposta às minhas solicitações, como arquitectos sugiro:

    . Marco1
    . Pedro Barradas
    . Antony Lemos

    Como topógrafo o tiagodiaf e como fiscal de obras o zedasilva.

    Estes são pessoas que da minha experiência têm directa e indirectamente contribuido bastante com o nosso projecto e ao mesmo tempo acrescem valor ao Forum.

    O melhor conselheiro de compras e intervenção de materiais na obra, sem dúvida, tem sido o Vítor Magalhães (mas penso que ainda é um pouco cedo para isso 😉)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
 
0.0150 seg. NEW