Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguem sabe como funciona o netmetering da energia solar?
    E dito que os contadores fazem medidas de 15 em 15 minutos e o consumo dentro deste intervalo (pelo que entendo no termo 'netmetering') deveria ser a differenca entre o consumo e a producao. No site da e-redes apenas os valores instantaneous sao mostrados. Como funciona entao?

    Para referencia, aqui um grafico no estrangeiro. A Linha azul sao os consumos, conforme facturados. Pode-se ver que entre as 9 e as 19, com escepcao de um pico entre as 16 e as 17 que excedeu a producao solar, os restantes consumos foram marcados a zero (linha azul) pois a producao solar excedeu o consumo.

    Aqui em Portugal funciona de forma diferente?
      Screenshot 2024-04-23 094104.png
      Untitled.jpeg
    • size
    • 23 abril 2024 editado

     # 2

    Colocado por: cdtsilvaAlguem sabe como funciona o netmetering da energia solar?
    E dito que os contadores fazem medidas de 15 em 15 minutos e o consumo dentro deste intervalo (pelo que entendo no termo 'netmetering') deveria ser a differenca entre o consumo e a producao. No site da e-redes apenas os valores instantaneous sao mostrados. Como funciona entao?



    Em Portugal, os contadores inteligentes da E-Redes apenas contabilizam os reais consumos. Ou seja, a produção é abatida ao consumo e quando excede o contador não regista nenhum consumo. Daí, no site da E-redes, (leituras) apenas aparece a leitura real, diária, do consumo.
  2.  # 3

    Diria que funciona da mesma forma, apenas a representação é diferente.

    Durante um periodo de 15 minutos pode haver alturas em que há consumo, e outras em que há excendente injectado. Todos os consumos e injecções são medidos.

    No final do periodo é calculado um saldo que pode ser positivo ou negativo. Apenas a parte inteira do saldo é contabilizada, ficam apenas os kWh inteiros, e o remanescente passa para o periodo seguinte. Não há arrendondamentos.


    O que acho que é diferente por cá é que em vez de se facturarem os saldos directos, o que requer as curvas de carga, é feito uma conversão para leituras. Onde a cada dia são calculados novos saldos entre leituras.

    Noutros sistemas de netmetering que já tive conhecimento, são faturados diretamente a totalização de ambos os saldos no periodo de faturação. Vai dar ao mesmo, mas cá parece haver este passo extra para equiparar a leituras.
  3.  # 4

    Obrigado.
    Isso nao vai dar disparidades com as leituras faturadas e as leituras marcadas no contador!? Pelo que consigo ver nao ha totalizador de energia (KW) injetada na rede, visivel no contador. Os unicos registos que tenho sao os que o meu equipamento mede no Home assistant.

    Embora nao tenha visto se o contador ajusta os valores de energia consumida, so tenho estado a olhar para os valores instantaneous - deduzo que nao!?
  4.  # 5

    Colocado por: cdtsilvaIsso nao vai dar disparidades com as leituras faturadas e as leituras marcadas no contador!?


    Sim vai. E dá! A partir do momento em que uma UPAC é registada e o perfil de autoconsumo é associado ao contador as leituras do mostrador deixam se der válidas e de poder dar leituras manualmente.
    Apenas as leituras calculadas pela E-Redes são usadas e são essas que são comunicadas ao comercializador.

    Se por vezes dá asneira? Dá. Já vi relatos de pessoal que passados alguns anos fez alteração á UPAC e a E-Redes simplesmente igual os saldos e depois dá asneira quando o comercializador fatura o periodo anterior.
  5.  # 6

    Esse gráfico estrangeiro tem intervalos de 1h (que são mais benéficos para o consumidor) e em Portugal são de 15m.
    • size
    • 25 abril 2024 editado

     # 7

    Colocado por: cdtsilvaObrigado.
    Isso nao vai dar disparidades com as leituras faturadas e as leituras marcadas no contador!?


    Não me parece.
    O contador inteligente apenas faz display dos reais consumos efectuados (deduzindo valor utilizado da produção), sendo estes valores que a E-redes regista mas leituras diárias históricas.

    Pelo que consigo ver nao ha totalizador de energia (KW) injetada na rede, visivel no contador. Os unicos registos que tenho sao os que o meu equipamento mede no Home assistant.

    Consegue ver a energia injectada no site da E-redes, em Leituras - Consultar Histórico. Exemplo na imagem abaixo

    Embora nao tenha visto se o contador ajusta os valores de energia consumida, so tenho estado a olhar para os valores instantaneous - deduzo que nao!?

    Sim, ajusta. O display das leituras do contador tem deduzida a o aproveitamento da produção.
 
0.0129 seg. NEW