Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Pretendo construir uma moradia, e gostava de saber o preço por m2 que ronda atualmente em 2024, na região da Maia, para um projeto de uma casa com 180m2 de área de construção no andar e 60m2 de área de construção de garagem e lavandaria em cave. A minha dúvida, é que tenho falado com pessoas familiares, e eles dizem que os preços subiram muito nestes últimos anos, por isso queria saber mais ou menos quanto é o preço/m2.

    A casa tem fachada ventilada com Viroc no piso de cima, e paredes de betão no piso subterrâneo. Terá chão interior e exterior em betão afagado, excepto na cozinha e casas de banho que terá marmorite. O caixilho será da cortizo cor vision de correr com todas as janelas com 3m de altura por 3m de largura dividido em 3 folhas. Terá cobertura plana. Isto foi a informação que o arquiteto me forneceu.

    Estou com receio de não ter dinheiro para construir a casa, com os preços de hoje em dia, por isso qualquer ajuda será bem vinda.
    Obrigado e boa semana
  2.  # 2

    Olá,
    Mande orçamentar a casa de fio a pavio. No final soma tudo. E divide pela área da casa.

    Isto para dizer que, tendo projecto, já é um bocado tarde para pensar em preços gerais ao m². Aproveite o projecto e mande orçamentar.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.

    Pois, mas eu ainda não tenho o projeto completo. Está na fase de estudo. Ainda não foi para a câmara. O arquiteto é que quando apresentou o estudo, disse que eram essas as características da casa. Daí que quero saber o preço por metro quadrado, para ver se o arquiteto está a fazer coisas demasiado caras para o meu bolso. E quero saber antes de ir para a câmara.
  4.  # 4

    Só com vários orçamentos é que pode ter uma ideia do preço "por m2"...
    Nota: Esqueça o Viroc em fachada ventilada ou qualquer aplicação diretamente exposta aos elementos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesSó com vários orçamentos é que pode ter uma ideia do preço "por m2"...
    Nota: Esqueça o Viroc em fachada ventilada ou qualquer aplicação diretamente exposta aos elementos.



    Pois o arquiteto também disse que só depois do projeto ir para a câmara e ser aprovado é que posso pedir orçamentos e saber o preço da casa, mas se eu não tiver ideia do custo, como saberei se o arquiteto fez algo para o meu orçamento ou não? Nessa altura já será tarde demais. Já se fez projeto, e posso constatar que não posso construir a casa que o arquiteto fez... Queria ter uma ideia do preço para que caso ficasse muito caro, eu pedir para reduzir a casa, ou mudar algo a ver se o preço reduz.


    Porque diz para esquecer o viroc? Esse material não deve estar no exterior? Estraga facilmente?
  6.  # 6

    É um material que deve ser protegido dos elementos, seja com verniz ou com tinta, acaba por perder um pouco a "piada" do aspeto cru dos materiais. Tem igualmente de ter uma espessura considerável para evitar o abaulamento/empeno com o sol/chuva, etc... As extremidades são muito frágeis ao toque, e uma vez que a junta tem que ser aberta (independentemente de ser em fachada ventilada ou como revestimento simples) é mesmo muito susceptível de esmilhar ao toque acidental. A montagem dos painéis tem que ser muito bem feita e com máximo brio para respeitar os alinhamentos das juntas e 1 mm de diferença pode notar-se. Como tem madeira na sua composição o painel dilata e contrai com muita facilidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Boa tarde,

    Então manda elaborar um projeto sem dizer ao arquiteto o budget que tem para o projeto? Parece-me que anda com a carroça À frente dos bois.

    Deduzo que lhe tenham questionado no início da consultoria, se já tinha terreno, que tipo de terreno é, área construtiva, as suas necessidades, materiais que queira ver incluídos no projeto por preferência (caso seja aplicável), e sobretudo, quanto pretende gastar na construção de TUDO!!! Não adiante ter projeto aprovado se depois não tiver cache ou quiser construir em 5 anos conforme vá tendo mais €€€€
  8.  # 8

    Qual foi o valor que disse ao arquiteto que tinha disponível para a casa?
    Disse-lhe a verdade ou deu-lhe um valor inferior por causa das derrapagens?
  9.  # 9

    Colocado por: pedrodmsousaBoa tarde,

    Então manda elaborar um projeto sem dizer ao arquiteto o budget que tem para o projeto? Parece-me que anda com a carroça À frente dos bois.

    Deduzo que lhe tenham questionado no início da consultoria, se já tinha terreno, que tipo de terreno é, área construtiva, as suas necessidades, materiais que queira ver incluídos no projeto por preferência (caso seja aplicável), e sobretudo, quanto pretende gastar na construção de TUDO!!! Não adiante ter projeto aprovado se depois não tiver cache ou quiser construir em 5 anos conforme vá tendo mais €€€€


    Sim o arquiteto perguntou no inicio qual era o orçamento, e eu disse 350 000. No entanto, a minha esposa teve de mudar de emprego, e neste momento devido às taxas de juro de uns investimentos que tínhamos feito, só podemos gastar para a casa até 280 000.
    Se a construção estiver realmente muito cara e se o arquiteto tiver feito o projeto para o orçamento que dei inicialmente, esses 280 000 não chegam para fazer a casa. Por isso, é que queria saber o valor da construção por m2, a ver se dá para fazer ou não.

    Sim nós também dissemos tudo o que queríamos no inicio, mas agora achamos que podemos ter de mudar a casa para ser mais barata a construção. Não sei, mas talvez mudar os materiais, ou outra coisa.
  10.  # 10

    Colocado por: Miguel AzevedoA casa tem fachada ventilada com Viroc no piso de cima, e paredes de betão no piso subterrâneo.


    Colocado por: Miguel Azevedoeu disse 350 000


    Parece-me muito arriscado até para 350 quanto maia para 280.
    Se calhar é melhor começar a rever as opções do projeto
  11.  # 11

    280K é um bom budget no entanto não dá para grandes luxos. No entanto cautela nas fachadas de vidros/caixilharia e eu sugiro que invista em bom profissionais que o acompanhem e orientem, nomeadamente Fiscal de Obra, e Coordenador de Segurança. Obviamente têm um custo, no entanto tente ver como investimento. Procure por referências e não "artistas".

    Sugiro também que primeiramente preze a qualidade dos materiais e da construção do que na quantidade de área e já a pensar no recheio. Se tiver de prescindir da piscina (caso exista) para aplicar o €€ na qualidade de materiais, sugiro que o faça.
  12.  # 12

    Ou seja, pelo que me estão a dizer, vocês acham mesmo que devo falar com o arquiteto para repensar o projeto. Se fosse para 350 000 também não dava para a área e materiais desta casa pelos vistos. Pois a casa tem 10 janelas de 3m por 3m. Não tem piscina.
  13.  # 13

    Nós é que fomos muito exisgentes com o tipo de coisas que gostávamos de ver na casa, e por essa mesma razão, é que achamos que podemos ter levado a que o arquiteto tenha feito uma casa acima das nossas possibilidades. Temos de falar com ele então. Obrigado a todos pelo feedback e boa semana.
  14.  # 14

    Colocado por: Miguel AzevedoNós é que fomos muito exisgentes com o tipo de coisas que gostávamos de ver na casa, e por essa mesma razão, é que achamos que podemos ter levado a que o arquiteto tenha feito uma casa acima das nossas possibilidades. Temos de falar com ele então. Obrigado a todos pelo feedback e boa semana.

    Ainda que vocês tenham sido exigentes, é responsabilidade do técnico alertarvos para a derrapagem orçamental
  15.  # 15

    Colocado por: Miguel Azevedo350 000


    Com ou sem IVA?
    Já alertou o Arquitecto para a situação de que as regras do jogo mudaram? E que apenas dispõe de 280? Ele que adapte o projecto à nova realidade.
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilvaAinda que vocês tenham sido exigentes, é responsabilidade do técnico alertarvos para a derrapagem orçamental


    Concordo.

    Complicado se torna quando mesmo depois dos avisos, o Dono de Obra ignora e faz dos ouvidos moucos... leva a pensar que o orçamento real era superior àquilo que disseram ao Arquitecto...
    Por vezes não bate a cara com a careta...
  17.  # 17

    Esqueça o marmorite, o betão afagado, o viroc, os vãos com 3x3m, e diga ao arquiteto que afinal só tem 250.000€
  18.  # 18

    Colocado por: PickaxeEsqueça o marmorite, o betão afagado, o viroc, os vãos com 3x3m, e diga ao arquiteto que afinal só tem 250.000€

    250 já com IVA.
    Na Maia não faltam obras de valores bem interessantes pelo que não é fácil encontrar empreiteiros com qualidade mediana a preços simpáticos
  19.  # 19

    Fiz em 2020 /2021 ao lado em Matosinhos, um pouco antes de tudo começar a disparar e fiz a casa de 238m2 por pouco menos de 230k com iva, na fase de projeto tive que rescindir com o arquiteto, pois parecia que estava a fazer casa para ele com o meu dinheiro.... e eu queria uma casa moderna mas de acabamentos medianos, de 750€ + iva e no final consegui por perto disso.

    o empreiteiro, recomendo o SA LOUREIRO o que me fez a casa, os preços estão mais elevados agora sem duvida, mas o empreiteiro foi uma boa experiencia, tem uma paixao enorme pelo que faz e gostei dos trabalho de todos que passaram pela obra, tirando o serralheiro, mas entretanto já não trabalha com ele.
    orçamento da casa tive o mesmo em poucos dias, e foi-me mostrar varias casas que estava a construir em simultâneo, para a obra em si tive que esperar uns 8 meses e ainda tive a sorte do covid de haver pessoal a colocar a construção em stby e eu passar a frente, casa contruida num ano, se não tivesse que ficar parada pelo serralheiro 4 meses extra,

    cuidados com os custos extras, algumas coisas fui roubado e nao estava a contar nomeadamente na TRIU, acho que a Maia nao tem, e ligações á rede.

    arquiteto + 10k entre os 2 arquitetos.
    Fiscal 5000€
    Ligar o saneamento agua e eletricidade uns absurdos 5000€, ja tinha tudo na rua...
    TRIU 5000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  20.  # 20

    Precisa de 400k para esse nível... Comece a cortar nos vidros e fachada capoto normal.
 
0.0228 seg. NEW