Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Hoje foi me detetada uma imensa fuga de gás após uma remodelação horrível a que submeti meu apartamento. O empreiteiro fez tudo mal e inclusive o gás. Veio então um senhor de uma empresa certificada e confirmou a fuga, além de dizer que seria impossível saber onde exatamente estaria o problema, porque não está nos pontos visíveis e sim na canalização interna. Pois, eu acabei de colocar tudo novo, pisos, cozinha e tudo o mais, portanto não quero voltar a partir (e os vizinhos tampouco aguentam mais). Ele me deu então duas opções: colocar uma canalização à vista pelo hall até a cozinha (passando inclusive por baixo do frigorífico embutido), coberta com calhas para ficar menos feio ou trocar tudo por elétrico (temos espaço para um termoacumulador grande)

    Agora as minhas questões são: é realmente legal e seguro fazer uma canalização externa de gás? Quais seriam as desvantagens?

    Se eu decidir mudar tudo para elétrico, tenho que fazer alguma mudança a mais ou é só comprar os aparelhos (placa de indução e termoacumulador)? Meu marido quer manter o gás, mas estou em dúvida. O que fariam no meu lugar?
  2.  # 2

    Tudo é possível, apenas precisa de confirmar se tem energia suficiente
  3.  # 3

    Colocado por: bettencourtTudo é possível, apenas precisa de confirmar se tem energia suficiente


    mas o que pensa sobre a tubulação de gás à vista?
  4.  # 4

    Colocado por: isabel277

    mas o que pensa sobre a tubulação de gás à vista?


    É feio.
  5.  # 5

    Colocado por: Varejote

    É feio.


    sim, mas é seguro? tem alguma desvantagem além da aparência?
  6.  # 6

    Já reparou que nos prédios antigos a rede de abastecimento dos apartamentos era toda à vista nas fachadas dos prédios?
    Concordam com este comentário: marize
  7.  # 7

    Colocado por: PickaxeJá reparou que nos prédios antigos a rede de abastecimento dos apartamentos era toda à vista nas fachadas dos prédios?


    não, mas porque já não fazem assim? tem alguma desvantagem? ou é só por estética?
    • Soliva
    • 23 abril 2024 editado

     # 8

    Curiosamente , no meu prédio passou muito recentemente para canalização de gás natural e segundo os “instaladores”, por lei é agora proibido efectuar instalação “enterrada” de gás .
    O meu pai julgou que fosse para não terem trabalho e ofereceu-se para “abrir roço” , eles colocavam a canalização e ele posteriormente taparia …
    Conclusão: Foi-lhe recusado … segundo eles … por lei .

    Em todas as frações foram colocadas a instalação por fora e coberta com calhas .
    Acordou-se o percurso para não importunar visualmente. Ao início estranha-se … depois entranha-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isabel277
  8.  # 9

    Colocado por: SolivaCuriosamente , no meu prédio passou muito recentemente para canalização de gás natural e segundo os “instaladores”, por lei é agora proibido efectuar instalação “enterrada” de gás .
    O meu pai julgou que fosse para não terem trabalho e ofereceu-se para “abrir roço” , eles colocavam a canalização e ele posteriormente taparia …
    Conclusão: Foi-lhe recusado … segundo eles … por lei .

    Em todas as frações foram colocadas a instalação por fora e coberta com calhas .
    Ao início estranha-se … depois entranha-se.


    a sério? não me foi dito isso pelo reparador, é só mesmo que não quero partir tudo de novo. por acaso se importaria de postar algumas fotos?
  9.  # 10

    Pode ser por dentro ou por fora
  10.  # 11

    Colocado por: SolivaCuriosamente , no meu prédio passou muito recentemente para canalização de gás natural e segundo os “instaladores”, por lei é agora proibido efectuar instalação “enterrada” de gás .
    O meu pai julgou que fosse para não terem trabalho e ofereceu-se para “abrir roço” , eles colocavam a canalização e ele posteriormente taparia …
    Conclusão: Foi-lhe recusado … segundo eles … por lei .

    Em todas as frações foram colocadas a instalação por fora e coberta com calhas .
    Acordou-se o percurso para não importunar visualmente. Ao início estranha-se … depois entranha-se.


    no seu caso há tubos por fora/calhas por dentro dos apartamentos também ou só pela parte exterior do edifício? nunca vi uma instalação por fora dentro de um apartamento em Portugal por isso estou receosa.
    • Soliva
    • 23 abril 2024 editado

     # 12

    Colocado por: isabel277

    no seu caso há tubos por fora/calhas por dentro dos apartamentos também ou só pela parte exterior do edifício? nunca vi uma instalação por fora dentro de um apartamento em Portugal por isso estou receosa.


    Quando lá for tiro umas fotos , mas foi tudo por fora , desde o exterior até á torneira de corte junto do esquentador e fogão .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isabel277
  11.  # 13

    Quando fazem instalações novas de gás em prédios existentes, a canalização vai toda por fora com calhas(estética), para não terem de andar a abrir roços em todo o lado.

    Por fora ou embebida é permitido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, isabel277
 
0.0145 seg. NEW