Iniciar sessão ou registar-se
    • FDPL
    • 25 abril 2024

     # 1

    Boa tarde
    Gostaria, se possível, de saber a vossa opinião sobre uma compra de um imóvel que estou a fazer

    Vendi a minha casa e estou a mudar-me para outra região que fica a mais de 300 kms de onde resido. Vi um imóvel que gostei no portal idealista e contatei a imobiliária. Como na altura estava perto da freguesia onde se encontra o imóvel fui lá de carro e encontrei com facilidade. O proprietário encontrava-se lá e quando me viu perguntou se desejava algo. Respondi que estava interessado em ver a casa e que já tinha contatado a imobiliária. O proprietário acabou por me mostrar a casa, eu disse que ia fazer uma oferta mal regressasse a casa. Fiz por escrito (email) ele aceitou e resolvemos encontrar uma semana depois para tratar do CPCV.. Perguntei ao proprietário acerca da imobiliária e foi-me dito que não tinha exclusividade e que preferia tratar sem eles. 1 semana depois e já na posse do CPCV que foi elaborado por mim e aceite pelo vendedor desloquei-me 300 kms para assinar o CPCV.. Mal cheguei o 1º comportamento estranho. Apenas aceitava assinar o CPCV após eu transferir o sinal acordado - 10%. Isto porque já tinha sido enganado numa venda anterior. Como aquela zona é um meio pequeno onde todos se conhecem e como eu já sabia que o vendedor possui um estabelecimento comercial perto da casa e também que os pais moram 2 casas ao lado acabei por aceitar e pagar os 10% antes da assinatura do CPCV.. Seria muito idiota da parte do vendedor querer burlar alguém que já sabia local de trabalho e local de residência dos pais! Depois de eu pagar os 10% fui à sua loja com os seus pais e foi tudo assinado - acreditei que era mesmo medo da parte do vendedor
    Como não conheço ninguém na zona o vendedor perguntou se poderia agendar a escritura num cartório ali perto - é o único que existe. Disse-lhe que sim e a escritura ficou marcada para dia 10 de Maio. Deveria ser antes pois a escritura da venda da minha casa é esta segunda feira e o novo proprietário precisa que eu retire as minhas coisas até ao fim do mês para iniciar obras, mas por indisponibilidade do vendedor ficou para dia 10. Disse que só poderia ser assim se ele permitisse que eu colocasse os meus bens dentro da casa e até lá tenho um amigo que vive a 10 kms e fico na casa dele. Essa situação foi aceite pelo vendedor apenas me pedindo que avisasse o dia em que as mudanças iriam lá estar e alguém iria abrir a garagem para colocar lá os meus pertences.

    2ª Coisa estranha - um dia fui dar um passeio para conhecer melhor a zona - 2 semanas após assinar e pagar o CPCV - e deparo-me com visitas lá em casa. Penso que fosse a imobiliária mas não fiquei agradado com a postura. Ninguém me viu e segui no carro. Sei que nada impede o vendedor de continuar com visitas mas para alguém que desconfiava de ser enganado afinal tem mais pinta de aldrabão que eu

    3º Coisa estranha - mal soube da data da mudança avisei. Não me atende o telemovel, vê as mensagens no whatsapp e não responde. Agora não sei onde vou por as coisas

    4ª coisa estranha - como os anuncios estão online (dele e da imobiliária) pedi a um amigo pra ligar para ambos e gravei a conversa. A imobiliária disse que a casa continua a venda por um preço 30 mil euros mais caro que eu paguei (preço que está no anúncio). O proprietário também atendeu e disse que a casa estava disponível e que o valor mínimo que aceitava era o que me pediu. Ora isto nem faz sentido.. se fosse para pedir mais de forma a devolver-me o sinal em dobro e ainda lucrar até entendia. Mas se está a pedir o mesmo que me pediu a mim iria perder dinheiro.

    Também acho que ele pode estar a mentir e não agendou a escritura. Assim passa o tempo acordado no CPCV e eu perco o sinal. Mas fazer este tipo de jogo quando eu sei onde ele trabalha, onde os pais vivem, onde ele tem uma outra casa etc seria quase brincar com a própria vida dele..
    Eu apenas acho que é um medroso com medo de tudo e com esta brincadeira vou ter de alugar um armazem para colocar os meus bens

    Que vocês acham desta situação e quais os motivos que ele poderá ter? E uma última pergunta. Que postura devo eu ter na escritura?

    Obrigado pela ajuda
  1.  # 2

    Deve ser a imobiliária que quer receber a comissão de venda, porque contatou a imobiliária por causa do imóvel e depois foi bater diretamente à porta do proprietário para fazer negócio diretamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FDPL
    • FDPL
    • 25 abril 2024

     # 3

    Esqueci-me de mencionar que a imobiliária me ligou, eu disse que se tivesse interesse em uma visita que avisava. Se eles sabem que eu fiz uma oferta é porque o proprietário lhes contou.. isso não é problema meu
    E foi o vendedor que não quis eles envolvidos... e que garantiu não ter contrato de exclusividade.
    Eu não fui bater à porta. Apenas fui lá ver a zona e como é um meio pequeno acabei por encontrar o proprietário. A não inclusão da imobiliária é da total vontade dele...
  2.  # 4

    E a escritura está mesmo marcada para dia 10 de Maio? Acho muito estranho esse comportamento mas até podia ser justificado pela imobiliária e pelo fim próximo do contrato que o proprietário fez. Na realidade, o proprietário nunca sabe quem lhe liga, desconfiando até que pode ser alguém a mando da imobiliária.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FDPL
    • FDPL
    • 25 abril 2024

     # 5

    O proprietário garantiu-me que sim mas isso é fácil de confirmar! Vou ao cartório com o CPCV e peço informação! Se não tiver já sei qual o esquema dele! Faz passar o tempo do CPCV para eu perder o sinal! Mas eu não sou estúpido e já tou preparado para isso! E aliás é um esquema arriscado! Eu não iria burlar alguém que sabe onde mora os meus pais e onde tenho o meu negócio que só em produtos pra venda expostos são mais de 300 mil euros em mercadoria

    Não faz sentido ser algo relacionado com a imobiliária a partir do momento em que não há contrato de exclusividade. E mesmo que fosse bastava dizer-me e eu entenderia isso e arranjava-se uma solução. E quem iria pagar mais de 20 mil euros só para testar se a pessoa estava a quebrar um contrato com a imobiliária?
  3.  # 6

    Melhor ir ao cartório, just in case... Faz passar o tempo do CPCV mas se a escritura já está marcada, não tem lógica. Ou então a escritura não está marcada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FDPL
    • FDPL
    • 25 abril 2024

     # 7

    É o que eu vou fazer na próxima semana! Ainda tenho 5 semanas para marcar a escritura!
    Se a ideia for essa é uma idiotice completa!
    E na escritura, acreditando que vai haver, vou ser tudo menos meigo com alguém que tem este comportamento
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  4.  # 8

    No CPCV não está escrito que a marcação da escritura é da responsabilidade do comprador? (Por norma é assim).

    Não se distraia com isso...
    Concordam com este comentário: marize
  5.  # 9

    Quando comprámos a nossa propriedade, o vendedor muito solícito ficou de marcar (porque era ele que conhecia) e logo que me disse que estava marcada eu agradeci e no dia seguinte liguei para lá:

    . identifiquei-me e disse que necessitava de confirmar se era naquele cartório que estava marcado, já que eu não era de lá e queria organizar-me atempadamente

    Espero que tudo corra bem consigo, porque infelizmente o sabermos onde as pessoas moram e trabalham, não garante vergonha na cara a ninguém.
  6.  # 10

    O CPCV tem assinaturas reconhecidas? Há nele referência a "eficácia real"?
  7.  # 11

    Colocado por: FDPLO proprietário garantiu-me que sim mas isso é fácil de confirmar! Vou ao cartório com o CPCV e peço informação! Se não tiver já sei qual o esquema dele! Faz passar o tempo do CPCV para eu perder o sinal! Mas eu não sou estúpido e já tou preparado para isso! E aliás é um esquema arriscado! Eu não iria burlar alguém que sabe onde mora os meus pais e onde tenho o meu negócio que só em produtos pra venda expostos são mais de 300 mil euros em mercadoria


    1) Se o CPCV não tiver assinaturas reconhecidas e essa falta não for imputável a si, o vendedor fica a apanhar bonés.
    2) Se tiver assinaturas reconhecidas, depende dos termos do CPCV, mas o comprador não está em incumprimento, apenas em mora, o que significa grosso modo que o vendedor teria que o interpelar e estabelecer um prazo razoável para você cumprir.


    Em suma, se for esquema é ignorância. Inclino-me para pensar que ele acha que até à escritura o negócio pode falhar e portanto a casa continua no mercado.
  8.  # 12

    Já tentou ir falar pessoalmente com o vendedor?
    Concordam com este comentário: marize
    • FDPL
    • 26 abril 2024

     # 13

    Obrigado a todos pelas respostas!

    Vou segunda-feira ao cartório confirmar se está mesmo marcada a escritura! CPCV não tem assinaturas reconhecidas, pedi ajuda a ERA que me vendeu a casa e eles elaboraram um para mim que é igual ao que foi usado na venda da minha casa mudando apenas os dados das pessoas e das casas!
    Não estou a conseguir falar com o proprietário

    Falei com um advogado meu amigo e passei-lhe toda a informação que tenho! Ele informou-me que se for um esquema é somente das coisas mais idiotas que já viu. Ele acredita que pode ser uma de duas coisas! Ou algum problema com a imobiliária que ele escondeu ou apenas uma pessoa medrosa que acha que até a data de escritura tudo pode falhar e não quer correr riscos
  9.  # 14

    Verificou na certidão permanente se o vendedor é o proprietário do imóvel?
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, marize
    • FDPL
    • 26 abril 2024

     # 15

    Colocado por: PickaxeVerificou na certidão permanente se o vendedor é o proprietário do imóvel?
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio,marize


    Sim.. Em relação à documentação está tudo certo!
  10.  # 16

    Por isso que às vezes não vale a pena tentar poupar uns tostões (da comissão da imobiliária) e ficar nessas situações...
  11.  # 17

    Colocado por: JosebaPor isso que às vezes não vale a pena tentar poupar uns tostões (da comissão da imobiliária) e ficar nessas situações...


    Prefiro gastar 500€ num advogado para verificar as documentações do que ter de se pagar 5 mil euros ou 5%/6% mais IVA por um serviço que nada traz a não ser captar o cliente certo quando ele não chega pelas vias disponíveis.
    Concordam com este comentário: Camões, sognim, casinhaDaAvo, monicaM, marize
    • FDPL
    • 27 abril 2024

     # 18

    Colocado por: JosebaPor isso que às vezes não vale a pena tentar poupar uns tostões (da comissão da imobiliária) e ficar nessas situações...


    Eu vendi a minha casa pela imobiliária! Concordo consigo

    Foi o proprietário da casa que vou comprar que quis não envolver a imobiliária e como eu tenho muito interesse na casa e é quase impossível encontrar semelhante pelo mesmo valor aceitei

    Eu já entendi o problema dele! Está com medo de ser enganado!
    • argo
    • 27 abril 2024 editado

     # 19

    Estão ambos com medo de serem enganados.
    Por isso é que o negócio da confiança é dos maiores do mundo, seja nos seguros, no trading internacional, ratings, nos mediadores, etc. Se todos confiassemos em todos a vida era bem mais barata.
    Concordam com este comentário: marize, FDPL, Dias12
  12.  # 20

    Colocado por: JosebaPor isso que às vezes não vale a pena tentar poupar uns tostões (da comissão da imobiliária) e ficar nessas situações...


    Colocado por: FDPL

    Eu vendi a minha casa pela imobiliária! Concordo consigo

    Foi o proprietário da casa que vou comprar que quis não envolver a imobiliária e como eu tenho muito interesse na casa e é quase impossível encontrar semelhante pelo mesmo valor aceitei

    Eu já entendi o problema dele! Está com medo de ser enganado!




    Colocado por: Palhava

    Prefiro gastar 500€ num advogado para verificar as documentações do que ter de se pagar 5 mil euros ou 5%/6% mais IVA por um serviço que nada traz a não ser captar o cliente certo quando ele não chega pelas vias disponíveis.
    Concordam com este comentário:Camões,sognim,casinhaDaAvo,monicaM


    As imobiliárias recorrem a serviços de advogados, solicitadores e notários para este tipo de procedimentos.
    Os compradores e vendedores podem fazer o mesmo.
    Por isso, em vez de pagar comissões elevadas, mais vale recorrer a estes profissionais e tratar de tudo isto sem grandes chatices, por uma fracção do preço.
    Concordam com este comentário: marize
 
0.0219 seg. NEW