Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou técnica numa câmara municipal e tenho-me debatido com um problema constante. Sempre que aprecio um projecto e vejo que a chaminé não está de acordo com o exigido no RGEU ou quando os as peças desenhadas carecem dessa mesma informação, peço para requerentes aperfeiçoarem o projecto nesse sentido. Neste momento tenho tido vários arquitectos a entregar projectos a contestarem essa exigência da chaminé, dizendo que isso já não é necessário. Em que ficamos? Eu estou a exigir algo que já não é legalmente exigido? Podemos construir uma moradia sem esta ter chaminé para servir o fogão?
  2.  # 2

    Colocado por: Muxima1986Eu estou a exigir algo que já não é legalmente exigido? Podemos construir uma moradia sem esta ter chaminé para servir o fogão?


    Mas apresentam alternativa para a extração do ar viciado da cozinha ou não apresentam nada?

    Se tiver projecto de gás com fogão a gás tem de ter sempre chaminé para exaustão de fumos já que é o "único" mecanismo que permite uma verdadeira extração de fumos, (como ja é o caso das lareiras), afastada da cobertura. Existem alturas a respeitar precisamente para que os fumos da queima sejam "varridos" pelo vento.

    Se for fogão eléctrico, não consigo perceber como possa obrigar a de ter uma chaminé propriamente dita. Tem de ter algo que permite sim a rápida e fácil extração dos maus cheiros e vapores da cozinha.
    Se a equipa que fez o projecto consegue sem a utilização da clássica chaminé, com recurso a outro elemento, a evacuação dos gases, então não vejo motivo para recusar.

    Cozinha sem qualquer elemento de extração de ar "queimado", viciado ou saturado em vapor, isso já não, independentemente de ser a carvão ou eléctrico. Tem sempre de haver algo que mande estes vapores para o exterior.

    (a não ser que tenha saído algo novo no RGEU mas esta é a minha interpretação do que era até recentemente feito/aceite. Não sou arquitecto nem trabalho actualmente nessa área)
    Concordam com este comentário: Muxima1986
  3.  # 3

    Colocado por: NostradamusSe for fogão eléctrico, não consigo perceber como possa obrigar a de ter uma chaminé propriamente dita.
    talvez porque uma casa pode mudar de proprietários e as necessidades dela podem mudar. devia estar (a meu ver) equipada de forma adequada a essa possibilidade
    Concordam com este comentário: Muxima1986
  4.  # 4

    Estes problemas surgem quando a chaminé proposta não fica 50 cm acima da cumeeira mais alta num raio de 10 metros (como exigidos no artigo 113° do RGEU). Na fase que eu aprecio, que é o licenciamento da arquitetura, ainda não existe processo de especialidades. Apenas aparece o desenho de um fogão nas plantas. Muitas vezes depois de eu pedir esclarecimentos eles dizem que então querem a habitação sem chaminé e que apenas querem meter um exaustor de filtro de carvão, para remover os cheiros, mas fico sempre a pensar para onde irá a condensação.
    Basicamente o que eu queria saber é se é mesmo exigidos (a nível legal) a habitação ter uma chaminé ou estou a ser demasiado exigente. Eu não quero estar a dificultar a vida aos munícipes, mas também não quero estar eu a cometer uma ilegalidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anibalventura
  5.  # 5

    Colocado por: Muxima1986Eu estou a exigir algo que já não é legalmente exigido?
    você é que deveria saber o que a lei exige. O que diz a legislação em vigor? é como anteriormente a aplicação de banheiras.. a lei nem sempre acompanha as necessidades das pessoas. tem de haver bom senso m algumas coisas e não apenas uma aplicação cega do que diz a lei.

    é no sentido do bom senso que fazem esse pedido, mas a decisão é sua. se não quer cometer nenhuma ilegalidade é aplicar a lei como ela é.
  6.  # 6

    Colocado por: Muxima1986Estes problemas surgem quando a chaminé proposta não fica 50 cm acima da cumeeira mais alta num raio de 10 metros
    essa regra tem todo o sentido de existir.. mas como muitas casas modernas têm uma extração forçada/mecânica há quem pense que por isso deixa de fazer sentido.
  7.  # 7

    Para mim faz sentido sempre que haja uma extração ao fogão à chaminé, ter de cumprir o artigo 113° RGEU, por causa dos incêndio das cozinha. Se a chaminé for abaixo das cumeeiras pode propagar fogos que comecem na cozinha. Mas o RGEU não “obriga” a ter chaminé, apenas diz que as chaminés têm de estar 50 cm acima da cumeeira num raio de 10 metros.
    O artigo 109 diz que as cozinha têm sempre de ser providas de dispositivos para evacuação de gazes, fumos, eliminação de mau cheiros.
    Mas o que quer dizer isto na prática?
  8.  # 8

    Se não tiver aparelhos com combustão não é preciso chaminé, basta a extração normal
  9.  # 9

    E posso ver isso em que lei. O que é considerado extração normal?
    • marize
    • 26 abril 2024 editado

     # 10

    Muxima, pergunta honesta, na Câmara não tem acesso a fonte fidedigna deste tipo de informações?!

    (edit) vi que em 2021 tinha acabado de se formar como arquitecta, mas pensava eu que teria sempre acesso a alguém superior para a sustentar nestas dúvidas.
    Concordam com este comentário: Anibalventura
  10.  # 11

    Colocado por: Muxima1986O artigo 109 diz que as cozinha têm sempre de ser providas de dispositivos para evacuação de gazes, fumos, eliminação de mau cheiros.
    Mas o que quer dizer isto na prática?
    quer dizer exatamente isso que está escrito. para mim qq tubo de extração a perfurar a cobertura É uma chaminé.
  11.  # 12

    Colocado por: marizena Câmara não tem acesso a fonte fidedigna deste tipo de informações?!
    o DR está online e está lá todas as leis em vigor. qq pessoa com internet tem acesso a essa informação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  12.  # 13

    É por isto que as câmaras demoram uma eternidade a apreciar os projetos, perdem tempo com estas pintelhiçes.
    Muxima 1986, o processo não tem lá um termo de responsabilidade do projetista? estão esqueça isso e preocupe-se com o que é importante, área de construção, implantação, alinhamentos, cércea, cota da soleira, volumetria, ... e siga para o próximo processo.
    Concordam com este comentário: harsousa
  13.  # 14

    As chaminés tem de ser representadas no telhado obrigatoriamente.. sejam de cozinhas ou wcs.. fazem parte dos imóveis
  14.  # 15

    Colocado por: Muxima1986Sou técnica numa câmara municipal e tenho-me debatido com um problema constante. Sempre que aprecio um projecto e vejo que a chaminé não está de acordo com o exigido no RGEU ou quando os as peças desenhadas carecem dessa mesma informação, peço para requerentes aperfeiçoarem o projecto nesse sentido. Neste momento tenho tido vários arquitectos a entregar projectos a contestarem essa exigência da chaminé, dizendo que isso já não é necessário. Em que ficamos? Eu estou a exigir algo que já não é legalmente exigido? Podemos construir uma moradia sem esta ter chaminé para servir o fogão?

    Sim faz sentido o que pede, bem como a representação dos painéis no telhado. Não está a fazer nada de mal.
    Colocar painéis ou chaminés não previstos em projetos é uma alteração ao projeto.

    Em resposta os técnicos justificarão o que dizer.
    Por exemplo lendo o que os restantes utilizadores já disseram , que não aparelho de combustão, etc Nesse caso a Muxima aceita a justificação porque há um termo.
    Atenção que essa apreciação não faz agora em sede de saneamento liminar.
  15.  # 16

    Não penso que o RGEU pernite excepções. Se é uma habitação, a chaminé tem de lá estar, mesmo que justifique o arquitecto que não a vai usar.
    Eu posso querer ter recirculação de ar no exaustor. Mas o próximo proprietário pode quer uma coisa normal.
    E a questão dos incêndios, apesar de ser uma ficha de preenchimento de cruzes, o tecnico assume lá o cumprimento de tudo. Por acaso não sei se haverá algum artigo de chaminés.
  16.  # 17

    (era um pouco o que faltava, que para aprovar um projecto tivéssemos de ter em conta o que um futuro e eventual proprietário quisesse alterar!!!)
    Concordam com este comentário: zed
  17.  # 18

    Colocado por: PickaxeÉ por isto que as câmaras demoram uma eternidade a apreciar os projetos, perdem tempo com estas pintelhiçes.
    Muxima 1986, o processo não tem lá um termo de responsabilidade do projetista? estão esqueça isso e preocupe-se com o que é importante, área de construção, implantação, alinhamentos, cércea, cota da soleira, volumetria, ... e siga para o próximo processo.
    Concordam com este comentário:harsousa
    nem mais.
  18.  # 19

    Colocado por: marize(era um pouco o que faltava, que para aprovar um projecto tivéssemos de ter em conta o que um futuro e eventual proprietário quisesse alterar!!!)

    Aqui nada mais é que cumprir o mínimo obrigatório.
    Também tem de ter uma I.S. acessível e não quer dizer que algum habitante precise dela.
    Tem de ter "x" lugares de estacionamento e pode não querer ter carros.
    O mínimo tem de ter, os extras é como o DO quiser.

    Se existe câmaras que aceitam outras soluções, isso já é outra história. Pelo facto de um projecto ter sido aprovado na câmara sem chaminé não torna a questão legal, torna os termos de responsabilidade dos técnicos serem falsas declarações (a não ser que tenham descrito a situação).
    Por isso, caso o arquitecto queira justificar uma solução fora da caixa, será melhor a identificar no termo de responsabilidade.
    Cada vez mais as câmaras vêm menos ficando tudo à responsabilidade dos técnicos. E a aquela conversa de "está assim mas está aprovado na câmara" começa a ser conversa mais rara. Porque efetivamente não está aprovado, está à responsabilidade do técnico.
    E a comunicação prévia nunca é aprovada na câmara, é aceite na câmara. Aprovados são só os licenciamentos. E estes quase que apenas o "exterior" agora com a última alteração do RJUE.
  19.  # 20

    Hoje há extração pelo chão. Saindo numa parede lateral, porque raio, haveria de ter uma chaminé nesta situação?
 
0.0188 seg. NEW