Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou técnica numa câmara municipal e tenho-me debatido com um problema constante. Sempre que aprecio um projecto e vejo que a chaminé não está de acordo com o exigido no RGEU ou quando os as peças desenhadas carecem dessa mesma informação, peço para requerentes aperfeiçoarem o projecto nesse sentido. Neste momento tenho tido vários arquitectos a entregar projectos a contestarem essa exigência da chaminé, dizendo que isso já não é necessário. Em que ficamos? Eu estou a exigir algo que já não é legalmente exigido? Podemos construir uma moradia sem esta ter chaminé para servir o fogão?
  2.  # 2

    Colocado por: Muxima1986Eu estou a exigir algo que já não é legalmente exigido? Podemos construir uma moradia sem esta ter chaminé para servir o fogão?


    Mas apresentam alternativa para a extração do ar viciado da cozinha ou não apresentam nada?

    Se tiver projecto de gás com fogão a gás tem de ter sempre chaminé para exaustão de fumos já que é o "único" mecanismo que permite uma verdadeira extração de fumos, (como ja é o caso das lareiras), afastada da cobertura. Existem alturas a respeitar precisamente para que os fumos da queima sejam "varridos" pelo vento.

    Se for fogão eléctrico, não consigo perceber como possa obrigar a de ter uma chaminé propriamente dita. Tem de ter algo que permite sim a rápida e fácil extração dos maus cheiros e vapores da cozinha.
    Se a equipa que fez o projecto consegue sem a utilização da clássica chaminé, com recurso a outro elemento, a evacuação dos gases, então não vejo motivo para recusar.

    Cozinha sem qualquer elemento de extração de ar "queimado", viciado ou saturado em vapor, isso já não, independentemente de ser a carvão ou eléctrico. Tem sempre de haver algo que mande estes vapores para o exterior.