Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Adquiri recentemente um terreno com projeto já aprovado. Nós gostamos do desenho interior, mas não gostamos destas fachadas exteriores. Parece que a casa está muito confusa e torna todo o look moderno low cost. (Por acaso é uma pergunta que tenho, porque se anda tanto a apostar neste look para casas? É feio...)

    Queria com a vossa ajuda perceber o que posso fazer para deixar a casa mais simples, sem ter que alterar o projecto por completo (Visto que já está aprovado e com beneficios que me vão dar jeito, tal como os 6% de IVA na obra)

    Deixo em anexo os 3D da casa e abaixo algumas ideias do estilo que gostamos.

    https://ibb.co/N7vCMsS

    https://ibb.co/N7vCMsS

    https://ibb.co/7ycm2yY
      33.jpg
      22.jpg
      16.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: oirartnoccom beneficios que me vão dar jeito, tal como os 6% de IVA na obra
    como é que chegou a esta conclusão?
    Concordam com este comentário: marize
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvescomo é que chegou a esta conclusão?


    O terreno está situado numa zona ARU e o projeto já foi aprovado no ano passado. Mas este tema não é relevante para aquilo que pretendo com o meu post.
  4.  # 4

    IVA a 6% é somente reabilitação urbana, não construção nova.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesIVA a 6% é somente reabilitação urbana, não construção nova.


    Irrelevante. Tem alguma sugestão em relação à minha pergunta?
  6.  # 6

    Contacte um novo Gabinete / arquiteto com que se identifique. Ou se gostar, peça ao gabinete original desse projeto para proceder a um projeto de alterações.
    Não há muito mais a dizer. Eu também concordo consigo, algum show off de "chafarica". Mas já vi pior, muito pior. ;)
    Bastará uma simplificação do projeto, redução de algumas áreas exteriores, contenção de custos e de recantos irrelevantes.
    Depois pode usar o que poupou, em melhores revestimentos, ou outros detalhes.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Ruikode, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, jorgemlflorencio, oirartnoc
  7.  # 7

    Colocado por: oirartnocQueria com a vossa ajuda perceber o que posso fazer para deixar a casa mais simples, sem ter que alterar o projecto por completo

    Recomendo-lhe requerer os serviços de um profissional para o que pretende. Contacte um arquiteto e discuta com ele o seu ponto de vista. Ele saberá fazer uma leitura mais correta e interpretar as suas pretensões enquanto trabalha com as limitações do projeto existente assim como as regras (e boas práticas) urbanísticas do local em concreto. Esse tipo de palpites num fórum dificilmente irão de encontro ao que quer e ao pode na realidade fazer.


    Colocado por: oirartnocPor acaso é uma pergunta que tenho, porque se anda tanto a apostar neste look para casas? É feio...

    São escolhas estéticas. Feio aos seus olhos, bonito aos olhos de outros. Tal como qualquer outra linha mais clássica ou vanguardista, existe quem gosta e quem lhe diz pouco ou nada. Eu até diria o mesmo acerca dos exemplos que colocou e que são a sua preferência: A moda dos ripados. Ripados no exterior, ripados no interior... para mim cansativo. São tendências, e como essa existem muitas outras, e cada um de nós identifica-se ou não com elas, é uma escolha pessoal, uma questão de gostos (e não está certo nem errado). Interessa é que agrade ao proprietário/utilizador, que lhe proporcione conforto e bem-estar.

    ps: Tente olhar para além das formas do projeto existente, pode nem ser necessário fazer uma mudança extrema, por vezes pequenas correções ao que está projetado, combinadas com outros elementos complementares e os acabamentos certos (revestimentos e/ou cores) conseguem resultar numa grande transformação. Mas como referi antes, o ideal será contactar um arquiteto para o ajudar.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: marize, FTavares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oirartnoc
    • DR1982
    • 28 abril 2024 editado

     # 8

    Na minha opinião basta colocar tudo de uma cor e ja fica mais discreto.
    Depois era tirar essas palas/volumes que lhe da um ar de casa de imobiliária,
    Concordam com este comentário: rcd2023, marize, FTavares
  8.  # 9

    Não consigo ver as plantas, parece um bom projeto, apenas precisa de um toque mais elegante nos alçados
    Concordam com este comentário: FTavares
  9.  # 10

    É um projeto de construção cara, em função do excesso de palas e palinhas e demais linguagem "moderna".
    Poderá interessar-lhe realmente uma simplificação do desenho e não apenas uma uniformização dos materiais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  10.  # 11

    Colocado por: oirartnocQueria com a vossa ajuda perceber o que posso fazer para deixar a casa mais simples, sem ter que alterar o projecto por completo
    pois. terá de refazer o projecto. essas alterações requerem licenciamento
  11.  # 12

    Colocado por: jorgealvesIVA a 6% é somente reabilitação urbana, não construção nova.
    está equivocado. a reabilitação urbana inclui obra nova.
  12.  # 13

    Colocado por: antonylemosestá equivocado. a reabilitação urbana inclui obra nova.


    Mas só as que foram licenciadas até uma data de 2023, a Lei n.º 56/2023, de 6 de Outubro explica isso.
  13.  # 14

    Colocado por: FresiasMas só as que foram licenciadas até uma data de 2023, a Lei n.º 56/2023, de 6 de Outubro explica isso.
    correto.. mas esta obra já está aprovada.

    agora pergunto, um aditamento ao projecto para alterar a fachada anula o IVA a 6%?
  14.  # 15

    Colocado por: antonylemoscorreto.. mas esta obra já está aprovada.

    agora pergunto, um aditamento ao projecto para alterar a fachada anula o IVA a 6%?


    Perguntas difíceis a esta hora antony?!🤣
    Isso não vai lá com aquela coisa que vocês chamam "telas finais"??
    Isso das "telas finais" é uma coisa que ainda não consegui perceber até onde se consegue "esticar a corda" 🙄
  15.  # 16

    Colocado por: FresiasIsso não vai lá com aquela coisa que vocês chamam "telas finais"??
    Não.

    Colocado por: FresiasIsso das "telas finais" é uma coisa que ainda não consegui perceber até onde se consegue "esticar a corda"
    apenas pequenas alterações isentas de controlo prévio desde que se cumpra a legislação.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  16.  # 17

    Quanto ao valor do iva a 6% para a construção nova é só o atual Governo cumprir o que já anunciou!



    https://imobiliario.publico.pt/noticias/novo-governo-avanca-com-iva-6-construcao-ou-alivio-fiscal-al/
 
0.0186 seg. NEW