Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Obrigada pelo link, gosto muito de ler este tipo de textos.
  2.  # 22

    Boas

    A nível de produto para usar no interior de uma parede dupla não existe qualquer diferença entre usar XPS de 4 ou 5 ou ate 6

    E se justificasse esta afirmação?

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 23

    Colocado por: vmglA nível de produto para usar no interior de uma parede dupla não existe qualquer diferença entre usar XPS de 4 ou 5 ou ate 6,

    ???????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mas está tudo doido?
    • vmgl
    • 11 abril 2010 editado

     # 24

    O que modifica entre XPS de 4 , 5 ou 6 cm é a sua densidade, numa parede interior dupla qual o interesse que isso têm a nível de térmica?

    Sinceramente, provem que no nosso pais isso têm alguma diferença em paredes duplas da maneira que se constroi a maioria das construções, entre usar XPS de 4 5 ou 6 cm...

    Desculpem mas aqui fala-se muito, mas as vossas referencias acerca de obras na maioria dos casos não vai alem das referencias pessoais de obras que acompanham ou executam durante uns meses, alias existe ai um Senhor que por ter mandado uns bitaites ao pobre do Engenheiro que foi responsável pela construção da sua casa pensa que é o detentor da verdade.
    Ler nas fichas técnicas e variavelmente algo que aprendem,é bom, mas depois falta a experiência em obra pois o mundo exterior ao vosso é diferente e não podem unicamente cingir-se aquilo que é o vosso mundo.

    Se os processos construtivos não são seguidos a rigor de nada vale utilizar as melhores soluções e produtos, o problema começa sempre na base, a preparação e execução isto por falta de conhecimento do executante.

    Na semana passada atendi uma reclamação de alguém que afirmava que uma piscina estava com o revestimento em pastilha de vidro todo a saltar porque o adesivo estava podre... meus amigos era dificil esse adesivo não estar "podre" alias no termo técnico lexivado pois o fulano que fez a piscina porque tinha pressa em encher de agua para a família que tinha comprado a casa tomar banho, tinha feito a betonagem, o reboco e a colagem da pastilha de vidro com rejuntamento e posteriormente cheio a piscina em cerca de 30 dias....

    Assim vale a pena???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
    • vmgl
    • 11 abril 2010

     # 25

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: vmglA nível de produto para usar no interior de uma parede dupla não existe qualquer diferença entre usar XPS de 4 ou 5 ou ate 6,

    ???????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mas está tudo doido?


    Consulte:

    http://www.iberfibran.pt/PDFS/Iberfibran_Manual_tecnico.pdf

    talvez ajude consultar também:

    http://www.iberfibran.pt/PDFS/Iberfibran_Catalogo_produto.pdf

    pag. 4, leia as diferenças e veja se a condutibilidade térmica não é igual em qualquer espessura, logicamente que a resistência é diferente mas isso faz diferença no interior de uma parede? fazia se fosse um sistema ETICS.
  4.  # 26

    Boas

    provem que no nosso pais isso têm alguma diferença em paredes duplas da maneira que se constroi a maioria das construções, entre usar XPS de 4 5 ou 6 cm...

    Não, o senhor é que deve provar a afirmação que fez, não é assim?

    as vossas referencias acerca de obras na maioria dos casos não vai alem das referencias pessoais de obras que acompanham ou executam durante uns meses

    Claro que me socorro das minhas experiências pessoais, ou acha que vou "emprenhar" pelos ouvidos sem perceber o porquê e sem ver o resultado prático das coisas? Será que não faz o mesmo?

    o mundo exterior ao vosso é diferente e não podem unicamente singir-se aquilo que é o vosso mundo.

    Parece-me que o dr. é que se cinge ao mundo da solução que preconiza e na qual, atrevo-me a firmar, tem interesses profissionais. Pos acaso até sou adepto dessa solução, mas não é por isso que vou "desancar" nas outras soluções com afirmações sem cabimento como foi a sua.

    Se os processos construtivos não são seguidos a rigor de nada vale utilizar as melhores soluções e produtos

    Uma verdade à "La Palisse". Aplica-se de igual forma a todas as soluções incluindo a que preconiza.

    É pena que não tenha respondido à questão colocada, por mim continuo à espera que clarifique a afirmação que fez.

    cumps
    José Cardoso
    • vmgl
    • 11 abril 2010

     # 27

    Colocado por: j cardosoBoas

    provem que no nosso pais isso têm alguma diferença em paredes duplas da maneira que se constroi a maioria das construções, entre usar XPS de 4 5 ou 6 cm...

    Não, o senhor é que deve provar a afirmação que fez, não é assim?

    as vossas referencias acerca de obras na maioria dos casos não vai alem das referencias pessoais de obras que acompanham ou executam durante uns meses

    Claro que me socorro das minhas experiências pessoais, ou acha que vou "emprenhar" pelos ouvidos sem perceber o porquê e sem ver o resultado prático das coisas? Será que não faz o mesmo?

    o mundo exterior ao vosso é diferente e não podem unicamente singir-se aquilo que é o vosso mundo.

    Parece-me que o dr. é que secingeao mundo da solução que preconiza e na qual, atrevo-me a firmar, tem interesses profissionais. Pos acaso até sou adepto dessa solução, mas não é por isso que vou "desancar" nas outras soluções com afirmações sem cabimento como foi a sua.

    Se os processos construtivos não são seguidos a rigor de nada vale utilizar as melhores soluções e produtos

    Uma verdade à "La Palisse". Aplica-se de igual forma a todas as soluções incluindo a que preconiza.

    É pena que não tenha respondido à questão colocada, por mim continuo à espera que clarifique a afirmação que fez.

    cumps
    José Cardoso


    Já tinha respondido antes do seu comentário.
    Já agora DR. é o medico do centro de Saúde eu não dou consultas internas nem externas....
    E já agora quando você me vir aqui a defender a marca A, B ou C, faça referencia a isso sff, não lance boatos, é muito feio.

    Você sabe perfeitamente ao que me refiro quando afirmei que não fazia diferença em usar XPS de 4, 5 ou 6 cm, mas entendeu que deveria atiçar a discussão.
  5.  # 28

    Boas

    Já agora DR. é o medico do centro de Saúde eu não dou consultas internas nem externas....

    Lapso meu pelo qual peço desculpa. A intenção era escrever "o Sr.", tratamento que usei no início da minha intervenção: Não, o senhor é que deve provar a afirmação que fez, não é assim?

    E já agora quando você me vir aqui a defender a marca A, B ou C, faça referencia a isso sff, não lance boatos, é muito feio.

    Não falei em marcas, falei em soluções. Mantenho o que disse.

    Você sabe perfeitamente ao que me refiro quando afirmei que não fazia diferença em usar XPS de 4, 5 ou 6 cm, mas entendeu que deveria atiçar a discussão.

    Está enganado, como posso saber a que se refere uma afirmação falsa? Se "atiçei" a discussão foi para que aqueles que aqui vêm tirar dúvidas não sejam confundidos com afirmações deste tipo.

    cumps
    José Cardoso
    • vmgl
    • 11 abril 2010 editado

     # 29

    Colocado por: j cardosoBoas

    Já agora DR. é o medico do centro de Saúde eu não dou consultas internas nem externas....

    Lapso meu pelo qual peço desculpa. A intenção era escrever "o Sr.", tratamento que usei no início da minha intervenção:Não,o senhoré que deve provar a afirmação que fez, não é assim?

    E já agora quando você me vir aqui a defender a marca A, B ou C, faça referencia a isso sff, não lance boatos, é muito feio.

    Não falei em marcas, falei em soluções. Mantenho o que disse.

    Você sabe perfeitamente ao que me refiro quando afirmei que não fazia diferença em usar XPS de 4, 5 ou 6 cm, mas entendeu que deveria atiçar a discussão.

    Está enganado, como posso saber a que se refere uma afirmação falsa? Se "atiçei" a discussão foi para que aqueles que aqui vêm tirar dúvidas não sejam confundidos com afirmações deste tipo.

    cumps
    José Cardoso


    O Sr. José Cardoso hoje está totalmente equivocado,acima afirma que eu preconizo uma solução e eu neste tópico/discussão apenas referi e unicamente isso que do meu ponto de vista é irrelevante nas situação concreta a utilização de um XPS de diferentes espessuras ou já agora é proibido ter um ponto de vista diferente?

    Quanto a afirmação falsa, calma lá, não entre por esse caminho, esse caminho leva as coisas para um lado pessoal e o Sr. não me conhece de lado nenhum.
    Também já tive em algumas vezes pontos de vista diferentes do seu e nunca disse que o seu ponto de vista era falso, é uma questão de respeito, entende?

    Tenha mais calma pois o fórum será do meu ponto de vista livre de qualquer pessoa se pronunciar e a menos que você seja moderador ou proprietario deste fórum não terá direito a afirmar que existe aqui alguém a confundir alguém.... eu tambem poderia afirmar o mesmo de si não?


    Passe um bom Domingo.
  6.  # 30

    .. que eu saiba a densidade do XPS, de 3, 4, 5, ou 6 é sempre a mesma. (nKg/m3)
    E claro que existe diferença ao nível do coeficiente de transmissão térmica. Uma parede de alvenaria dupla, executada com 3cm de XPS tem um coeficiente maior que a mesma com 6cm de XPS.
    Os valores foram ensaiados e estão na literatura técnica, vide por exemplo o ITE 50.

    Não percebo esta polémica que se gerou aqui?!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmgl
  7.  # 31

    Colocado por: vmglpag. 4, leia as diferenças e veja se a condutibilidade térmica não é igual em qualquer espessura, logicamente que a resistência é diferente mas isso faz diferença no interior de uma parede? fazia se fosse um sistema ETICS.

    A condutibilidade térmica CLARO que é a mesma, mas aumentando a espessura do material aumenta-se a RESISTÊNCIA TÉRMICA, que é o valor que MAIS INTERESSA!!!
    Que diferença faz um material com mais ou menos resistência térmica no interior de uma parede???!!!
    Com uma pergunta destas, ou está a gozar, ou não percebe mesmo nada do assunto. O que não tem nada de errado. Só que quem não percebe não deve fazer afirmações disparatadas, que só vai confundir quem le estes comentários.

    Colocado por: vmglmas isso faz diferença no interior de uma parede? fazia se fosse um sistema ETICS.

    Quer me/nos explicar qual a diferença que leva a que um material que uma determinada resistência térmica funcione melhor ou pior por estar por fora ou por dentro de uma parede? Estou curioso...
    • vmgl
    • 11 abril 2010 editado

     # 32

    Meus caros VÃO as obras como eu vou e deixem de falar apenas tecnicamente... a realidade é diferente, lá é diferente de estar em um gabinete de projectos ou de Arquitectura.
    Depois de visitarem umas 10 a 15 obras vão entender aonde reside a diferença, não me venham com fotografias de uma obra apenas de sucesso aonde tudo foi bem feito como já vi aqui acontecer.

    Uma grande quantidade de obras que existem, os técnicos que assinam os projectos apenas lá metem os pés na altura da inauguração.

    Não me venham com teoria sem pratica, a minha participação neste tema termina aqui.
  8.  # 33

    Boas

    Quanto a afirmação falsa, calma lá, não entre por esse caminho, esse caminho leva as coisas para um lado pessoal e o Sr. não me conhece de lado nenhum.

    Está confundido, nada tem a ver com lados pessoais. Para mim o que está em discussão é a sua afirmação é a ela que se referem as palavras que escrevi e que passo a tentar explicar: do ponto da vista da análise lógica de qualquer expressão, seja uma frase ou uma equação matemática, existem dois valores lógicos possíveis - verdadeiro ou falso. No que me diz respeito a afirmação que faz é falsa ou, se quiser, incorrecta, não verdadeira porque a eficiência do sistema varia conforme a espessura do isolamento. É aqui que reside o meu argumento e é aqui que eu acho que pode instalar alguma confusão em quem aqui procura esclarecimentos.
    Espero ter sido capaz de me explicar e fazer compreender que nada do que disse envolve qualquer juízo de valor sobre o autor da afirmação, mas apenas sobre a afirmação em si.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  9.  # 34

    Caro vmgl... eu estou no gabinete.. mas devo ir às obras...vou em média pelo menos 1x por semana( 3/4horas de cada vez)... para tirar dúvidas e resolver problemas aos Encarragados gerais, aos empreiteiros, aos su-empreiteiros, donos de obra, ao carpinteiro, ao canalizador,etc...etc...
    Também vou, para aprender com esta gente toda.. incluido o dono de obra... há!!!, e não vou beber umas mines... ;)

    Mas continuo a não perceber a sua "teoria"
    • vmgl
    • 11 abril 2010 editado

     # 35

    Colocado por: Pedro BarradasCaro vmgl... eu estou no gabinete.. mas devo ir às obras...vou em média pelo menos 1x por semana( 3/4horas de cada vez)... para tirar dúvidas e resolver problemas aos Encarragados gerais, aos empreiteiros, aos su-empreiteiros, donos de obra, ao carpinteiro, ao canalizador,etc...etc...
    Também vou, para aprender com esta gente toda.. incluido o dono de obra... há!!!, e não vou beber umas mines... ;)

    Mas continuo a não perceber a sua "teoria"


    Eu visito mais de uma obra por semana, consequencias do oficio e todas as que vou é porque têm por norma problemas para resolver, se vai as obras sabe que agora é proibido beber bebidas alcoólicas dentro dos estaleiros, logo as minis foi despropositado.
    Deixe lá eu gosto de uma boa cerveja bem fresca mas fora do horário de trabalho, e em casa afinal nem toda a gente anda a copo de leite e chá.

    A minha teoria já foi explicada.
  10.  # 36

    Colocado por: vmglA minha teoria já foi explicada.

    Já?!
    É a de que como se aplica mal o XPS numa parede dupla, tanto vale este ter 3, 4 ou 6cm... É isso?
    Então já agora mais vale não gastar dinheiro e não colocar nada! Não lhe parece?
    Ou que tal, fazer com que apliquem bem o que se está a pagar? Não lhe parece esse o caminho? Ah, é dificil....
    Já o ETICS é sempre bem aplicado... Claro. Enfim...
    • vmgl
    • 13 abril 2010

     # 37

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: vmglA minha teoria já foi explicada.

    Já?!
    É a de que como se aplica mal o XPS numa parede dupla, tanto vale este ter 3, 4 ou 6cm... É isso?
    Então já agora mais vale não gastar dinheiro e não colocar nada! Não lhe parece?
    Ou que tal, fazer com que apliquem bem o que se está a pagar? Não lhe parece esse o caminho? Ah, é dificil....
    Já o ETICS é sempre bem aplicado... Claro. Enfim...


    Eu sabia que você era inteligente... está a ver como você ate tinha decifrado o enigma da minha teoria...
    Mas olhe que você deve consultar um oculista, anda a ver o numero 3 aonde ele nunca existiu.
    De facto o caminho é formar os aplicadores e os técnicos de obra, isso eu sempre defendi alias costumo ter acções pedagógicas sobre os métodos construtivos.

    Novamente a questão da leitura afinal depois do problema com o numero 3 você também só lê aquilo que afinal pretende, pois eu já defendi algumas vezes neste fórum que uma grande parte do ETICS aplicado em Portugal é mal aplicado, utilize o computador de uma forma mais construtiva e em lugar de afirmar faça antes uma pesquisa e vai ver o resultado, deixa de fazer afirmações insinuosas, acho que esse é o problema de alguns membros deste fórum, será por dor de cotovelo?

    Não havia necessidade....
  11.  # 38

    Numa conversa com a Isocor (em que fiquei a saber os preços de tabela de várias espessuras de placas de aglomerado negro de cortiça, se alguém estiver interessado), pedi-lhes a comparação com o desempenho de XPS, ao que me responderam que não tinham porque os testes de XPS são a 10% de humidade e os deles são a 20%. Quando eu pergunteri "Então e porque é que não fazem testes a 10%???", responderam-me que o XPS é abrangido pela Norma Não Sei Quantas e a cortiça pela Norma Não Sei que Mais.

    Just saying.
  12.  # 39

    Eis a cotação da Isocor:

    Aglomerado negro de cortiça
    Tipo Térmico / Acústico
    Dimensões: 1000x500x40 mm
    Quantidade: 30 embalagens = 120,00 m2
    Preço: 7,30 Euros/m2 + Iva
    Condições de pagamento: 5% para pronto pagamento
    Prazo de entrega: 2 a 3 dias
    Os preços apresentados entendem-se para mercadoria colocada na obra em
    Porto da Lage, Tomar.
  13.  # 40

    Humm, esses 40mm de ICB correspondem, de acordo com o LNEC, a uma R=0,89 (m²ºC)/W.
    A Leroy Merlin vende o XPS de 30mm (R=0,81(m²ºC)/W) a 4,13€/m² Ainda é uma diferença razoável.
    Tenho aqui uma moradia com 575m² de paredes exteriores, são 2660€ de diferença. Bom, mas esta não é grande exemplo, a área útil é superior de 400m², quando tiver tempo já vejo numa mais pequena.
 
0.0261 seg. NEW