Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estamos na aventura de transformar uma ex-coelheira em um wc de serviço com chuveiro e casa de banho seca; e decidi expor em um tópico diferente do da nossa casa.

    🌿 Link do tópico da Casa | https://forumdacasa.com/discussion/94650/19/casa-em-pedra-diario-de-reconstrucao-com-pedido-de-opiniao-construtiva/#Item_13

    Depois da fase de limpeza e demolição de algumas estruturas, estamos no planeamento.
    Todo este brainstorming foi feito entre mim, o João (sr meu esposo) e um amigo nosso que constrói casas barco e foi confirmando se algumas coisas que pretendemos são possíveis; mas estamos naturalmente abertos a sugestões de praticidade, trazendo a consciência de que estamos a fazer intervenções em uma estrutura que poderá ter de ser demolida um dia e que algumas das humidades presentes na construção poderão ser reduzidas, mas que na sua maioria terão de ser acolhidas. No fundo, vamos investir em algo temporário (que a certa altura pode ser aquele temporário que se mantém funcional por 3 anos)


    🌿 A “Coelheira Spa” será idealmente dividida em quatro áreas:

    . área exterior

    . área A) entrando e imediatamente à frente da porta, terá uma zona de lavatório

    . área B) entrando e virando à esquerda, terá uma porta para o wc seco

    . área C) entrando e virando à esquerda, terá uma cortina para a área de chuveiro



    🌿 INTERVENÇÃO EXTERIOR
    No exterior vamos intervir no imediato a nível de telhado, em que vamos remover as telhas existentes, isolar a placa de cimento com tela, fazer um novo telheiro que depois dos cálculos de “vento”, terá o seu comprimento definido; mas cuja principal intenção é dar alguma cobertura à frente do espaço e também na lateral direita.

    Na lateral direita exterior, é onde teremos o vaso de expansão de furo desenhado a azul com cruz (que neste momento está dois patamares abaixo, junto ao furo) e onde iremos instalar o esquentador desenhado a vermelho (e sim, é a opção que queremos para águas quentes).
    O circulo amarelo é só para indicar que toda essa zona também terá telheiro, não rabisquei para não confundir.

    Nas traseiras, iremos finalmente mover a amendoeira para a área de bosque, vamos tentar cavar uma vala tanto quanto possível e aplicar tela pitonada, manta e tubo de drenagem (sabemos que temos esse plano, mas que tal como na construção da garagem, é uma zona rochoso e as paredes foram construídas usando penedos que não vamos poder contornar.
      1a exterior frente.jpg
      1b exterior vaso expansão.jpg
      1c exterior acesso amendoeira.jpg
  2.  # 2

    🌿 INTERVENÇÃO INTERIOR
    O teto tem uma forra de EPS bem antiga, por onde pretendemos passar cabos de eletricidade e esconder (ainda não decidimos com o quê).
    O chão terá de ser rasgado, para: drenar alguma da água que escorre das paredes, passagem de tubo de urina, passagem de esgotos de águas cinzentas.
    As paredes já possuem alguns furos que pretendemos manter, para passagem de tubagem de água fria para o lavatório e água quente e fria para chuveiro.

    área a) Zona de espelho e lavatório

    área b) Zona de wc seco, terá uma estrutura em madeira, onde faremos recolha manual das fezes (*) e com uma condução da urina para o exterior, onde se irá misturar com a caixa de recolha/condução de água do lavatório e chuveiro.


    área c) Zona de chuveiro, dividida com cortina em que pensámos que o chão tivesse ligeira inclinação para a parede de extração. Prevemos que esta área seja rebocada e leve tijoleira/azulejo até determinada altura para facilitar a higienização.



    E é isso!
    Sabemos que há algumas alterações inevitáveis que vão acontecer quando começarmos a partir o chão e a mexer mais na estrutura, mas o foco principal e actual, é mesmo o de descomplicar e tentar usar as estruturas existentes.


    (*) a título informativo, as fezes recolhidas são após cada uso de wc, misturadas com tiras de madeira e uma vez transportadas para área de composto são misturadas com biomassa onde após o tempo de pausa, poderão ser usadas no terreno de cultivo como composto.
      2a Wc seco.jpg
      2b lavatório.jpg
      2c Chuveiros.jpg
  3.  # 3

    🚩 PEDIDO DE SUGESTÃO
    Estamos na fase de escolher um esquentador a gás que vai ficar no exterior

    Há sugestões de algum?!
  4.  # 4

    🦗 alguém?
  5.  # 5

    E porque não um termo acumulador daqueles de 50 ou 100l?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 6

    Marco, porque temos grupos de cerca de 20/30 pessoas para tomar banho num curto espaço de tempo e é-nos mais prático gerir a questão das botijas.
  7.  # 7

    Nesse caso sim é melhor a gas
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 8

    Colocado por: marizetemos grupos de cerca de 20/30 pessoas para tomar banho


    Isso soa-me a uma bela orgia. Para essa gente toda seria necessário era um canhão de rega e não um chuveiro.

    Colocado por: marizeesquentador a gás que vai ficar no exterior


    No exterior propriamente dito eu não colocaria. Mesmo um bem estanque, pode ter turbilhões de ar e apagar a chama.

    Os esquentadores modernos tem uma baixa espessura, meta isso no interior da coelheira. Numa zona técnica dedicada e ao resto da tubagem, equipamento de limpeza etc.

    E se a ideia é fazer banhos públicos, então eu aproveitaria uma abordagem mais "aberta" para evitar cheiros, vapores, e tudo o resto.
    Concordam com este comentário: marize
  9.  # 9

    Nostra, daqui a pouco tenho a "Raquel22" a querer saber a que horas é o banho 😂

    Zona técnica parecer-me-ia muito bem, mas não há essa disponibilidade de espaço.. ele vai ficar coberto e podemos inclusivamente fazer-lhe um "casaquinho" de madeira giro para o proteger um pouco, mas vai mesmo ficar debaixo do telheiro, perto da botija e do vaso de expansão.

    Embora a zona seja pública, é só um chuveiro e o conceito é só uma pessoa a tomar banho de cada vez.

    (que cheiros?!?!?!? 🧐 )
    • marize
    • 5 agosto 2024 editado

     # 10

    Algumas semanas a usar o chuveiro e está aprovadíssimo.

    Vamos ter agora quase um mês sem visitas e parece-me ser a altura ideal para intervenções, pelo que desde já agradeço a amabilidade das vossas sugestões:

    1) cobertura de roços, basta chapar cimento ou preciso de cola/rede/cimento?

    2) teto, há alguma massa que possa aplicar sem necessitar de pintura?

    3) paredes interiores recomendam uniformização e cerâmica ou placas de xps?

    4) paredes exteriores, há alguma massa que possa aplicar e já tenha cor?


    🏳 : reforço que esta construção já existia quando comprámos e que o investimento tem sido ponderado por sabermos que pode eventualmente ter de ser demolido... no entanto até que tenhamos os dois quartos com cilindro, está a dar um jeitasso 🙌
      Screenshot_20240805_191740_Gallery.jpg
      Screenshot_20240805_191733_Gallery.jpg
      Screenshot_20240805_191721_Gallery.jpg
  10.  # 11

    eu aí teria colocado o chuveiro a cair de cima!
    • argo
    • 5 agosto 2024

     # 12

    E os esgotos?
    • marize
    • 5 agosto 2024 editado

     # 13

    TicMic> a instalação do chuveiro confesso que foi o mais prático que conseguimos... o esquentador está na parede contrária e o teto tem placa e telha, não quisemos arriscar furar e criar infiltrações.

    argo> de momento as águas cinzentas do banho seguem para o encaminhamento de águas que temos para um outro terreno que temos (sem plantações). Os produtos que usamos são feitos por nós/ecológicos.

    A nossa ideia é ter uma caixa em frente à entrada, onde misturemos a urina e as águas de lavatório e chuveiro; mas ainda não furámos o chão para isso.
    Concordam com este comentário: TicMic
      Screenshot_20240805_221122_Gallery.jpg
  11.  # 14

    (se entretanto alguém tiver sugestões em relação às perguntas que fiz no comentário #10 agradeço!
  12.  # 15

    Gente do bem... estou prestes a mexer um saco de cimento para tapar os roços... faço isso ou deixo-me estar quieta?
  13.  # 16

    Colocado por: marizeGente do bem... estou prestes a mexer um saco de cimento para tapar os roços... faço isso ou deixo-me estar quieta?


    Opá isto é um SOS desesperado 🤣🤣🤣.
    Eu já teria avançado, não acho que o planeamento esteja mal efectuado.
    Para tapar os roços eu igualmente só usaria cimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  14.  # 17

    🤣🤣 mesmo!!!! ainda por cima está um calor do catano e não consigo fazer nada no exterior e tenho o cimento mesmo ali à mão.

    Mas o sr do Leroy insistiu tanto que o melhor era aplicar a rede que fiquei em dúvida... Soliva, acho que vou dar o benefício do eventual comentário até às 15h, depois disso cimento aqui vou eu!!
  15.  # 18

    A rede daria certamente um reforço na estrutura , mas a não ser que planeie colocar peso em cima disso ou andar/ saltar em cima dos roços , por mim … cimento é mais que suficiente.
  16.  # 19

    Colocado por: marize

    1)cobertura de roços, basta chapar cimento ou preciso de cola/rede/cimento?

    2)teto, há alguma massa que possa aplicar sem necessitar de pintura?

    3)paredes interioresrecomendam uniformização e cerâmica ou placas de xps?

    4)paredes exteriores, há alguma massa que possa aplicar e já tenha cor?



    1) Cobrir os roços basta ser com argamassa normal (cimento, água e areia), o uso de rede só se justifica se forem zonas sujeitas a tensões (cantos de janelas e ombreiras de portas, etc...)

    2) Pode rebocar com argamassa branca para exterior, se utilizar reboco de interior irá ser mais evidente o aparecimento de manchas na zona das vigotas (pontes térmicas), o reboco para exterior atenua, mas não faz milagres.

    3) Rebocar e ladrilhar, a meter isolamento que seja pelo exterior (considerando que a opção de revestimento é ceramica).

    4) ver ponto 2). Neste caso o reboco sendo de exterior irá atenuar as manchas das juntas da alvenaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • marize
    • 6 agosto 2024 editado

     # 20

    Vítor> muito muito obrigada por ser sempre tão generoso na sua partilha de conhecimento!!!

    Hoje já avanço com a cobertura de roços interiores e já agora acrescento esta pergunta:

    . argamassa branca de exterior, necessita de algum acabamento?

    Seria algo tipo isto? https://www.leroymerlin.pt/produtos/construcao/argamassas-especificas/reparacao-e-regularizacao-de-betao/reboco-para-exterior-25-kg-branco-seciltek-redur-82959279.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-ao_construcao_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwk8e1BhALEiwAc8MHiEh4t3IhmXwoccKgWealgx56aAURnrLDpMUmQYEJNlqIuTYuCP-kbhoCzjsQAvD_BwE
 
0.0232 seg. NEW