Colocado por: PalhavaTem de fazer o "trabalho de casa".
Ou seja,
procurar os regulamentos aplicáveis à localização do imóvel no Site da Câmara Municipal de Albufeira.
Tem de verificar de ainda estão a ser emitidas licenças.
Recorda-se que houve uma campanha contra o AL?
Colocado por: brunextaTendo eu uma empresa imobiliária, é mais vantajoso fazer este processo através dela do que em nome individual. O processo é o mesmo?
Colocado por: rjmsilva
A sua empresa tem que ter o CAE de AL, depois basta fazer um contrato de comodato à empresa. Tem a vantagem de não ficar sujeito a mais valias, quando (se) cessar a atividade de AL nessa casa.
Colocado por: brunexta
É necessário fazer o contrato de comodato da minha casa para a minha empresa poder gerir e fazer o AL?
Mais valias em relação a quê? As mais valias não afetam só a compra e venda?
Colocado por: brunextaMas refere-se às mais valias das rendas do AL? Isso é tributado como mais valias porquê?
Colocado por: rjmsilva
Não. Esta situação das mais valias não é especifica do AL, ocorre sempre que um bem passa da esfera pessoal para a esfera empresarial e vice-versa.
Os rendimentos do AL são tributados em IRS.
Veja aqui:
https://www.occ.pt/pt-pt/noticias/irs-mais-valias-3
Colocado por: brunextaMas neste momento, cancelando a gestão do AL da empresa que o gere atualmente, não existe nenhumas mais valias a serem pagas, certo?
Colocado por: brunextaPorque é que com o contrato de comodato não existe essa tributação?
Colocado por: brunextaJá agora, ainda estão suspensas os registos de novos AL em apartamentos?
Colocado por: NLuz
Sim ainda estão.
Mas se for no interior nunca estiveram suspensas.
Colocado por: rjmsilvaTem é que ter um contrato de arrendamento ou de comodato.
Colocado por: brunextaA licença de AL que foi obtida pela empresa que gere atualmente o imóvel, pode transitar para mim aquando a cessação do contrato de aluguer à mesma?
Caso não seja possível, tenho de fazer um novo pedido de AL para a moradia? E o atual fica automaticamente cancelado/inválido?
Colocado por: brunextaCaso não seja possível, tenho de fazer um novo pedido de AL para a moradia? E o atual fica automaticamente cancelado/inválido?