Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Desde já obrigado pela participação na discução.

    Gostaria de dividir um terreno, em que um unico artigo, está dividido por 3 donos, 1/5 parte dos meus pais, 3/5 partes do meu avo, 1/5 de outra pessoa da familia.

    Eu e a minha irma gostariamos de construir casa e temos 2 hipoteses:
    hipotese1:
    Eu construir numa parcela do meu avo (um parte dos 3/5).
    Minha irma num parte do meu pai (metade do 1/5).

    hipotese2:
    Dividirmos a parte do meu pai ao meio(1/5 do artigo) e cada um construia em metade do terreno (terreno este que tem estrada á frente e atras do terreno.)

    Fomos hoje á camara municipal e disseram que a melhor forma seria, o meu avo tratar da parte dele gerando um artigo só para ele. a outra pessoa da familia fazer o mesmo e assim restava o 1/5 que nos seria doado aos dois (a mim e á minha irma).

    Gostaria de saber se há outras formas, ou sequer se esta forma é possivel.

    Muito Obrigado
  2.  # 2

    ou fez a pergunta errada, ou a camara não lhe deu a melhor resposta.

    divisão de terrenos, só com destaques ou com loteamentos.

    os destaques são feito um de 10 em 10 anos. Loteamentos são feito com projectos.

    por isso, sem um loteamento, nunca mais irá dividir esse terreno para você e a sua irmã construirem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, micapereira234
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosFomos hoje á camara municipal e disseram que a melhor forma seria, o meu avo tratar da parte dele gerando um artigo só para ele. a outra pessoa da familia fazer o mesmo e assim restava o 1/5 que nos seria doado aos dois (a mim e á minha irma).

    Deveria de ir antes a um advogado ou solicitador
    Concordam com este comentário: micapereira234
    Estas pessoas agradeceram este comentário: micapereira234
  4.  # 4

    >Deveria de ir antes a um advogado ou solicitador
    é esse mesmo o nosso próximo passo. obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: micapereira234>Deveria de ir antes a um advogado ou solicitador
    é esse mesmo o nosso próximo passo. obrigado


    já que foi à camara, perguntou se o PDM permitia a construção nesse terreno? isso tb é importante.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, micapereira234, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: micapereira234
  6.  # 6

    Primeiro veja a viabilidade de divisão - operação de loteamento e dos índices que cada parcela que vocês tem em mente permite construir (consulta com um arquiteto/ gab. projectos). Depois sim, se for viável, podem gastar uns cobre no advogado/ solicitador para preparar toda esta papelada resultante.
    Concordam com este comentário: micapereira234
    Estas pessoas agradeceram este comentário: micapereira234
  7.  # 7

    Colocado por: pauloagsantos

    já que foi à camara, perguntou se o PDM permitia a construção nesse terreno? isso tb é importante.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,micapereira234


    Sim permite a construção.
  8.  # 8

    pelo expediente de destaque só vai conseguir dois artigos
    o tal familiar ficaria com um e depois o restante seria um unico em copropriedade entre os seus pais e o seu avo. Depois teriam que se organizar
    como lhe disseram deve consultar um solicitador.
  9.  # 9

    Isso só tem uma solução, fazer um destaque e na parte destacada fazer uma moradia bifamiliar (com 2 frações), precisa de verificar se o PDM permite fazer esse tipo de moradias nesse local.
    Qual é a área total do terreno?
  10.  # 10

    Colocado por: micapereira234Eu e a minha irma gostariamos de construir casa e temos 2 hipoteses:
    hipotese1:
    Eu construir numa parcela do meu avo (um parte dos 3/5).
    Minha irma num parte do meu pai (metade do 1/5).
    não. a sua unica hipotese é dividir primeiro o terreno. resta só saber se é melhor para vocês fazer um loteamento ou um destaque.
 
0.0133 seg. NEW