Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Qual a vossa opinião em relação a uma parede dupla com tijolo térmico exterior de 14, xps de 6, e tijolo normal de 11, no interior. Será viável?
    Não gosto do sistema Etics.
    • MDM
    • 29 abril 2024

     # 2

    Como resolve as pontes térmicas na zona dos pilares?
  2.  # 3

    Pilares têm 25, será a bitola, certo ?
    Se assim for, sobram 6cm, o que dará para isolar tb com xps, de 4cm, poderá ser ? Mas a questão é mesmo essa
  3.  # 4

    A forra de tijolo mínima que conheço é de 4cm, sobram 2 para isolamento.

    Eu também optei por parede dupla, constituída por tijolo térmico de 19cm, 4+4 de XPS e tijolo de 11cm. Nos pilares tenho forra de 7cm, 6 de XPS e pilar de 25cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pjoka
  4.  # 5

    Colocado por: PjokaQual a vossa opinião em relação a uma parede dupla com tijolo térmico exterior de 14, xps de 6, e tijolo normal de 11, no interior. Será viável?
    Não gosto do sistema Etics.

    Basta discutir isso com o seu engenheiro e especificar que não pretende etics. Os restantes cálculos deverão ser ele a fazer de forma a obter a melhor solução para a sua obra em particular.
  5.  # 6

    Há mesmo necessidade de colocar capoto? Os tijolos térmicos e a sua resistência elevada não chegam para manter a casa confortável durante o inverno e verão?
    • MDM
    • 29 abril 2024

     # 7

    Colocado por: brunextaHá mesmo necessidade de colocar capoto? Os tijolos térmicos e a sua resistência elevada não chegam para manter a casa confortável durante o inverno e verão?


    Continua a não cumprir a lei.
  6.  # 8

    Colocado por: brunextaHá mesmo necessidade de colocar capoto?

    Obrigação não há, e necessidade por oposição a outras soluções julgo que também não deverá haver, desde que a receita seja bem escolhida e vá de encontro aos parâmetros exigidos.
    No meu caso será uma clássica parede dupla com recheio de xps. Mas lá está, na minha zona as amplitudes térmicas são pouco expressivas, por isso a tolerância ao método escolhido também é maior. Acredito que em zonas de tempo rijo a solução tem de ser bem estudada.
  7.  # 9

    Colocado por: MDM

    Continua a não cumprir a lei.


    Não cumpre que lei?

    Uma moradia construída hoje em dia com todos os equipamentos que os DO solicitam (piso radiante, VMC, ar condicionado, painéis solares) não será suficiente apenas colocar o tijolo térmico? Acho exagerado esses equipamentos todos mais tijolo térmico e mais capoto. Secalhar o gasto nem se irá notar no conforto térmico da casa
    • MDM
    • 30 abril 2024

     # 10

    Não tem que ser necessariamente capoto, mas as paredes têm de ter um mínimo de resistência térmica que está definido por lei e é definido em projeto. Estes valores variam consoante a zona, mas apenas bloco térmico é insuficiente para todas elas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunexta, Pjoka
  8.  # 11

    Colocado por: MDMNão tem que ser necessariamente capoto, mas as paredes têm de ter um mínimo de resistência térmica que está definido por lei e é definido em projeto. Estes valores variam consoante a zona, mas apenas bloco térmico é insuficiente para todas elas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:brunexta,Pjoka


    Então se o tijolo térmico não cumpre a obrigatoriedade é preciso sempre capoto ou xps?
  9.  # 12

    não entendo a lógica de se usar tijolo térmico no pano exterior de uma parede dupla.
    Para mim, a inércia térmica adicional de uma alvenaria térmica só faz sentido numa casa com os ganhos térmicos controlados (maioria dos vãos virados a sul e com sombreamento).
    De outor modo usaria alvenarias correntes como devido isolamento, poupando muitos euros.
  10.  # 13

    Colocado por: brunexta
    Então se o tijolo térmico não cumpre a obrigatoriedade é preciso sempre capoto ou xps?

      Tem obrigatoriamente que ter determinado desempenho energético consoante a zona do país de forma a cumprir determinadas condições na estação de aquecimento e arrefecimento.
      Esse desempenho afere-se reunindo diversa informação: ganhos solares, sombreamentos, tipo de vidros e tamanho, ganhos interiores devido a equipamento e presença humana, etc. e obviamente à envolvente opaca (paredes exteriores).
      Um edifício no Algarve cumpre com uma qualquer solução com 6cm de isolamento enquanto que o mesmo edifício em Chaves terá por exemplo que ter 8cm de isolamento para cumprir o regulamento.

      De qualquer forma é o tipo de discusssão que deverá ter com o seu técnico.
      Concordam com este comentário: Ruikode
      Estas pessoas agradeceram este comentário: brunexta
     
    0.0097 seg. NEW