Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A redução do IVA da construção de 23% para 6% é uma das medida do programa do governo para o sector da habitação e será aplicada em regime excecional e temporário. A medida foi tornada pública no documento de 10 de Abril 2024. No entanto, sem grandes novidades na mesma.

    No dia 24/04/2024 foi discutido pela Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação:
    Projeto de Lei n.º 36/XVI/1.ª (IL) - «Reduz o custo da construção de habitações através da diminuição Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) relativo à construção, beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis» - Comissão competente: 5.ª Comissão.

    E agora? Para quando?

    Notícia:
    "O problema é que agora “o anúncio está feito e sabendo nós, promotores imobiliários, que a breve trecho vai haver uma redução do IVA de 23% para 6%, o que está a acontecer? O mercado está parado à espera que a medida seja implementada rapidamente, porque, se não for, pode ter o efeito contrário daquilo que queremos, ou seja, haver ainda menos construção."
    https://expresso.pt/iniciativaseprodutos/projetos-expresso/2024-04-24-habitacao-mercado-esta-parado-a-espera-da-descida-do-iva-na-construcao-70d8b1ad

    Também não acredito que vá reduzir muito, a procura continua a ser elevada.

    O que acham do tema? Qual a vossa postura em relação ao assunto?
  2.  # 2

    Este é um tema que aguardo com expectativa... mas com pouca esperança!
  3.  # 3

    Colocado por: mr.n0tO que acham do tema? Qual a vossa postura em relação ao assunto?

    Faz-me lembrar o "IVA Zero" para os bens de primeira necessidade. ;)

    Na minha opinião, esta redução de IVA deveria ser apenas para primeira habitação de jovens, e em sede de IRS. Porque se não for apenas irá aumentar as comissões das imobiliárias, dos fundos imobiliários e dos especuladores.
  4.  # 4

    Colocado por: Wilsoooonesta redução de IVA deveria ser apenas para primeira habitação de jovens

    Porque apenas os jovens precisam de alivio fiscal ou ajuda para conseguir ter uma casa... os "velhos" estão todos bem na vida.
    Concordam com este comentário: Fresias, Bragas V, Matisofi, VizinhoDoLado
  5.  # 5

    Colocado por: Ruikodeos "velhos" estão todos bem na vida.

    Não. Mas pelo menos não tem que gramar com os filhos em casa depois dos 30. E em muitos casos ainda ter que cuidar de netos e "comparticipar" nas despesas dos filhos. A reforma é para descansar, e não ter que se preocupar com o futuro dos filhos.
  6.  # 6

    Quando era jovem ninguém queria saber..

    Agora toda a gente acha que se devem apoiar os jovens.. coitadinhos..

    Na realidade, 80% dos telemóveis topo de gama devem estar na mão dos filhos jovens e não dos pais..

    Também conheço muitos agregados que o melhor carro da família é o do menino que acabou de tirar a carta..

    Não pode ter um Renault ou um Opel.. tem que ser um Calsse A ou um Série 1.
  7.  # 7

    Era porreiro que fosse aprovado pelo menos até meio do ano que assim eu ainda podia ser abrangido, pelo menos para a parte de trolha lol
  8.  # 8

    Colocado por: Andre309Era porreiro que fosse aprovado pelo menos até meio do ano que assim eu ainda podia ser abrangido, pelo menos para a parte de trolha lol


    Deus o ouça 😁. Ou o Montenegro 🤣
  9.  # 9

    Colocado por: Bragas VQuando era jovem ninguém queria saber..

    Agora toda a gente acha que se devem apoiar os jovens.. coitadinhos..

    Na realidade, 80% dos telemóveis topo de gama devem estar na mão dos filhos jovens e não dos pais..

    Também conheço muitos agregados que o melhor carro da família é o do menino que acabou de tirar a carta..

    Não pode ter um Renault ou um Opel.. tem que ser um Calsse A ou um Série 1.
    Concordam com este comentário:treker666,marco1,DR1982


    Se vamos por casos e casinhos, será mais fácil encontrar um reformado endinheirado de 70 anos a pagar 250€ de renda nas Avenidas Novas ou um jovem a pagar igual renda no mesmo local? Temos uma sociedade de castas e assim é fácil culpar os iphones dos mais novos. Já as rendas de favor, cruzes credo. São direitos! Pois...
  10.  # 10

    Ou é jovem, ou não faz ideia do que é a geração jovem de hoje..

    Colocado por: nunomp

    Se vamos por casos e casinhos, será mais fácil encontrar um reformado endinheirado de 70 anos a pagar 250€ de renda nas Avenidas Novas ou um jovem a pagar igual renda no mesmo local? Temos uma sociedade de castas e assim é fácil culpar os iphones dos mais novos. Já as rendas de favor, cruzes credo. São direitos! Pois...
    Concordam com este comentário: VizinhoDoLado
  11.  # 11

    Colocado por: nunomp

    Se vamos por casos e casinhos, será mais fácil encontrar um reformado endinheirado de 70 anos a pagar 250€ de renda nas Avenidas Novas ou um jovem a pagar igual renda no mesmo local? Temos uma sociedade de castas e assim é fácil culpar os iphones dos mais novos. Já as rendas de favor, cruzes credo. São direitos! Pois...


    Eu diria pior.

    Quandos "velhos" acima dos 50 (ou menos) não andam por aí a brincar à renda alta e os jovens sem conseguirem casa para saírem da casa dos pais.
    É mais fácil dizer que não se esforçam, não fazem horas extra, não passam privações.
    Concordam com este comentário: nunomp, Matisofi
  12.  # 12

    Colocado por: Dias12

    Eu diria pior.

    Quandos "velhos" acima dos 50 (ou menos) não andam por aí a brincar à renda alta e os jovens sem conseguirem casa para saírem da casa dos pais.
    É mais fácil dizer que não se esforçam, não fazem horas extra, não passam privações.
    Concordam com este comentário:nunomp


    E olhe que até fui generoso, porque muitos dos moralistas de 74 pagavam até à vinda da Troika rendas de 30€ em Lisboa, ficando muito revoltados com a Assunção Cristas porque hoje pagam 250€ pelo T3. Depois ainda temos a segunda casta, a do crédito bonificado dos anos 90.

    Uns ficaram com um bolo-rei cheio de brindes. Os jovens de hoje, com taxas de IRS absurdas, têm um bolo-rei só com favas.

    Pena mesmo tenho de quem é idoso e pobre. Mas esses sabem o que são dificuldades e não pregam falsos moralismos por causa da netflix, desprezando toda a vantagem recebida via políticas públicas e crescimento económico.
    Concordam com este comentário: Dias12, lpetinga
  13.  # 13

    Pressão em cima deles!
    Era tão bom para quem sonha em construir a sua casa já há alguns anos!
  14.  # 14

    Mas as construções vai ficar mais baratas?

    Eu acho que a diferença é que o pessoal vai faturar mais.. o IVA das construções sempre andou à volta dos 10%.

    Pelo menos é o que eu ouço..
  15.  # 15

    Hoje é o dia da votação na generalidade da proposta da IL para baixar o IVA para 6%. Sinceramente acho que não vai passar, isto por ser muito abrangente e não existir propostas nem do PS nem do Chega similares. (Gostava tento de estar enganada 😔)
    Ao mesmo tempo temos o projecto de resolução 72/XVI/1 do PSD, também hoje a ser discutido, coisa que não percebi muito bem o que querem ou que realmente vai dar, porque no fundo o que o projecto parece dizer é que estão a fazer um "peditório" á assembleia para que os recomende a fazer as alterações... Alguém com mais entendimento que eu, me consegue explicar se esse projecto de resolução tem pernas para andar?! 😁
    Concordam com este comentário: Matisofi
    • njs
    • 8 maio 2024

     # 16

    Acabou de ser rejeitado, enquanto não for proposto pelo PSD duvido que vá para a frente.
  16.  # 17

    Em minha opinião a descida de IVA não vai chegar ao consumidor final, ficando a margem nos promotores e nos fornecedores.
  17.  # 18

    Colocado por: SupporterEm minha opinião a descida de IVA não vai chegar ao consumidor final, ficando a margem nos promotores e nos fornecedores.


    Isso pode acontecer num momento inicial, em especial no cenário que temos de completo desbalanceamento entre oferta e procura, mas a prazo terá efeitos positivos.

    É ridículo em Portugal o IVA da habitação ser um custo suportado. Em Espanha, por exemplo, é dedutível. No fundo, é igual ao que já hoje acontece em Portugal com o imobiliário comercial.
  18.  # 19

    Colocado por: njsAcabou de ser rejeitado, enquanto não for proposto pelo PSD duvido que vá para a frente.


    Eu fico é parva com a falta de preparação do PSD. Vão para um dia como o de hoje com um projecto de resolução em que fizeram um copy/paste do programa eleitoral. A minha dúvida agora é se isto vai estar mais alguma vez em cima da mesa. 🙄
    Concordam com este comentário: Matisofi
  19.  # 20

    Medida rejeitada: VER Site Parlamento

    PSD Absteve-se, PS Votou contra. Chega e Iniciativa Liberal não foram suficientes para aprovar a medida.
 
0.0231 seg. NEW