Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    No Programa Mais Habitação contempla uma norma transitória em matéria fiscal (art. 50.º da Lei 56/2023 de 6 de outubro) que isenta de tributação as mais-valias obtidas com a venda de terrenos para construção e imóveis habitacionais que não sejam habitação própria permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar. Terrenos rústicos não estão abrangidos.
    (valores ficticios para facilitar as contas)

    - um famíliar vai vender um imóvel A no valor de 50.000€ e irá pagar mais valias
    - um famíliar vai vender um imóvel B no valor de 50.000€ e irá pagar mais valias

    - Eu tenho um crédito habitação de um imóvel no valor de 100.000€ que é habitação própria permanente.

    Sendo assim a minha dúvida é se posso amortizar os 100.000€ (50.000€ + 50.000€) sem a minha Mãe ter que pagar as mais valias? Posso ser utilizado a vende de mais do que um imóvel para abater no mesmo crédito habitação de um descendente?

    Muito Obrigado
    João
  2.  # 2

    Alguém que me consiga ajudar, não consegui perceber pela legislação.
  3.  # 3

    Penso que não existe limite ao número de imóveis vendidos, em que as mais-valias das vendas sejam aplicadas na amortização de empréstimos para HPP.
    Concordam com este comentário: Supporter
  4.  # 4

    Tem que colocar a pergunta nas Finanças.
    São elas que vão dar a resposta final.


    https://sitfiscal.portaldasfinancas.gov.pt/ebalcao/home


    Depois diga o que lhe responderam.
  5.  # 5

    Não há limite ao número de imóveis. O limite é estipulado pelo "plafond" do seu crédito habitação.

    IMPORTANTE: amortizar só após a venda dos seus familiares e ter em atenção que a data que conta é a data do documento bancário (por vezes as amortizações são diferidas para o dia da prestação), logo, muita atenção aos 3 meses.
  6.  # 6

    Se não se aplicar toda a quantia no "abatimento" do crédito, paga mais-valia no remanescente?
  7.  # 7

    Claro, sempre de forma proporcional, é como no reeinvestimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
 
0.0108 seg. NEW