Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia e bom feriado a todos;
    Sou o Vitor, tenho 38 anos e tenho uma duvida que gostaria que me ajudassem, se possivel.
    Tenho um apartamento e acontece que na rampa de acesso ás garagens, o meu carro bate a meio ao descer e bate um pouco mais á frente ao subir.
    Falei com um trolha da zona que me disse que era eliminar o bico onde o carro bate, mas ao falar com um falimiar, este disse-me o seguinte:
    " Se eliminares o bico, os outros moradores podem te acusar que estás a fazer alterações no prédio e podes ter problemas, umas vez que tambem são donos".
    Entretanto consegui umas lombas (daquelas que se colocam nas estradas para os carros travarem).
    A minha questão é:
    Conhecem alguma empresa/profissional que me consiga resolver a situação? Que já tenha bastante experiência nestes casos?
    Digo isto porque já andei a tentar meter as lombas com o meu pai e tivemos mais de 30 minutos com o carro para a frente e para trás, e queria evitar danificar o carro com isso...
    Obrigado a todos;
  2.  # 2

    E ja levou a questão à administração do condomínio?

    Digo isto porque a rampa de acesso Às garagens é parte comum a todos os condóminos, mas isso você ja sabe.

    Antes de fazer alguma intervenção, fale com quem de direito.

    Digo eu.
  3.  # 3

    Antes demais, obrigado pela resposta.
    O prédio não tem condominio e a maioria das pessoas tem-no para férias.
    As rampas são de aplicação rápida, mas prefiro que seja alguem com experiênica e saber a colocá-las.
  4.  # 4

    tem a certeza que as rampas que tem servem?
    é que mais do que a fixação interessa é o desenho da mesma (perfil)
  5.  # 5

    São rampas/lombas iguais a estas;
    Tenho 4.
      lomba de borracha.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: Vjruivojá andei a tentar meter as lombas com o meu pai e tivemos mais de 30 minutos com o carro


    Olá, você não deveria fazer nada sem antes falar com o condominio.
    Depois disso, a solução está no design/arquitectura. É medir o seu carro (carregado), o perfil da rampa, e das lombas... juntar tudo num desenho e testar (em desenho) se bate ou não. É um exercicio simples.
  7.  # 7

    Olá, você não deveria fazer nada sem antes falar com o condominio.

    Não há condominio. As despesas são divididas por todos, em conversa.
    Depois disso, a solução está no design/arquitectura. É medir o seu carro (carregado), o perfil da rampa, e das lombas... juntar tudo num desenho e testar (em desenho) se bate ou não. É um exercicio simples.

    Eu tive uma ideia que era fazer um "boneco" com arame e uma tabua, em que se simulava o carro com dois aros de arame (pneus) e uma tabua que simulava o ponto mais baixo (embaladeira) e aí consegue-se simular o carro sem necessidade de andar com experiênicas que possam danificar o carro.

    Se alguem algum profissional com experiência em situações idênticas, avise aqui, ficarei bastante agradecido.
  8.  # 8

    se o comprimento dessa rampa amovivel não tiver o mesmo comprimento dos eixos frontal e traseiro do carro poderá não não resultar e ainda agravar.
    • snob
    • 1 maio 2024 editado

     # 9

    Colocado por: VjruivoEu tive uma ideia que era fazer um "boneco"


    O calceteiro que fez a minha rampa da garagem tinha um carrinho em ferro com 2 rodas (a simular os eixos do carro), em que as extremidades que comportavam os eixos davam para ajustar em comprimento de acordo com as medidas do meu carro.
    E assim simulou a descida com o carrinho para perceber onde tinha de ajustar as alturas e inclinações da rampa. No final funcionou e o carro entra e sai sem bater.
  9.  # 10

    Minha nossa...
    Basta desenhar o perfil dessa rampa e o perfil do carro quando está carregado. 30min a brincar no autocad ou similar tipo régua e esquadro. E já fica a saber onde bate o carro, que tamanho devem ter as lombas e onde as colocar...
    Assim de simples.
  10.  # 11

    O calceteiro que fez a minha rampa da garagem tinha um carrinho em ferro com 2 rodas (a simular os eixos do carro), em que as extremidades que comportavam os eixos davam para ajustar em comprimento de acordo com as medidas do meu carro.
    E assim simulou a descida com o carrinho para perceber onde tinha de ajustar as alturas e inclinações da rampa. No final funcionou e o carro entra e sai sem bater.

    De onde é o calceteiro que fez a sua rampa?
  11.  # 12

    Colocado por: VjruivoDe onde é o calceteiro que fez a sua rampa?


    Barcelos
  12.  # 13

    Consegue-me arranjar o contacto?
  13.  # 14

    Colocado por: VjruivoConsegue-me arranjar o contacto?


    Ponha aqui o seu mail que eu mando-lhe o contacto.
  14.  # 15

    Ponha aqui o seu mail que eu mando-lhe o contacto.

    [email protected]
  15.  # 16

    Colocado por: N Miguel Oliveira30min a brincar no autocad


    Não deve haver muitos calceteiros e trolhas a dominar o autocad lol
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  16.  # 17

    Colocado por: snobNão deve haver muitos calceteiros e trolhas a dominar o autocad lol


    Serve a régua e o esquadro?
    Eu não falei em calceteiro algum.
    Pensei que era o autor do tópico que ia montar as lombas. Precisa de ser calceteiro para fazer isso?

    O que digo é que é um exercicio que de tão simples, chega a ser estúpido.

    Eu se lhe perguntar: "tenho 87 maçãs e como 20, com quantas fico?"... nem preciso de ir comprar 87 maçãs, nem de comer 20... basta calcular. Aqui é igual. Não precisa de armar uma maquete à escala real para testar uma coisa tão simples. Basta um desenho do perfil da rampa para saber a posição exacta das lombas... porque até pode dar-se o caso daquelas lombas nem funcionarem sequer, precisarem de ser mais altas, etc etc...

    Exactamente do mesmo modo que não precisa de montar uma porta para saber onde fica o seu raio de abertura. É por estas e outras que a nossa productividade anda nas lonas...
  17.  # 18

    Qualquer um sabe o que é uma parede direita, mas muitos têm de lhe encostar um nível para terem a certeza que está direita.
    O mesmo se passa com o chão, em teoria é fácil definir um chão direito, mas muitos só com uma régua comprida é que têm a certeza que está mesmo direito.
    Nas rampas julgo que é até mais difícil.
    Empiricamente é fácil perceber onde têm de ser montadas as lombas, mas depois convém testar e se necessário reajustar.
    Na minha zona há várias moradias com garagens abaixo da cota soleira, sei que houve várias rampas que tiveram de ser alteradas.
    O que me leva a concluir que a coisa não é assim tão fácil e que o pessoal domina pouco a régua e o esquadro...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  18.  # 19

    Colocado por: snobo pessoal domina pouco a régua e o esquadro...


    Pois, se calhar é mais isso. Mas vai ter que medir na mesma, para ajustar a maquete ao carro em questão.
  19.  # 20

    Faça o exercício que sugere o N Miguel Oliveira.
    Mas sobretudo, não se ponha a fazer obras numa zona que não é sua, é do condomínio. Quem tem de fazer isso é o condomínio!!. Basta que um dia um miúdo tropece nas suas rampas e se magoe, e quem paga é você.
 
0.0202 seg. NEW