Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, tenho decks e vedações de madeira tratada em autoclave. Que tipo de óleo posso usar? Tenho cerca de 100m2 de madeiras, então queria encontrar uma solução eficaz mas económica.
    Obrigado
  2.  # 2

Óleo de teca colorido.
    Económico tem o da xylazel, à venda no Leroy.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zalle
  3.  # 3

Tem incolor, mel e castanho/teca
  4.  # 4

Obrigado Pedro.
    Óleo mineral de motor é má opção?

É que não vejo 5L por menos de 50€
  5.  # 5

Colocado por: zalle

Fonix , isso é pergunta que se faça
  6.  # 6

Fonix , isso é pergunta que se faça

E isso é resposta que se dê? Qual é a parte construtiva desta resposta?
  7.  # 7

Colocado por: zalle

E isso é resposta que se dê? Qual é a parte construtiva desta resposta?
    com óleo de motor para de ar em cima de deck não há nada construtivo nem para construir ... Óleo deck ou óleo Teka deck! Se o da xylazel é caro imagine que tem uma manutenção de ano a ano 😂 , quem tem um deck tem que estar preparado para ele .
  8.  # 8

Colocado por: zalleÓleo mineral de motor é má opção?

Tente com óleo Fula usado, num restaurante deve conseguir isso de borla.
    Concordam com este comentário: joaosantos
    • zalle
    • 2 maio 2024 editado

# 9

Vou continuar à espera de contribuições positivas, obrigado.
  9.  # 10

zalle, o óleo de motor queimado é utilizado como aplicação alternativa e foi a maneira como antes de se ter acesso ao comercial se fazia (tal como se usava vinagre e bicabornato para limpezas profundas e agora se voltou a usar).

Para as madeiras que refere, por serem autoclaves, pode não ser o mais indicado.

Do que aprendo com os nossos amigos (nunca fiz aplicação) liberta um cheiro (tóxico) intenso durante os primeiros dias, mas depois é tranquilo e muito eficaz!
    Mas novamente, eles trabalham maioritariamente com madeira de pinho sem tratamento.

Uma vez que a sua madeira é autoclave e se trata de uma intenção de manutenção principalmente estética, na boa verdade, até cera de abelha poderia funcionar (escorrega bastante!!), óleo de linhaça, e por aí vai.
  10.  # 11

Colocado por: marizezalle, o óleo de motor queimado é utilizado como aplicação alternativa e foi a maneira como antes de se ter acesso ao comercial se fazia (tal como se usava vinagre e bicabornato para limpezas profundas e agora se voltou a usar).

Para as madeiras que refere, por serem autoclaves, pode não ser o mais indicado.

Do que aprendo com os nossos amigos (nunca fiz aplicação) liberta um cheiro (tóxico) intenso durante os primeiros dias, mas depois é tranquilo e muito eficaz!
    Mas novamente, eles trabalham maioritariamente com madeira de pinho sem tratamento.

Uma vez que a sua madeira é autoclave e se trata de uma intenção de manutenção principalmente estética, na boa verdade, até cera de abelha poderia funcionar (escorrega bastante!!), óleo de linhaça, e por aí vai.
    isso com óleo queimado fica melhor ainda 😂... O óleo queimado até era usado para para se soterrar a madeira , uma madeira a vista para se estar em contacto com ela em que precisamos tratar a madeira , nutrir a madeira e esteticamente ser algo bonito não se consegue com muitos produtos , precisamos de um produto estabilizado que seja seguro para estar em contacto com a pele , com a natureza e afins e que permita uma.manutencao futura sem riscos nem surpresas , eu acho que o óleo de Teka ou algo similar é a melhor solução para quem quer ver a madeira a vista , quem nao quer aplique uma tinta ...
  11.  # 12

Colocado por: marizeara as madeiras que refere, por serem autoclaves, pode não ser o mais indicado.
    Além de que é tóxico. EU pelo menos não aplicaria óleo de motor usado (geralmente misturado com gasóleo) em madeiras onde depois fosse tocar com a pele, ou onde as crianças pudessem brincar. É uma alternativa recomendável apenas para aplicar em postes de cercas e pouco mais.

Siga recomendação do Pedro Barradas, use o óleo da xylazel, não é assim tão caro e parece-me eficaz. Eu tenho usado numa mesa que tenho no exterior e até ver não vejo podres.

O Lidl ha pouco tempo teve à venda umas latas de óleo para madeira por cerca de 15 euros 4L. Comprei uma para testar, mas ainda não posso atestar a sua qualidade ou a falta dela. Provavelmente algumas lojas ainda poderão ter as latas à venda (ou se for da AML, veja na loja outlet do seixal).
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 13

Pelos vistos a minha questão sobre óleo mineral de motor não era assim tão descabida. Agora que já me esclareceram algumas dúvidas, parece não ser a melhor opção.

Obrigado
  13.  # 14

Colocado por: zallePelos vistos a minha questão sobre óleo mineral de motor não era assim tão descabida. Agora que já me esclareceram algumas dúvidas, parece não ser a melhor opção.

Obrigado
    não era 😂? Então não era ... Era pintar o deck e depois dar umas cambalhotas naquilo num belo dia de sol 😂 o produto nem seca por completo só para ter uma ideia , usava-se como técnica para soterrar a madeira como no exemplo referido em estacas ou postes a sua vantagem era grande mas a contaminação também , agora dar num deck 😂! Nem chega a ser descabida sequer no mínimo quando se faz este tipo de pergunta no mínimo há que conhecer o produto em questão .
  14.  # 15

Colocado por: zalleObrigado Pedro.

Um óleo para deck/madeiras exteriores bom e duradouro, custará cerca de 70€ 2,5 lts.
    O mesmo deve ser aplicado pelo menos uma vez por ano dependendo do tipo de madeira.
    Quanto mais tempo tiver a madeira por tratar mais feia e ressequida fica e mais difícil e dispendiosa será a manutenção.
    Sugiro que utilize um óleo da Pallmann, Bona ou Woca.
    Atenção que tem de dar as demãos de óleo necessárias até que a madeira sature.
    100m2 de madeira deverá necessitar de um mínimo de duas a três demãos pelo que deverá gastar pelo menos 30lts a 40lts…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  15.  # 16

não era 😂? Então não era ... Era pintar o deck e depois dar umas cambalhotas naquilo num belo dia de sol 😂 o produto nem seca por completo só para ter uma ideia , usava-se como técnica para soterrar a madeira como no exemplo referido em estacas ou postes a sua vantagem era grande mas a contaminação também , agora dar num deck 😂! Nem chega a ser descabida sequer no mínimo quando se faz este tipo de pergunta no mínimo há que conhecer o produto em questão .

O amigo Rafaelisidoro não tem mesmo mais nada que fazer?
  16.  # 17

Rafael exatamente por não sabermos determinado conteúdo é que recorremos a um Forum.

Se vamos partir do princípio que todos temos de saber tudo ou ir ver ao dr google antes de vir perguntar, para não sermos intitulados de incultos, ou até mesmo de burros, passamos a reinar no mundo da arrogância.

Colocado por: rafaelisidoro
    quando se faz este tipo de pergunta no mínimo há que conhecer o produto em questão
    Concordam com este comentário: gonzaga, zalle
  17.  # 18

Colocado por: marize
    Rafael exatamente por não sabermos determinado conteúdo é que recorremos a um Forum.

Se vamos partir do princípio que todos temos de saber tudo ou ir ver ao dr google antes de vir perguntar, para não sermos intitulados de incultos, ou até mesmo de burros, passamos a reinar no mundo da arrogância.

tem a pesquisa 🔎🔍 , se escrever deck lá em discussões ou palavras vai aparecer centenas de comentários feitos nestes sentidos de mais um assunto igual aos outros milhentos que já se falou ... O Barradas respondeu de forma exemplar , não era preciso insistir no óleo de motor ... Aqui ninguém é burro , há malandros que nunca mais acaba , há gente que se disponibiliza para falar do mesmo 300x aonde me incluo também mas 301 x já é demais , óleo queimado não seca , suja tudo , é prejudicial para a nossa saúde , pele , ambiente , suja a roupa , toda a água que toca nele fica contaminada e vá aonde vá vai contaminar tudo . Portanto não é uma questão de eu ser estúpido , é uma questão de procurar no fórum .
  18.  # 19

19.  # 20

O facto de lhe apontarem o dedo e de se desviar e apontar o dedo a outra pessoa, não invalida o facto de no meio da sua boa disposição, achar que pode agir como Melhor.

Se tem conhecimento e lhe apetece partilhe-o! Se não lhe apetece não o faça, às vezes é mais simples do que parece.

E já que identificou o Pedro Barradas, muitas das vezes no serviço público que ele faz por aqui, deixa links com post anteriores onde se fala do assunto.
    Concordam com este comentário: zalle

0.0201 seg. NEW