Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Pretendo colocar lajetas numa zona exterior da casa. Tanto numa zona de lazer, como para fazer uma espécie de caminho pelo quintal.
    Deduzo que não devo aplicar as lajetas diretamente na terra.
    Alguém mais entendido me pode explicar como aplicar as lajetas e preparar a base?
    É apenas para uso pedonal. Não vão passar carros.
    Obrigado
  2.  # 2

Algo deste género
      Screenshot_2024-05-03-23-34-48-113_com.android.chrome.jpg
  3.  # 3

Pó de pedra
  4.  # 4

Colocado por: RicardoPortoPó de pedra

Apenas pó de pedra espalhado em cima da terra? E devo colocar uma camada de quantos cm?
  5.  # 5

Se for algo deste gênero, colocar brita em vez de pó de pedra resulta?
      IMG_20240504_120253.jpg
  6.  # 6

Colocado por: jn.neivaSe for algo deste gênero, colocar brita em vez de pó de pedra resulta?

Penso que será sempre melhor fazer uma almofada de pó para que a lajeta fique apoiada uniformemente.
    Apenas com a brita, a base será sempre irregular, com ocos e pontos mais altos que podem provocar fratura na lajeta.
    A altura ideal de pó de pedra não sei dizer, mas se a terra estiver bem regular, uns 2cm deverá ser suficiente. E um geotêxtil antes também deveria ser boa ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jn.neiva
  7.  # 7

Colocado por: jn.neivaSe for algo deste gênero, colocar brita em vez de pó de pedra resulta?
      IMG_20240504_120253.jpg

Esse exemplo deve ter sido feito assim. Terra compactada, tela anti erva, pó de pedra (6cm) bem compactado, lajetas e a brita a cobrir o restante
  8.  # 8

Colocado por: LrLisboa

Esse exemplo deve ter sido feito assim. Terra compactada, tela anti erva, pó de pedra (6cm) bem compactado, lajetas e a brita a cobrir o restante
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jn.neiva

Uma tela geotextil já funciona como tela anti erva certo?
    Pode ser uma daquelas telas pitonadas? (Tenho alguma que sobrou da obra)
  9.  # 9

Pitonada é muito rígida, obriga a maior altura de pó pedra
  10.  # 10

Já agora, um deck tradicional, de madeira, ou a imitar madeira, fica mais caro do que fazer o pavimento duma zona de lazer com lajetas certo?
    Cerca de 30m2
  11.  # 11

Outra questão. Na colocação das lajetas é necessário cimento ou betume entre as juntas? Ou apenas se pousam as lajetas em cima do po de pedra?
  12.  # 12

não é preciso cimento nem betumes, é junta aberta.
  13.  # 13

Obrigado a todos pela ajuda
  14.  # 14

Sim, geo têxtil é o que se usa. É junta aberta.
    Um deck é, infelizmente, bastante mais caro. Mas infinitamente mais bonito e confortável
  15.  # 15

Já agora alguém me pode explicar o processo de instalação de um deck?
    Será algo que eu consigo fazer?
  16.  # 16

Colocado por: jn.neivaJá agora alguém me pode explicar o processo de instalação de um deck?
    Será algo que eu consigo fazer?

É muito simples.
    https://www.youtube.com/watch?v=tEd1XFZns8Q
  17.  # 17

Colocado por: powerPT

É muito simples.
    https://www.youtube.com/watch?v=tEd1XFZns8Q
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jn.neiva

E se for um deck compósito?
  18.  # 18

Tenho um sítio cá em casa com umas lagetas de betão daquelas baratas de 600x400 e nesse sítio queria colocar uma piscina da gre de 3.5m circular. A minha maior dúvida é visto que as lejatas não tem ferro, se aquilo não vai partir tudo com o peso da água?

Alguém que tenha feito a mesma coisa? Obrigado
  19.  # 19

Colocado por: nrodrigues55681Tenho um sítio cá em casa com umas lagetas de betão daquelas baratas de 600x400 e nesse sítio queria colocar uma piscina da gre de 3.5m circular. A minha maior dúvida é visto que as lejatas não tem ferro, se aquilo não vai partir tudo com o peso da água?

Alguém que tenha feito a mesma coisa? Obrigado

Não é com as lajetas que tem que se preocupar mas sim com a base onde estão aplicadas.
    Se a base for estável, as lagjetas aguentam
  20.  # 20

Se as lajetas partirem não há problema nenhum, ficam por baixo da piscina.

0.0192 seg. NEW