Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria de saber a vossa opinião entre estes dois fabricantes nacionais.
    Tendo em conta que se pretende um modelo com boa eficiência, ignorando a sua estética, seleccionei os modelos E803(S) da fogo-Montanha e gama d`ouro da chama 8x7. Gostaria de saber qual será a melhor escolha.

Valerá a pensa, optar por outra(s) marca(s)? mesmo pagando mais.

Na vossa opinião qual é a marca "ferrari" dos recuperadores?
  2.  # 2

Entre as marcas que refere sem duvida Fogo Montanha.Qual o Ferrari?Não é nenhum dos referidos.
  3.  # 3

ferrari??? epá, ouçou bem, dos recuperadores da ruegg, spartherm, stuv.... enfim, mas não sou entendido na matéria
  4.  # 4

Em minha opinião depende do que pretendemos fazer...Ruegg,Spartherm,Stuv são tres excelentes produtos.Quem adquirir qualquer deles...não fica mal.Há no entanto que ver cada produto.A spartherm tem a maior gama e as suas proprias especificações e medidas.A Ruegg da mesma forma assim como a Stuv.Quero dizer se pretendemos falar de aparelhos de tres vidros,a Ruegg tem um,a Stuv não tem e a Spartherm tem creio que tres.Qualquer deles pode ser um Ferrari depende do que se pretende.Em cassetes com ventiladores Fogo Montanha tambem poderá ser um Ferrari se o que esta em causa é uma cassete.Creio que concientemente não haverá uma resposta tipo branco ou preto.Em automoveis por acaso há uma marca que se chama Ferrari mas...qual a melhor resposta para qual é o melhor carro?Para muita gente é razoavel responder Smart.Acho mais razoavel começar por dizer o que se pretende.Volume a aquecer,valorização da estetica ou não,aspecto moderno ou classico,dimensão de vidro,etc.

Cumprimentos
  5.  # 5

O que se pretende, e que pode ser referencia para muita gente, é o modelo mais básico, ou seja, apenas com um vidro. Pretende-se um modelo com uma boa potencia entre 9 a 11kw (independentemente do volume a aquecer), boa qualidade de materiais, bons ventiladores ,boa concepção, etc, e não interessa os acabamentos de luxo, com varias faces e formatos fora do standard, ou seja, não interessa o seu aspecto.
  6.  # 6

Boas, Há cerca de 2 semanas ouvi na TSF (sim, eu sei que ouço mt rádio), numa rubrica sobre empresas, a falar sobre uma Solzaima. Fixei pois vou andando interessada em tudo o que diz respeito a "construção/casa" e por estes lados ainda só conhecia a Albicalor. Achei interessante pois foi afirmado, salvaguardo o interesse publicitário do programa, que a empresa estaria à frente no ranking dos recuperadores e tinha até adquirido a Fogo Montanha.
    Já agora alguém sabe se esta empresa comercializa com alguma marca? É que nunca vi recuperadores com a marca Solzaima e disseram tão bem... Além disso como fica quase na zona (fica em´Águeda) há sempre interesse em conhecer os produtos.
    NB Espero que o Brunomnr não considere uma intromissão, afinal assim o tópico fica activo.
  7.  # 7

Bruno:

A potencia é dada pela lenha que lá se mete.Quando se fala de 11kw estamos a fazer referencia a dados da norma EN 13229.Por isso vemos um aparelho de 100kg com uma potencia de 11kw e vemos um aparelho de 350kg tambem com 11kw.A questão é que se calhar podemos meter mais lenha num do que no outro e como tal com 8kg teremos uma potencia nominal de cerca de 20kw.Se colocarmos esta quantidade num pequeno aparelho de 100kg. podemos estar a danificar o aparelho.Enquanto num aparelho com maior envergadura...será diferente.
    Podemos fazer Lisboa ao Porto a 180km/hora.Simplesmente uma coisa é faze-lo num 1500CTDI outra sera faze-lo num 530D.Qual vai em principio rebentar primeiro?

Depois ha a questão do rendimento...fica para outra altura.
    Uma coisa é certa.Como diziam os Alemães.Melhor que a cilindrada so a cilindrada.
    O Fogo Montanha é um excelente aparelho.No seu genero esta ao melhor nivel.Mas....é uma cassete.Quando querem fazer dele uma maquina para fins para o qual ele não foi projectado...a culpa é do eucalipto.

A Solzaima é o maior fabricante Portugues de recuperadores.Existe a marca Solzaima e a Fogo Montanha.São produtos distintos ainda que da mesma fabrica.

Cumprimentos
  8.  # 8

Colocado por: goldoc
    A Solzaima é o maior fabricante Português de recuperadores.Existe a marca Solzaima e a Fogo Montanha.São produtos distintos ainda que da mesma fabrica.

Mas maior em quantidade ou em qualidade? Quando o santo é quase da porta ... Desconfia.se.
    Obrigada
  9.  # 9

Refiro-me a quantidade.Quanto à qualidade temos que ter sempre presente a relação qualidade/preço.No entanto,a Solzaima tem crescido muito.Estaria mesmo tentado em dizer.O lucro de uma empresa não pode ser o unico objectivo.No entanto,é um excelente indicador da qualidade da gestão que possui.
  10.  # 10

Colocado por: brunomnrGostaria de saber a vossa opinião entre estes dois fabricantes nacionais.
    Tendo em conta que se pretende um modelo com boa eficiência, ignorando a sua estética, seleccionei os modelos E803(S) da fogo-Montanha e gama d`ouro da chama 8x7. Gostaria de saber qual será a melhor escolha.

Valerá a pensa, optar por outra(s) marca(s)? mesmo pagando mais.

Na vossa opinião qual é a marca "ferrari" dos recuperadores?

Boas,

Eu tenho um recuperador fogo montanha que considero muito bom. Salvo erro é de 80cm e aquecia a minha sala de 28m2 uteis num instante. Sim, "aquecia", porque desde que meti Ac, nunca mais viu lenha...eheh, mas um dia dou-lhe outra vez o gosto...Resumindo, acho que com fogo montanha, tendo em conta o preço, se fica bem servido.

Abraço, Pedro
  11.  # 11

Colocado por: Ema22É que nunca vi recuperadores com a marca Solzaima e disseram tão bem

Pois, acredito que o tenham dito, mas eu não o diria.

Colocado por: goldocA Solzaima é o maior fabricante Portugues de recuperadores.Existe a marca Solzaima e a Fogo Montanha.São produtos distintos ainda que da mesma fabrica.

A Solzaima já está a fabricar o fogo montanha ? Olhe que não...

Seja como for a solzaima comprou a Empresa fogo montanha porquê ? será porque precisava de uma marca com nome ?

O ser bom ou mau é mto relativo, tubo tem a ver com o que se paga. Seja como for, numa casa nova nunca colocaria nem uma marca nem outra, pois inseriveis sem entradas de ar exterior nem deveriam ser autorizados em moradias novas.

A Solzaima que tb foi comprada por estrangeiros já lançou Recuperadores decentes à um ano, vamos a ver se são bons e se tem durabilidade. Pode ser.
  12.  # 12

Devagar devagarinho mas já estão a fazer.Uma coisa é certa.A fogo montanha exporta ou exportava 40% e para paises do norte da Europa.A Solzaima e Fogo Montanha estiveral na feira de Verona(melhor feira Europeia de Aparelhos a Lenha).

Não queria ir tão longe,mas os Ingleses dizem.É sempre melhor um mau produto Ingles,do que um bom produto estrangeiro.Como digo não queria ir tão longe mas....
  13.  # 13

Penso que é mais ou menos consensual, que o melhor recuperador made in portugal, é fogomontanha, que tem vindo a evoluir no sentido certo, e que há alguns fabricantes a tentar alcançar também um lugar de destaque no mercado.

Relativamente aos internacionais, ruegg, spartherm, stuv, qualquer um deles ocupa um lugar no podium, variam apenas quando se pretende uma estética mais arrojada, ou simplesmente quando se pretende algo diferente.

Penso ser este o ponto de situação.
  14.  # 14

Relativamente aos internacionais, ruegg, spartherm, stuv, qualquer um deles ocupa um lugar no podium, variam apenas quando se pretende uma estética mais arrojada, ou simplesmente quando se pretende algo diferente.

Colocado por: Ema22
    É que nunca vi recuperadores com a marca Solzaima e disseram tão bem

Pois, acredito que o tenham dito, mas eu não o diria.

solzaima uma referência internacional a ter em consideração-

cumprimentos
  15.  # 15

Colocado por: goldocDevagar devagarinho mas já estão a fazer.Uma coisa é certa.A fogo montanha exporta ou exportava 40% e para países do norte da Europa.A Solzaima e Fogo Montanha estiveral na feira de Verona(melhor feira Europeia de Aparelhos a Lenha).

Não queria ir tão longe,mas os Ingleses dizem.É sempre melhor um mau produto Ingles,do que um bom produto estrangeiro.Como digo não queria ir tão longe mas....

Eles dizem isso ? Tem piada nunca consegui vender um recuperador inglês a um inglês, mas muitos aparecem a querer fogo montanha é um facto. E Que eu saiba os inseriveis fogo montanha era feitos no Algarve, que tem isso a ver com os ingleses ?

Quando eles começaram a fazer aparelhos da treta ou seja inseriveis, já se faziam no Algarve recuperadores com porta de subir com alta qualidade que nem hoje são superados.

Peço desculpa mas não gosto de recuperadores inseriveis. Percebo que se vendem, e que na maioria dos casos são uma boa solução, mas tenho mais fé com os novos recuperadores com porta de subir da solzaimer do que com aquelas coisa minúsculas.
    Só não percebo porque razão só agora começaram a ser feitos, quando a mais de 20 anos existem recuperadores com porta de embutir.

Voltando ao fogo Montanha. Os recentes até que não eram maus, pois a chapa deflectora já era inox e o vidro até já era preso de maneira a poder ser mudado.

Mas não me fale dos antigos feitos parcialmente com aços vulgares em que tudo torcia e empenava.

E se eu falar do sistema de tubos superiores (copiados pela porcaria de um modelo que a supra tinha) Que não permitia a limpeza da conduta, se eu falar desse crime... È melhor eu estar calado.

Mas caso não os conheçam eu posso mostrar umas fotos para que se perceba do que falo.

Se quiserem recuar um pouco mais... e falar de quando o pai do ultimo dono fazia artesanalmente maquinas para aquecer com brutos ventiladores colocados na rua isso sim eram maquinas boas que ninguém deve conhecer.

O problema da empresa Algarvia Fogo Montanha foi terem enveredado por recuperadores inseriveis que servem apenas para salas pequenas.
    E até me repugna ver como tenho visto montagens feita com aparelhos minúsculos em lareiras existentes em casas com salas enormes.
    E instalados com um tubinho de 15 cm, enfiados num de 200 de maneira que nunca seria possível limpar as condutas.

Bem não digo mais nada, Agora vida nova e é preciso que a Solzaimer não ser sirva apenas do nome, e melhore até a qualidade.

Quanto aos recuperadores inseriveis da Solzaimer a coisa que eu não gosto e nem percebo como as fazem, e só digo isto porque percebo que há representantes da marca aqui metidos...

A peça frontal que serve de encosto à lenha, deveria ser amovível, para poder ser retirada ao limpar as cinzas e para no caso de empenar poder ser substituída.
    Vejam como faz a chama que por acaso tb é Portuguesa.

Espero que percebam que no fundo o que eu gostaria é de ter produtos fabricados em Portugal com donos portugueses.
  16.  # 16

Colocado por: goldocRefiro-me a quantidade.Quanto à qualidade temos que ter sempre presente a relação qualidade/preço.No entanto,a Solzaima tem crescido muito.Estaria mesmo tentado em dizer.O lucro de uma empresa não pode ser o unico objectivo.No entanto,é um excelente indicador da qualidade da gestão que possui.

E vai crescer mais ainda agora que deixou de ser de Português e passou para as mão de Espanhóis. Só espero é que não se lembra de os começar a fabrica na china dizendo depois MADE IN PORTUGAL
  17.  # 17

Boa Noite,

Alguém me pode ajudar?
    Procuro marcas de recuperadores de calor que tenham este tipo de modelo da foto.

Modelo com 2 frentes + 1 lateral.
    Este modelo é da Spartherm Arte U - 70h mas é demasiado oneroso para o meu bolso, custa a módica quantia de 5.200 € c/ montagem. :)

Cumpts,
    David Rodrigues
      Recuperador de Calor_Spartherm2.jpg
  18.  # 18

Aqui está um, bem mais barato:

Recuperador com 3 faces

Mas há mais marcas por aí...
  19.  # 19

sem comentarios...
  20.  # 20

ola.
    o ventilador no solzaima rialto é tangencial?
    abraço

0.0212 seg. NEW