Colocado por: zemvpferreiraEstranhíssima pergunta mas...suponho que levemente, sim. Mas nunca na minha breve vida vi um tubo de queda a precisar de isolamento térmico em Portugal.
Colocado por: fabsil
De facto, em milhentas pesquisas que fiz sobre o tema, não encontrei referência a esta minha preocupação.
Mas estranho, para mim, é ter uma coluna de saneamento devidamente ventilada a sair à cobertura, passando 2 andares da casa dentro da parede (não há outra forma...) e sem qualquer tipo de isolamento térmico.
Numa casa devidamente isolada e climatizada, não vão haver condensasoes? Ponte térmica?
Colocado por: fabsil
De facto, em milhentas pesquisas que fiz sobre o tema, não encontrei referência a esta minha preocupação.
Mas estranho, para mim, é ter uma coluna de saneamento devidamente ventilada a sair à cobertura, passando 2 andares da casa dentro da parede (não há outra forma...) e sem qualquer tipo de isolamento térmico.
Numa casa devidamente isolada e climatizada, não vão haver condensasoes? Ponte térmica?
Colocado por: zemvpferreira
Numa palavra: não. Em mais palavras: acho que não. Vai fazer 1% de 1% de 1% de 1% de diferença. A massa de ar que troca calor com o interior da casa por convecção vai ser absolutamente mínima. O problema das pontes térmicas para o exterior-exterior é que há muuuuuuuito ar em movimento com que trocar calor por convecção (essencialmente a atmosfera terrestre toda) e todo um universo com o qual ter trocas radiativas. Nenhuma das duas é um problema no caso de um cano espetado dentro de uma parede.