Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.
    Estou praticamente a iniciar-me na aventura de construir uma casa.
    Depois de tanto tempo à espero parece que com a nova modalidade do simplex a coisa vai andar, apesar de termos novamente colocado mais documentação nova na câmara face às alterações à lei.

    Já temos o terreno à algum tempo e os projetos de arquitetura e respetivas especialidades.

    O terreno tem um desnível acentuado (infelizmente), por isso teremos de fazer alguns muros, e 1 deles terá de ser de suporte de terras. A minha ideia inicial era fazer apenas rés do chão e 1 andar. Mas como o terreno tem inclinação optamos por fazer cave em vez de compactar as terras.
    Deixo aqui fotos do terreno e plantas.

    A minha ideia seria criar um diário de obra de forma a podermos debater ideias e tirar dúvidas (a minha dúvida pode ser a de outra pessoa também).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, jorgealves, tiagodiaf
  2.  # 2

    Terreno com 400m2 e declive acentuado.
      WhatsApp Image 2023-05-11 at 21.11.24.jpeg
      WhatsApp Image 2023-05-11 at 21.11.25.jpeg
      WhatsApp Image 2023-10-12 at 18.36.55 (2).jpeg
  3.  # 3

    Plantas.
    O lado sul é voltado para a lagoa, traseira da casa.
      1ºpiso.PNG
      res do chão.PNG
      cave.PNG
  4.  # 4

    É a primeira vez que vejo um closet dentro da casa de banho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Juliana Pinheiro
  5.  # 5

    3D
      traseira2.PNG
      traseira.PNG
      frente.PNG
  6.  # 6

    Colocado por: PickaxeÉ a primeira vez que vejo um closet dentro da casa de banho
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Juliana Pinheiro


    Excelente observação.
    Grata pelo reparo!

    Falta ali uma porta sim senhor. Um dos armários ficará mais pequeno como é obvio e iremos retificar isso para colocar uma porta.
  7.  # 7

    Colocado por: Juliana PinheiroO terreno tem um desnível acentuado (infelizmente), por isso teremos de fazer alguns muros, e 1 deles terá de ser de suporte de terras.

    Esta parece inevitável

    Colocado por: Juliana Pinheiro3D

    Mas após ver os 3D com tantos desníveis, saliências... N parece que a contenção de custos seja tema
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  8.  # 8

    Com uma casa tão "esquinada" é seguir os projetos.. aí não tem redução de custos nesse projeto

    Não entendo uma casa dessas não tem um hall entrada digno de nome.. no piso de cima tem
  9.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoCom uma casa tão "esquinada" é seguir os projetos.. aí não tem redução de custos nesse projeto

    Não entendo uma casa dessas não tem um hall entrada digno de nome.. no piso de cima tem


    Entendo o seu ponto mas, o meu marido trabalha full-time em casa e então o escritório será uma parte fundamental da casa, o que fez com que a entrada ficasse mais pequena vá.
    Acabamos por ficar sem muito espaço para manobra, tendo em conta a distancia que tínhamos de dar à estrada.
  10.  # 10

    Colocado por: NTORION
    Esta parece inevitável


    Mas após ver os 3D com tantos desníveis, saliências... N parece que a contenção de custos seja tema


    O que quer dizer com isso? que por a casa ter saliências fica mais cara?
  11.  # 11

    Neste momento que estamos a ver orçamentos para a parte de pedreiro, estou na dúvida de fazer a laje de fundações com desvão sanitário ou pavimento térreo. Isto porque?
    Porque caso eu faça com desvão sanitário este terá de ter respiros, e face à casa essas saídas/entradas de ar não as conseguiria fazer.
    Isto foi o que me foi dito, e pensando bem, também não estou a ver onde possa colocar esses respiros para o exterior.
    Deixo aqui a planta de fundações (a vermelho é muro de suporte terras )
      fundaçao.PNG
  12.  # 12

    Colocado por: Juliana PinheiroO que quer dizer com isso? que por a casa ter saliências fica mais cara?

    Claro, saliências, partes suspensas, mais pilares, as varandas...
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  13.  # 13

    Acho demasiado salada de formas e volumes. Presumo que daqui a 20 anos vai parecer demasiado datado.
    Acho dois dos quartos demasiado devsssados a partir da porta.
    Construtivamente, espero que o seu arquiteto tenha "unhas" para pormenorizar convenientemente todas esses recantos e necessárias rufagens.
    O mesmo digo de opções interiroes, arranques laterais de portas, por ex.
    Eu aproveitava mais o quadrante sul. Com essas janelas a poente e nascente não se vai safar sem ar-condionado no verão
    E e um projeto caro, pela área a construir (quase 300m² do ponto de vista do empreiteiro) complexidade volumetrica, serralharias...
    Presumo que vá custar entre 350 e 420k euros, mais uns 15 a 30k para arranjos exteriores, em função dos muros de contenção.
    Estão a considerar valores próximos destes?
  14.  # 14

    Colocado por: nunogouveiaPresumo que vá custar entre 350 e 420k euros, mais uns 15 a 30k para arranjos exteriores, em função dos muros de contenção.

    que otimista Nuno, cheira-me que não vai chegar.
    apenas acho que a frente da casa está mal resolvida, aquele carpot não é carne nem é peixe e aquele paredão hummm...podia ter outra logica, de resto parece-me tudo muito equilibrado.
    quanto ao piso na cave não percebo a duvida entre fazer piso terreo e desvão , ora se já é uma cave não estou a ver porque não pode ser piso terreo.
  15.  # 15

    Colocado por: Juliana PinheiroNeste momento que estamos a ver orçamentos para a parte de pedreiro
    Um conselho de quem já construíu há uns anos atrás, peça orçamento chave na mão com a discriminação dos trabalhos pelas várias artes: canalização, eletricista, madeiras, aluminios/PVC, janelas... com a ressalva de poder adjudicar parte dessas artes por sua conta (caso encontre mais barato, melhor qualidade...) deduzindo do valor inicialmente orçamentado. Obviamente que, no que adjudicar diretamente o empreiteiro geral não lhe dará garantia futuramente.

    Se está a pedir apenas a parte de pedreiro, não sabe o quanto mais é o resto e por norma, o que falta é o mais caro.
    De certeza que não quererá começar pensando que vai gastar X e depois ser X + Y....
  16.  # 16

    Colocado por: nunogouveiaPresumo que daqui a 20 anos vai parecer demasiado datado.
    daqui a 20 anos o 3º piso vai deixar quase de ser visitado
  17.  # 17

    Colocado por: Juliana Pinheiroestou na dúvida de fazer a laje de fundações com desvão sanitário ou pavimento térreo

    A decisão pode estar condicionada pela cota do firme, ou seja, a cota a que vai encontrar terreno adequado para assentar as sapatas.
    Nua construção que deverá rondar os 400K uma derrapagem na fase de fundações pode perfeitamente levar isso para os 450k
  18.  # 18

    Colocado por: antonylemosdaqui a 20 anos o 3º piso vai deixar quase de ser visitado

    antony, não concordo nada com isso que diz, há tantas formas de a coisa evoluir, por exemplo uma cadeira elevatória, os quartos servirem para receber netos e outras situações, alugar um quarto, etc etc etc , não me parece que seja por ai.
    continuo é a achar que construir esta casa vai ficar caro e exigirá muito controle sobre os gastos e a execução.
    Concordam com este comentário: marize
  19.  # 19

    Colocado por: marco1continuo é a achar que construir esta casa vai ficar caro e exigirá muito controle sobre os gastos e a execução.

    Eu arriscava em dizer que provavelmente a Juliana nem terá noção do real custo deste projeto.
    Pelas fotos aparenta ser um terreno onde houveram já aterros, isso quer dizer que o firme estará muito abaixo da cota natural do terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  20.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Eu arriscava em dizer que provavelmente a Juliana nem terá noção do real custo deste projeto.
    Pelas fotos aparenta ser um terreno onde houveram já aterros, isso quer dizer que o firme estará muito abaixo da cota natural do terreno.
    uns poços e betão ciclopico e pronto, também nao deverá haver razão para alarme.
 
0.0216 seg. NEW