Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

É a minha vez de vos submeter um projecto relativo à construção da minha futura moradia.

Ainda estamos na fase inicial mas como gosto das linhas deste projecto gostaria de saber a vossa opinião.

Não se assustem de virem alguns traços nas plantas que não estão lá muito bem feitos … não é porque o arquitecto fez mal o seu trabalho mas porque eu fiz algumas alterações nas plantas com o Photoshop de forma a que o projecto esteja ao meu gosto.

Agradeço desde já pelos vossos comentários e sugestões.

Susana
      planta_rez_chao.jpg
  2.  # 2

Aqui vai a planta da parte da mezzanine e do sotão.

Susana
      planta_mezzanine_sotao.jpg
  3.  # 3

Aqui vai a planta da garagem e da cave.

Susana
      planta_garagem_cave.jpg
  4.  # 4

E por último os alçados da casa.
      alcados.jpg
  5.  # 5

Pelo menos a parte das acessibilidades parece que cumpre
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susatsch
  6.  # 6

ainda bem que diz fase inicial, pois para comentar a organização e as opções funcionais, nem sei por onde começar.
    Talvez esperar um pouco mais por uma planta mais afinada por parte do ...arquitecto.
    Em todo o caso todo aquela interligação da sala com a cozinha e alpendre está uma tortura e espaço perdidi em circulação assim como aquele sofá a servir de porta para a sala...os quartos com janela a dar para uma zona exterior coberta nem sei se cumpre o RGEU, o escritório perde espaço por ser em L, bastava meter a wc junto á parede exterior, para já não falar da piscina que só tem sol de manhâ, etc....
  7.  # 7

Colocado por: AugstHillPelo menos a parte das acessibilidades parece que cumpre

Estas pessoas agradeceram este comentário:susatsch

Acho que não cumpre, falta cumprir o ponto 2.9.7.
    "As banheiras acessíveis devem satisfazer as seguintes condições:
    1) Deve existir uma zona livre, que satisfaça ao especificado no n.º
    4.1.1, localizada ao lado da base da banheira e com um recuo de
    0,3 m relativamente ao assento, de modo a permitir a transferência
    de uma pessoa em cadeira de rodas;"

"4.1.1. A zona livre para o acesso e a permanência de uma pessoa
    em cadeira de rodas deve ter dimensões que satisfaçam o definido
    em seguida:
    Zona livre
    A ≥ 0,75 m
    B ≥ 1,20 m"
  8.  # 8

Assim à vista, não tenho a certeza de que se consiga chegar ao lavatório numa cadeira de rodas. Quanto ao resto, se não está acessível segundo a legislação é um bocado idiota, porque se a banheira tiver a mesma altura do que a sanita fechada, por exemplo, não pode ser mais prático!
  9.  # 9

em seguida:
    Zona livre
    A ≥ 0,75 m
    B ≥ 1,20 m"

Sr. Pedro Silva,

Agradeço pelo seu comentário. Só uma pergunta, está-se a referir à casa de banho que está junto à biblioteca?
  10.  # 10

Colocado por: susatsch

em seguida:
    Zona livre
    A ≥ 0,75 m
    B ≥ 1,20 m"

Sr. Pedro Silva,

Agradeço pelo seu comentário. Só uma pergunta, está-se a referir à casa de banho que está junto à biblioteca?

Sim.
    Em anexo está um PDF...

Já agora.... tire o Sr...

Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  11.  # 11

Sim.
    Em anexo está um PDF...

Já agora.... tire o Sr...

Cumps.

Muito obrigada pelo PDF.

Cumprimentos.

Susana
  12.  # 12

Mas por acaso acho que essa coisa da banheira é uma das tais que presta a confusão e a interpretações variadas: é que não é obrigatório ter uma banheira ao abrigo deste DL Mas tendo-a, ela tem de ser acessível???
  13.  # 13

Colocado por: lobitoMas por acaso acho que essa coisa da banheira é uma das tais que presta a confusão e a interpretações variadas: é que não é obrigatório ter uma banheira ao abrigo deste DL Mas tendo-a, ela tem de ser acessível???

É obrigatório....
    Como explica o DL:
    "3.3.4. Em cada habitação deve existir pelo menos uma instalação
    sanitária que satisfaça as seguintes condições:
    1) Deve ser equipada com, pelo menos, um lavatório, uma sanita,
    um bidé e uma banheira;
    2) Em alternativa à banheira, pode ser instalada uma base de
    duche com 0,8 m por 0,8 m desde que fique garantido o espaço
    para eventual instalação da banheira;"

Cumps.
  14.  # 14

Colocado por: pedrosdsilva
    Colocado por: lobitoMas por acaso acho que essa coisa da banheira é uma das tais que presta a confusão e a interpretações variadas: é que não é obrigatório ter uma banheira ao abrigo deste DL Mas tendo-a, ela tem de ser acessível???

É obrigatório....
    Como explica o DL:
    "3.3.4. Em cada habitação deve existir pelo menos uma instalação
    sanitária que satisfaça as seguintes condições:
    1) Deve ser equipada com, pelo menos, um lavatório, uma sanita,
    um bidé e uma banheira;
    2) Em alternativa à banheira, pode ser instalada uma base de
    duche com 0,8 m por 0,8 m desde que fique garantido o espaço
    para eventual instalação da banheira;"

Cumps.

Por acaso nesta casa de banho, eu nem pretendo por uma banheira mas uma cabine de duche. No entanto, o arquitecto disse-me que no projecto tínhamos de indicar a banheira de forma a demonstrar que, caso haja uma pessoa residente, com uma cadeira de rodas, não haverá problema em instalar uma banheira nessa casa de banho.
  15.  # 15

Não vamos ser mais papistas do que o papa.
    A banheira, ou o espaço para elas, são obrigatórios. Mas estamos numa secção com as normas específicas para habitações. E apenas é exigida a possibilidade de futura colocação de barras de apoio (assim como para as sanitas). Não se refere nada relativamente ao ponto 2.9.7, nem 4.1.1, nem para a banheira nem para a sanita.
  16.  # 16

Boa noite,

Continuo a aguardar e agradeço desde já pelos vossos comentários, sugestões e criticas construtivas sobre o projecto acima.

Obrigada.

Susana
  17.  # 17

eu acho piada ao facto de todas as IS terem 2 sanitas....

Na globalidade.. não gosto, a planta precisa de ser bastante afinada, está muito retalhada, com compartimentos desporporcionados...
    E não cumpre as acessibilidades, porque temos degraus para azona dos quartos.
    Existe também o problema na IS acessivel, resolvivel.. como já foi referido relativamente ao acesso ao lavatório. Neste caso nem precisa ter uma banheria, pode colocar uma base de duche, desde que garanta espaço para colocação de banheira ( a banheira pode ter 1,20m)

PS: Acho piada o estudo no ocrte da incidência solar.. e depois no solsticio de inverno.. diz que entra no compartimento em estudo... mas encontra-se uma arvore no "caminho"...
  18.  # 18

Colocado por: Pedro Barradaseu acho piada ao facto de todas as IS terem 2 sanitas....

Na globalidade.. não gosto, a planta precisa de ser bastante afinada, está muito retalhada, com compartimentos desporporcionados...
    E não cumpre as acessibilidades, porque temos degraus para azona dos quartos.
    Existe também o problema na IS acessivel, resolvivel.. como já foi referido relativamente ao acesso ao lavatório. Neste caso nem precisa ter uma banheria, pode colocar uma base de duche, desde que garanta espaço para colocação de banheira ( a banheira pode ter 1,20m)

PS: Acho piada o estudo no ocrte da incidência solar.. e depois no solsticio de inverno.. diz que entra no compartimento em estudo... mas encontra-se uma arvore no "caminho"...

Sr. Barradas,

Agradeço pelo seus comentários. Em relação à questão das IS terem duas sanitas, o desenho vai ser alterado pois vamos por uma sanita e um bidé por IS.

Em relação ao seu comentário "E não cumpre as acessibilidades, porque temos degraus para azona dos quartos." Pergunta: Em relação a esse ponto visto que já temos a possibilidade de a biblioteca dar para um quarto para pessoas com mobilidade reduzida, será que não é possível manter os tais degraus?

Agradeço desde já pela sua resposta.

Susana
    • lobito
    • 2 março 2010 editado

# 19

Se estou a ver bem, até é melhor do que o costume porque as salas são também acessíveis, além da cozinha, IS e quarto (biblioteca). E com uma hipotética banheira de 1,20m, o lavatório é com certeza acessível.
  19.  # 20

Na minha opinião, pode manter os degraus. O 3.3.7 apenas exige percurso acessível entre 1 quarto (conforme a lotação), uma cozinha e uma IS.

0.0239 seg. NEW