Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    De momento tenho electricidade numa casa muinto antiga (basicamente ruina).
    Tenho de fazer obras, e gostaria de mudar o quadro electrico que esta ao lado da porta principal.

    Tava a pensar por o quadro electrico num armario de tijolo.
    Vi tambem muintas construcoes de um tijolo aonde o quadro electrico e posto (no inicio do terreno, ao pe da estrada).
    Eu ja tenho um contador digital, por isso consigo ver as leituras a distancia.
    Ha algumas regras a seguir para poder por o contador fora da casa?

    Tipo altura do contador ect ect?

    Sei que tenho de contactar a Iberdrola ou a e-redes para desligar a electricidade para um dia, assim o electricista certificado pode mudar o cabo que vem do poste (sobre o ar) para o supporte que vai depois para a casa (2 a 3 metros no ar).

    Depois da mudança e novamente uma questao de ligar a Iberdrola/e-redes para ligar novamente a electricidade.

    Pois, tenho varios edificios no terreno (misto, urbano/agricula/mato), e gostaria ter uma caixa de electricidade central, com um ou dois groupos para cada edificio.

    Assim tenho mais control sobre aonde vai a electricidade, e posso fazer tudo como deve ser.
    Cada edificio (1 piso, nao sao altos) vai ter a sua terra seperada, e o quadro principal tambem vai ter uma terra seperada.

    Ha algurs na internet um pdf ou informação que explica esta situação?
    Sei que os pedreiros devem saber isto, mas gostava de fazer a parde de pedreiro por minha conta, assim posso popar algo, mas tambem sei que tenho de fazer bem, se nao vou gastar a dupplicar...

    Obrigado por quaisquer informação sobre este asunto.
  2.  # 2

    como tem de contratar um eletricista, sendo trabalhos muito especializados, que envolve também a segurança e o cumprimento de regulamentação, DEVE planear a instalação com ele. Ou em alternativa, contacta um eng. electroténcico, para fazer uma avaliação do local, das instalações, do tipo de ponto de entrega e assim fazer um projecto. Com o pojecto, pede orçamento a electricistas.

    O que pede, num forum, não me parece que qualquer resposta possa responder ao que pretende ou que seja de bom tom estar a responder.

    Boa sorte
  3.  # 3

    Colocado por: franccSei que os pedreiros devem saber isto, mas gostava de fazer a parde de pedreiro por minha conta, assim posso popar algo, mas tambem sei que tenho de fazer bem, se nao vou gastar a dupplicar...

    Fala com o electricista, este diz-lhe o que precisa.
  4.  # 4

    Obrigado Pedro,

    Problema e que nao tenho electricista.
    E para pagar alguem para saber essa informação que a partida tambem esta na internet (so que nao encontro) tambem e....
  5.  # 5

    Colocado por: franccObrigado Pedro,

    Problema e que nao tenho electricista.
    E para pagar alguem para saber essa informação que a partida tambem esta na internet (so que nao encontro) tambem e....

    Essa informação está toda na net.
    Mas para ser executado tem de ser por alguém capacitado que no final irá passar um termo de responsabilidade.
  6.  # 6

    Colocado por: nielsky
    Essa informação está toda na net.
    Mas para ser executado tem de ser por alguém capacitado que no final irá passar um termo de responsabilidade.


    Boa tarde,
    sim sei que alguem tem de certificar a installacao feita.

    Acha que posso fazer o seguinte,

    levantar umas paredes, inclusivo a coluna para o quadro electrico.
    Deixar sufficiente espaco para o quadro electrico pretendido.
    Inclusivo os tubos ja pronto para ser installado.

    Depois chamar alguem certificado para terminar tudo.

    Acha que e mais barato fazer desta forma do que mandar fazer tudo ?

    E que quero tudo dentro de um armario de tijolo, com uma culuna a sair, assim posso por componentes de internet / rede interna num espaco porbaixo do contador, fechado com portas e chave. O contador no seu propio espaco, com accesso fasiel para e-redes e outras entidades se necessario.

    Tem porfavor um link na internet?
    tentei procurar mas nao consegui encontrar....
  7.  # 7

    Grande confusão, quadros eléctricos exteriores, terras separadas… tem mesmo de chamar alguém que saiba o que está a fazer
  8.  # 8

    Francc, simplifique!!!

    Basicamente pretende mudar o ponto de entrada da luz de um sitio para o outro.
    O que pretende fazer a seguir pouco ou nada interessa.
    É como há uns anos o pessoal andou a mudar os contadores antigos de dentro de casa para a rua. Basicamente é isso que pretende. Agora se nessa mudança construir um novo quadro geral que ira alimentar o antigo quadro (como quadro secundário) é indiferente está 'apenas ' preso por ter necessidade de ter um electricista credenciado que possa 'pedir' e executar essa alteração. Inclusivamente se as coisas forem bem feitas nem chega a ficar sem energia eléctrica pois a e-redes basicamente irá 'desligar' o contador antigo e 'ligar' o novo numa única operação.
  9.  # 9

    Já agora.

    O pessoal recomenda falar primeiro com o electricista pois ele melhor que ninguém para o guiar e aconselhar na opção que melhor se enquadra nos suas pretensões. E como para conseguir que este ser projecto seja realidade obrigatoriamente precisa de um, aconselho-o a começar por ai
 
0.0136 seg. NEW