Colocado por: PickaxeÉ a primeira vez que ouço falar em garantias de 6 meses.
Colocado por: BrunoFranco- a garantia das torneiras, etc, aquando compradas pelo empreiteiro, estando no orçamento de execução , a garantia passa a ser de 6meses em vez dos 2/3 anos?
Colocado por: VarejotePor exemplo a Grohe tem garantia de 5 anos.
Colocado por: MdeW- Uma venda a um profissional está fora do âmbito do DL84/2021, e a única alternativa à sua regulação é o artº 921º CC, de 1966.
Será isto?
Colocado por: PickaxeObvio que não, então o empreiteiro comprava as torneiras com 6 meses de garantia e depois dava ao cliente 5 anos de garantia?
Colocado por: Ruikode
Mas não foi isso que eu disse, no meu comentário só me referia a que leis regulavam o quê.
Essa questão do que vai implicar para os clientes relativamente á duração dessas garantias, também eu gostava de saber ao certo.
Colocado por: MdeW
questão é interessante :)
tratando-se de uma construção/obra teria primeiro de qualificar a torneira..
para as obras públicas há um Despacho com conceitos de "partes da obra" para efeitos de prazos de garantia (das obras públicas) e tem sido aproveitado para qualquer obra. (Despacho normativo n.º 9/2014)
https://files.dre.pt/2s/2014/07/146000000/1964619653.pdf
a garantia dos elementos construtivos estruturais é (dd jan2022) de 10 anos e de todos os outros 5 anos (está aquihttps://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=439)
todos os equipamentos que estejam na casa e sejam considerados como bens móveis (maioritariamente eletrodomésticos) não estão abrangidos por esta garantia, mas sim pela garantia de bens móveis: 3 anos
voltando às torneiras.. (!!!) considerando-as como "equipamentos afetos à obra, mas dela autonomizáveis" os consumidores terão 3 anos de garantia exceto para danos resultantes do mau uso ou falta de manutenção ou da sua depreciação normal.