Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tal como o título diz está aberta a procura de construtor/decisão final.
    O fórum ao longo dos diversos anos têm sido uma ajuda tremenda e tenho recolhido contactos e informações deveras úteis.
    Finalmente obtivemos as especialidades aprovadas.
    Após a primeira abordagem geral com os 4 conhecidos surge as primeiras dúvidas.
    A primeira é que um deles só trata do grosso e não faz chave na mão.
    Existem construtoras que façam só essa parte?
    2 duvida: das outras fazem chave na mão mas podemos tentar arranjar orçamentos das diversas especialidades para tentar diminuir o preço.
    Por fim o 4 construtor só nos faculta o preço final não conseguindo aferir a qualidade de especialidades importantes tal como Caixilharia, electricidade pichelaria e afins.
  2.  # 2

    Risca o 4 logo á cabeça
    Concordam com este comentário: IronManSousa, marize
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoRisca o 4 logo á cabeça
    Concordam com este comentário:IronManSousa

    Esse já foi de bela por esse mesmo motivo, falta de transparência.
    Já agora é válido dizer que a estrutura fica em média por 1/3 do total da obra?
    Estamos a ver se compensa fazer por especialidades.
  4.  # 4

    Colocado por: spvale
    Esse já foi de bela por esse mesmo motivo, falta de transparência.
    Já agora é válido dizer que a estrutura fica em média por 1/3 do total da obra?
    Estamos a ver se compensa fazer por especialidades.


    Por especialidades compensa sempre, como é óbvio. Vai ter é mais algum trabalho a ter de ser você a gerir tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spvale
  5.  # 5

    Colocado por: spvaleJá agora é válido dizer que a estrutura fica em média por 1/3 do total da obra?


    A minha experiência como DO, com a obra praticamente concluída, diz-me que a estrutura representa cerca de 25% do custo total.
    Construí em regime de administração direta, a negociar tudo o que foi possível e a espremer preços.
    Portanto faça bem as suas contas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spvale
  6.  # 6

    No meu caso a estrutura representou ainda menos... cerca de 17/18%.

    No entanto isto é tudo relativo, porque também depende muito daquilo que pretende gastar nos acabamentos (se na cozinha, WC e carpintarias tivesse gasto metade, o peso da estrutura já rondaria os 22/23%)
    Concordam com este comentário: spvale, marize
  7.  # 7

    Como é óbvio depende dos materiais mas ando a fazer estimativas e os vossos comentários não diferem muito 20% a 30%.
    Basicamente é uma demolição onde vamos construir 5 apartamentos sem necessidade de fazer garagens subterrâneas...
  8.  # 8

    Quando falam em estrutura, estão a falar no tosco?
  9.  # 9

    Colocado por: marrocoQuando falam em estrutura, estão a falar no tosco?


    No meu entendimento, estrutura, serão os pilares, vigas etc... ate poderia ser uma parede, se fosse estrutural... nao sei a que chama tosco
  10.  # 10

    chamo de tosco, a casa pronta a receber os acabamentos (caixilharias, pinturas, etc)
  11.  # 11

    Colocado por: marrocoQuando falam em estrutura, estão a falar no tosco?

    Tosco é nova para mim admito😁
    Basicamente é o esqueleto/ da obra grosso.
    Depois temos que ver quem abre os roços e assim se não é mais dinheiro que não estávamos a contar
  12.  # 12

    Então o grosso só representa à volta de 20% da obra final?

    Pensava que rondaria os 50%...
    • snob
    • 9 maio 2024 editado

     # 13

    Colocado por: marrocochamo de tosco, a casa pronta a receber os acabamentos (caixilharias, pinturas, etc)


    Você anda enganado.
    A estrutura depois de pronta, ainda tem muitos trabalhos pela frente, que implicam muito dinheiro, até ficar disponível a receber caixilharias e pinturas.
    Exemplos: o chão tem de levar betonilhas e ser regularizado, assentamento de pedras, abertura e fecho de rasgos nas paredes e chão para receber as especialidades, etc. É uma fase que demora o seu tempo, custa dinheiro, mas é pouco visível.

    Sim, a estrutura representa cerca de 25 % (eu diria no máximo).
    Concordam com este comentário: diouf_matos, spvale
  13.  # 14

    Vou repetir para mim estrutura, sao a base, pilares, vigas, placa... foi isso que referi andar à volta dos 20%

    Paredes não fazem parte da estrutura (faziam naquelas casas em que as paredes tinham alguns 50cm de largura e poderão fazer nos projetos em que as mesmas tal como o nome indica são estruturais).

    Após a estrutura estar feita, não avançam os acabamentos, a seguir à estrutura, é necessário levantar paredes, abrir roços, eletricidade, canalização, caixilharias etc... só depois disso feito é que poderão vir os acabamentos...
    Concordam com este comentário: spvale
  14.  # 15

    Andamos em sintonia e já me dá uma pequena ajuda para saber o que esperar,
    Tenho que esperar pelos diferentes orçamentos 3 no mínimo
  15.  # 16

    Colocado por: diouf_matosVou repetir para mim estrutura, sao a base, pilares, vigas, placa... foi isso que referi andar à volta dos 20%


    Estão a incluir o valor do terreno e licenças/impostos nesse valor?
  16.  # 17

    Vou dar o exemplo do orçamento inicial que recebi (resumidamente):

    abertura de cabocos para execução de fundações 3.500€
    fornecimento de betao... para estrutura, conforme planta (mao de obra e cofragem incluida) 64.500€
    fornecimento e montagem de blocos termicos (parede exterior) e tijolo (paredes interiores) 18.800€
    fornecimento e aplicação de xps na cobertura e no piso 19.800€
    eletricidade 12.700€
    soleiras, peitos etc 3.750€
    fornecimento e aplicaçao de revestimento exterior e interior etc 11.250€
    canalizaçao 5.400€
    fornecimento e montagem de pavimento ceramico e azulejo até 25€/m2 etc 19.100€
    fornecimento e aplicaçao de portas 5.280€
    tintas 14.500€
    caixilharias 14.800€
    ervinel para paredes piscina ate 28€/m2 2.600€
    luzes, motor, filtro etc (piscina) 4.800€
    portoes garagem 4.100€

    isto dá um total de 204.880€ onde a estrutura representaria 31 a 33%
    no entanto, em cima nao referi cozinha, nao referi material de WC, nao referi o resto das carpintarias (que o construtor colocou logo por escrito que essas partes nao tratava)

    sendo que as portas, passaram para dentro das carpintarias e portanto foi à parte e aqui foi descontado...
    coloquei domótica com sistema KNX, pelo que a eletricidade subiu muito

    e na pratica a estrutura no meu caso particular representou cerca de 18% do custo da obra, mas tal como referi, porque me estiquei nalgumas coisas que pretendia.

    Pelo que dizer que a estrutura representa x da obra, será sempre a olhometro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Camões, Ruikode
  17.  # 18

    Colocado por: elfo106Estão a incluir o valor do terreno e licenças/impostos nesse valor?

    Penso que isso não faria qualquer sentido. Será o valor daqueles trabalhos em especifico. Terreno já terá de existir assim como os restantes custos associados.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106, NGC
  18.  # 19

    Colocado por: diouf_matosabertura de cabocos para execução de fundações 3.500€
    fornecimento de betao... para estrutura, conforme planta (mao de obra e cofragem incluida) 64.500€
    fornecimento e montagem de blocos termicos (parede exterior) e tijolo (paredes interiores) 18.800€


    Qual a área bruta se não for indiscrição?
  19.  # 20

    Colocado por: elfo106

    Estão a incluir o valor do terreno e licenças/impostos nesse valor?

    Claro que não pode ser
 
0.0212 seg. NEW