Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá!

Tenho um reservatório de 2000L no jardim que é abastecido por um reservatório de rega por gravidade.

O desnível é de aproximadamente 5m entre os 2, sendo que o tubo sobe cerca de 70cm nos últimos 30m do tubo.

Depois de algum tempo com a torneira fechada no depósito inferior (quando chove) quando tento voltar a abrir o caudal é muito menor. Tenho claramente ar no tubo.

Estive a pesquisar e vejo alguns vídeos que falam de um respiro junto ao depósito superior. Há alguma forma de o fazer junto ao depósito inferior?

Onde o devo colocar e qual a melhor forma?

Obrigado!
  2.  # 2

Se calhar, um junto de cada um dos depósitos, dado o cano fazer um arco, em que, o ar poderá alojar-se em qualquer um do segmentos desse arco
  3.  # 3

Pois eu estava a tentar evitar fazê-lo junto ao depósito superior por causa dos acessos.
    O que tenho receio é de o fazer e não servir de nada por isso perguntava qual seria o melhor sítio. Como é tubo de 2” ainda me vai custar umas coroas os acessórios
    • SrR
    • 10 maio 2024

# 4

E do ultimo deposito à torneira que desnivel tem?
  4.  # 5

a torneira que fala é a torneira do depósito de 2000 l do jardim ou é uma torneira que tem à entrada do depósito de 2000 l no final do tubo de 30 m??
  5.  # 6

Se calhar até não tem ar no circuito, simplesmente a força da gravidade da coluna de água do tanque superior não é suficiente para vencer o atrito ao longo dos 30 m de tubo, principalmente esse curvo final de 70 cm.

Na teoria a rega por gravidade (pressão hidrostática) funciona sempre, mas na pratica isso nem sempre acontece como idealizamos, e quanto mais longo for o tubo, com esses sobes e desces todos, a própria viscosidade e atrito da agua dentro da tubagem tende a ter um escoamento lento no final da linha.

Ou seja, o que você descreve é perfeitamente normal. Ainda por mais se, hipoteticamente, o tanque a jusante tiver apenas uma coluna de água de 2 ou 3 metros, mesmo com a sua coluna de água a um nível 5m inferior.

Ainda assim, se achar que tem ar dentro do circuito, a solução é simples, basta sangrar.
    Ligue um motor de rega ou bomba submersível directamente ao tubo inferior à entrada do seu tanque e force a água. Na realidade vai sangrar o circuito e as bolhas de ar acabam por serem aspiradas da tubagem. Também poderá forçar a montante a circulação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  6.  # 7

Existem 2 torneiras, 1 no deposito enorme superior e outra no deposito que tenho de 2000L no jardim.
    Existem 5 metros de desnivel entre a base do deposito superior e o topo do deposito inferior onde está a torneira que uso para abrir e fechar a agua. (há outra no deposito superior mas como é mais distante não é pratico lá ir constantemente)

Basicamente para resolver o problema baixo a torneira junto ao deposito inferior mais uns metros 3 metros (mando abaixo do muro) durante uns 30 min e a velicidade da agua aumenta o suficiente para libertar o ar do tubo e o caudal aumenta.
    Ou seja o sistema funciona só deixa de funcionar quando fecho a torneira durante uma semana e ganha ar em algum lado.

https://www2.gov.bc.ca/assets/gov/farming-natural-resources-and-industry/agriculture-and-seafood/agricultural-land-and-environment/water/livestock-watering/590304-5_understanding_gravity.pdf
    Acabei por ver este link e acho que vou adoptar uma das soluções que é elevar o tudo um metro depois da descida e depois voltar a descer para o deposito inferior, em vez de ir a subir 1m em 3 metros de tubo.

Colocado por: NostradamusSe calhar até não tem ar no circuito, simplesmente a força da gravidade da coluna de água do tanque superior não é suficiente para vencer o atrito ao longo dos 30 m de tubo, principalmente esse curvo final de 70 cm.

Na teoria a rega por gravidade (pressão hidrostática) funciona sempre, mas na pratica isso nem sempre acontece como idealizamos, e quanto mais longo for o tubo, com esses sobes e desces todos, a própria viscosidade e atrito da agua dentro da tubagem tende a ter um escoamento lento no final da linha.

Ou seja, o que você descreve é perfeitamente normal. Ainda por mais se, hipoteticamente, o tanque a jusante tiver apenas uma coluna de água de 2 ou 3 metros, mesmo com a sua coluna de água a um nível 5m inferior.

Ainda assim, se achar que tem ar dentro do circuito, a solução é simples, basta sangrar.
    Ligue um motor de rega ou bomba submersível directamente ao tubo inferior à entrada do seu tanque e force a água. Na realidade vai sangrar o circuito e as bolhas de ar acabam por serem aspiradas da tubagem. Também poderá forçar a montante a circulação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgemlflorencio

Ele funciona se não deixar a torneira fechada 1 semana, funciona perfeitamente.

Já pensei ligar lá a bomba da rega, iria funcionar mas como é recorrente iria ter de comprar as reduções de 2" para 1" mover a bomba todas as semanas que chove... Estou a tentar não ir por este caminho o maximo possivel.

0.0134 seg. NEW