Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Dias12

    Sim, acho que noto muito isso.
    Quando utilizo a casa de banho cá em baixo e "puxo" por água quente. Se passado 2/3 minutos volto a abrir a torneira a 1a água já está morda.
    Já no piso de cima com multicamada isolada a agua aguenta mais tempo quente nas tubagens após utilização.


    Mesmo sem recirculação, é sempre bom colocar isolamento térmico, a água aguenta muito mais tempo quente, com a torneira fechada.
    Concordam com este comentário: Dias12
  2.  # 42

    Colocado por: Varejote

    Mesmo sem recirculação, é sempre bom colocar isolamento térmico, a agua
    Concordam com este comentário:Dias12


    Pelo preço que é, é uma burrice não o fazer, mas ainda há quem não o faça
  3.  # 43

    Colocado por: Dias12

    Pelo preço que é, é uma burrice não o fazer, mas ainda há quem não o faça


    O meu cunhado estava a remodelar o apartamento, sem recirculação, o canalizador meteu a tubagem e "esqueceu" de colocar o isolamento, ainda fui a tempo de mandar colocar porque ainda não estavam os roços acompanhados.
  4.  # 44

    Também tenho um amigo que estava a remodelar a casa da avó na altura da minha e fui lá visitar.
    Não gostei nada do que vi. Montes de tubagem pelo chao, tubos da quente ao lado do de fria, quente sem isolamento.
    É como dizem, não custa muito mais fazer bem.
  5.  # 45

    O isolamento pela legislação atual é 20mm na água quente e fria.. na fria ninguém mete e na quente não há 20mm, há 19mm. Em paredes tijolo nos roços, um tubo de 26+isolamento faz 66mm.. mais 2cm reboco na frente são 86.. um tijolo 11cm abrem dum lado ao outro praticamente
  6.  # 46

    Colocado por: RicardoPortoO isolamento pela legislação atual é 20mm na água quente e fria.. na fria ninguém mete e na quente não há 20mm, há 19mm. Em paredes tijolo nos roços, um tubo de 26+isolamento faz 66mm.. mais 2cm reboco na frente são 86.. um tijolo 11cm abrem dum lado ao outro praticamente


    Boa parte dos prédios, os panos são com tijolo de 9 e alguns a tijolo de 7 e estuque projetado...
  7.  # 47

    Colocado por: RicardoPortoO isolamento pela legislação atual é 20mm na água quente e fria.. na fria ninguém mete e na quente não há 20mm, há 19mm. Em paredes tijolo nos roços, um tubo de 26+isolamento faz 66mm.. mais 2cm reboco na frente são 86.. um tijolo 11cm abrem dum lado ao outro praticamente

    Yap... Acho que está a falar como este exemplo na minha despensa.
    Levou rede mas não sei se o gesso não irá estalar entretanto.
      bv154217.jpg
    • SrR
    • 11 maio 2024

     # 48

    Ho dr descomplique ponha la colectores e tubagem multicamada isolada e oupa pra frente
    Concordam com este comentário: Josam
  8.  # 49

    Colocado por: SrRHo dr descomplique ponha la colectores e tubagem multicamada isolada e oupa pra frente
    Concordam com este comentário:Josam
    entao mas a duvida era se colocava coletores ou não, apenas isso.
    Naonsabianera se tinha de ter multicamada isolado dentro de tubo corrugado para cumprir a lei…
  9.  # 50

    Colocado por: DR1982entao mas a duvida era se colocava coletores ou não, apenas isso.
    Naonsabianera se tinha de ter multicamada isolado dentro de tubo corrugado para cumprir a lei…


    Ao colocar multicamada pelo pavimento, não vai cumprir a legislação.
  10.  # 51

    Colocado por: Varejote

    Ao colocar multicamada pelo pavimento, não vai cumprir a legislação.
    sendo embainhado cumpre pelo que dizem
  11.  # 52

    Colocado por: DR1982sendo embainhado cumpre pelo que dizem


    Mas quem é que consegue embainhar em tubo o multicamada? Depois de Colocado não mexe mais, ainda por cima se tiver também isolamento térmico.

    O espírito da lei é que em caso de problemas, possa ser substituído.
  12.  # 53

    Colocado por: Varejote

    Mas quem é que consegue embainhar em tubo o multicamada? Depois de Colocado não mexe mais, ainda por cima se tiver também isolamento térmico.

    O espírito da lei é que em caso de problemas, possa ser substituído.
    Entao de que serve isto*?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
      12FE41A6-16F4-4A73-85C9-039C484012C4.jpeg
  13.  # 54

    Ficar chumbado no meio do betão
  14.  # 55

    Colocado por: DR1982sendo embainhado cumpre pelo que dizem


    Só o PEX já disse e repito somente materiais maleáveis flexíveis preferem implicar comigo !

    Artigo 96.°

    Instalação

    1 - As canalizações interiores da rede predial de água fria e quente podem ser instaladas à vista, em galerias, caleiras, tectos falsos, embainhadas ou embutidas.
    2 - As canalizações não embutidas são fixadas por braçadeiras, espaçadas em conformidade com as características do material.

    3 - Na instalação de juntas e no tipo de braçadeiras a utilizar deverão ser consideradas a dilatação e a contracção da tubagem;

    4 - As canalizações exteriores da rede predial de água fria podem ser enterradas em valas, colocadas em paredes ou instaladas em caleiras, devendo ser sempre protegidas de acções mecânicas e isoladas termicamente quando necessário.

    5 - As canalizações não devem ficar:

    a) Sob elementos de fundação;

    b) Embutidas em elementos estruturais;

    c) Embutidas em pavimentos, excepto quando flexíveis e embainhadas;
    • SrR
    • 11 maio 2024

     # 56

    Colocado por: DR1982entao mas a duvida era se colocava coletores ou não, apenas isso.
    Naonsabianera se tinha de ter multicamada isolado dentro de tubo corrugado para cumprir a lei…
    n tem nada, isole que faz o mesmo efeito.
    • SrR
    • 11 maio 2024

     # 57

    Colocado por: DR1982Entao de que serve isto*?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Peper87
      12FE41A6-16F4-4A73-85C9-039C484012C4.jpeg
    serve para proteger o tubo
  15.  # 58

    Colocado por: DR1982Entao de que serve isto*?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Peper87
      12FE41A6-16F4-4A73-85C9-039C484012C4.jpeg


    Isso não tem isolamento térmico, serve para proteger, esse como é multicamada, depois de aplicado com curvas etc., nunca mais ninguém mexe/substitui.
    Concordam com este comentário: Dias12
  16.  # 59

    Colocado por: Varejote

    Isso não tem isolamento térmico, serve para proteger, esse como é multicamada, depois de aplicado com curvas etc., nunca mais ninguém mexe/substitui.
    eu acho que é disso que usam na Suíça, vou ver se descubro o que é
  17.  # 60

    Colocado por: DR1982eu acho que é disso que usam na Suíça, vou ver se descubro o que é
    o tubo tem proteção mecânica adicional afim de permitir a betonagem directa
    Concordam com este comentário: Varejote
 
0.0289 seg. NEW