Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Antes de mais peço desculpa algum disparate, é a primeira vez que mexo com estas coisas.

    Se não tiverem com pachorra para ler o contexto podem perfeitamente saltar para o fim do post que está a negrito 👍🏻

    Tenho estado com problemas de escoamento na canalização da minha cozinha. Começaram com máquina de lavar loiça que, basicamente, depois de uma lavagem me inundou o armário do lava loiça. O tubo que vem da máquina está ligado a um cano embutido na parede então tive a desobstrui-lo o mais que pude, assim como o cano do sifão que me parece ligar à mesma canalização. Problema da máquina ficou resolvido.

    Entretanto hoje a minha namorada ao lavar a loiça numa das pias reparou que a água não estava a baixar e que estava a criar refluxo na pia do lado.

    Após uns quantos testes, de desenroscar tubagem e sifão e desentupir/limpar tudo e de reposicionar alguns canos o refluxo deixou de acontecer, mas ao mesmo tempo dei-me conta que o vedante que liga a pia ao primeiro cano estava a vazar, talvez por tanto mexer na tubagem. Tentei ajustar aquela espécie de anel vedante de onde escorria a água e com funcionamento normal pareceu estar OK.

    Decidi testar a coisa ao limite, enchi as duas pias do lava-loiça e tirei os ralos ao mesmo tempo.

    De facto, escorreu do tal vedante, mas não dei muita importância. O que realmente não estava à espera era da poça que veio debaixo do armário do lava loiça.

    Retirei o rodapé, repeti o teste e vi que a poça estava a vir da tampa do sifão do chão, localizada debaixo do armário.

    Pensei... Ok, deve ser aqui que está o problema principal... Deve estar cheio de nhanha nojenta... Mas...

    Como raio tiro isto para tentar desobstruir a canalização?
    Ou vazou apenas porque há ali uma fresta que não devia existir?


    Deixo fotos.

    Muito obrigado desde já!

    Cumprimentos,
    CP
      Screenshot_2024-05-11-00-45-31-552_com.miui.gallery-edit.jpg
      Screenshot_2024-05-11-00-47-57-980_com.miui.gallery-edit.jpg
  2.  # 2

    Primeiro tira esse rodapé que está por cima dele.
    Depois talvez com um garfo deitado tentar desenroscar a tampa do sifão.
  3.  # 3

    Colocado por: Dias12Primeiro tira esse rodapé que está por cima dele.
    Depois talvez com um garfo deitado tentar desenroscar a tampa do sifão.


    Refere-se a alguma ferramenta específica ou um garfo normal? Não estou a perceber como desenroscar.

    Obrigado!
  4.  # 4

    Isso basicamente é como se fosse um parafuso gigante. Tem de arranjar maneira de rodar isso.
    Eu sugiro um garfo normal de lado porque consege enfiar essa parte lá e fazer força para rodar a tampa.
  5.  # 5

    Bala ou DW40 à volta para ajudar a rodar mais facilmente.
  6.  # 6

    Colocado por: Dias12Primeiro tira esse rodapé que está por cima dele.
    Depois talvez com um garfo deitado tentar desenroscar a tampa do sifão.
    Com uma moeda grande e grossa resolve isso. tem sido assim que eu mudo e substituo essas tampas e já foram algumas que mudei.
    Concordam com este comentário: Dias12, Palhava
  7.  # 7

    Tenho usado esta ferramenta da Dexter.
    Como tem o cabo dá muito jeito para não custar tanto e a força é melhor aplicada.
      906476~2.jpg
  8.  # 8

    Não se percebe, quando se faz a canalização e se montam os móveis, não se acautelar o acesso às caixas.
    Depois há muitos problemas que aparecem.
    Inundações e entupimentos sem rápido acesso.🤬
  9.  # 9

    Colocado por: PalhavaNão se percebe, quando se faz a canalização e se montam os móveis, não se acautelar o acesso às caixas.

    É mais frequente do que imaginamos esse tipo de interferência. Até pode ser razoavelmente normal que aquando da canalização não se consiga prever todos os detalhes da estrutura dos móveis. Há depois é pouca flexibilidade de quem monta os móveis (até antes, de quem faz o seu esquema) em ajudar a minimizar essas interferência, criando por exemplo negativos nessas zonas onde será difícil aceder a caixas ou outros equipamentos para a sua manutenção.
    Concordam com este comentário: Palhava
    • SrR
    • 11 maio 2024 editado

     # 10

    Isso com uma chave de fendas é capaz de sair isso uma tampa roscada mas muitas vezes o pessoal nao cola o aro e so o encaixa, chegue com uma chave de fendas por baixo da tampa e fassa força para cima
  10.  # 11

    Há muitas formas de abrir essas tampas, independentemente se estão muito ou pouco apertadas, tudo depende dos recursos que o user terá à sua disposição. Para alguém que gosta de ferramentas e tem o básico será fácil. Para quem, como se costuma dizer, nem sabe pregar um prego (sem qualquer ofensa claro), tudo fica mais confuso. Mas não é nada de muito complexo, e com pouco se desenrasca uma forma de abrir.
  11.  # 12

    Quiseram-me vender uma tampa dessas com parafusos!
    Eu disse que NÃO.
    Se com o sistema "normal" já é numa chatice... Como colocar a chave de fendas na vertical? Depois de os móveis postos... Impossível.
    E o parafuso quando oxidar?
  12.  # 13

    Na minha casa já com 23 anos colocaram um tubo para a tampa ficar ao nível do piso do armário. Muito fácil de tirar e maior capacidade num eventual entupimento. E periodicamente vou lá com uma chave de fendas desfazer o detergente da máquina da roupa.
    E recomendo que antes de tirar a tampa comprar uma nova para colocar pois é fácil estragar ao tirar e é barato.
  13.  # 14

    Colocado por: PalhavaQuiseram-me vender uma tampa dessas com parafusos!
    Eu disse que NÃO.
    Se com o sistema "normal" já é numa chatice... Como colocar a chave de fendas na vertical? Depois de os móveis postos... Impossível.
    E o parafuso quando oxidar?


    Com um roquete..
  14.  # 15

    Colocado por: CarvaiNa minha casa já com 23 anos colocaram um tubo para a tampa ficar ao nível do piso do armário. Muito fácil de tirar e maior capacidade num eventual entupimento. E periodicamente vou lá com uma chave de fendas desfazer o detergente da máquina da roupa.
    E recomendo que antes de tirar a tampa comprar uma nova para colocar pois é fácil estragar ao tirar e é barato.
    na minha também fizeram assim, por outro lado se entupir deve ir alguma água para dentro do armário, tenho de pedir para alargar um pouco a madeira de maneira a agua se vier por fora do tubo não ir para dentro do armário.
  15.  # 16

    Muito obrigado pelo feedback e sugestões!

    De facto, este acesso em particular é tão péssimo que até teria de desarredar a máquina de lavar loiça pq a tampa está não só sobre rodapé como sobre a máquina que está ao lado desse rodapé...

    Algo que me incomoda é que ao contrário das tampas do wc esta parece que não está realmente apertada ao chão, daí ter saído água pelo rebordo. Não parece algo estranho ali? Parece que não está realmente estanque...
  16.  # 17

    Colocado por: RicardoPorto

    Com um roquete..


    Não conheço.
  17.  # 18

    Colocado por: Palhavaparafuso quando oxidar?

    Parafusos em aço inox
  18.  # 19

    Colocado por: Palhavaroquete.

    Serve como exemplo
      Screenshot_20240512_073918_Samsung Internet.jpg
      Screenshot_20240512_074012_Samsung Internet.jpg
  19.  # 20

    Eu costumo abrir as minhas (em metal com aba larga) com uma ventosa.
 
0.0211 seg. NEW