Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Por acaso tenho uma amiga que pôs uma grande vidraça a poente, que eu achei que ia ser um forno mas curiosamente não é: isto porque tem uma grande tilia mesmo à frente, que lhe fez sombra de inverno e deixa passar o sol no verão. Acho que até agora nem sequer pôs nada a qubrar a luz.
  2.  # 22

    MartaD, eu tenho preferia em cozinhas que comuniquem com a sala mas que se possa articular por forma a encerrar a cozinha (portas p exemplo) ficando uma cozinha não tão social de modo a que quem saia do quarto possa lá ir sem ir à sala.

    ps. Belo olho.
  3.  # 23

    Colocado por: pardal asmaticoMartaD, eu tenho preferia em cozinhas que comuniquem com a sala mas que se possa articular por forma a encerrar a cozinha (portas p exemplo) ficando uma cozinha não tão social de modo a que quem saia do quarto possa lá ir sem ir à sala.

    ps. Belo olho.


    Eu também prefiro que não se passe pela sala.
    Mas não acho que seja uma coisa grave como está.
    "incomoda-me" mais a lavandaria ficar ao pé dos quartos e sala.
    De resto, acho que os alçados vão ficar bem interessantes.
  4.  # 24

    Obrigado pelas opiniões.
    Vou inverter a cozinha com a sala para evitar a situação de passar pela sala para ir à cozinha, e dessa forma a lavandaria fica perto da cozinha.
  5.  # 25

    O que vos parece... Coloco portão na entrada da cave ou deixo como aparece na planta?
  6.  # 26

    tá visto que o arquitecto não colabora...
  7.  # 27

    Colocado por: lobitoPor acaso tenho uma amiga que pôs uma grande vidraça a poente, que eu achei que ia ser um forno mas curiosamente não é: isto porque tem uma grande tilia mesmo à frente, que lhe fez sombra de inverno e deixa passar o sol no verão. Acho que até agora nem sequer pôs nada a qubrar a luz.


    Há pois há sempre soluções nem que seja uma cortina a descer na pala.

    Mas o que se passa é que quem projecta um vidro ao poente conta com a pala e esquece que o sol ao poente desce, e é claro que pode ser uma vantagem com uma árvore de folha caduca. O ideal é plantar já a árvore apropriada.
  8.  # 28

    Eu acho que o projecto tem muito potencial, contudo vou mandar uma pescada ao ar :)

    A separação da zona publica da zona privada, é algo que eu defendo e sou um grande apreciador, acho que está bem conseguido nessa planta. Porém, o arquitecto teria que trabalhar no sentido da escada da garagem, dar para o Hall de entrada. Senão, lá se vai a separação privado/publico.
    Quando à organização sala/cozinha, até acho que não está mal de todo. Apenas prefiro (gosto pessoal) que o antes da sala exista um espaço (hall). E na planta acima, quando se entra em casa, praticamente estamos na sala, porque não existe uma divisória clara entre esses espaços.
    Para complementar, eu não abdicava de ter um WC na zona publica. :) Aquele espaço ali para casa de banho, em frente às escada, muito comprido e pouco largo, é no meu entender, uma coisa a corrigir :)

    Coisas da Casa
  9.  # 29

    Boas,

    está condicionado ao desenho do terreno ou, quer a casa com essa disposição?

    Se não está condicionado, sugiro:
    - pondere colocar a biblioteca, I.S. a norte
    - lavandaria (precisa mesmo?) mais perto da cozinha e com janela para o exterior
    - pondere uma despensa
    - acesso à cave em vez de ser linear, ser em forma de U (menos área perdida no R/C
    - pondere uma separação entre zona privada e social com uma porta
    - a I.S de serviço é também a dos quartos (para mais privacidade pondere uma I.S. social para visitas e deixe esta na zona privada para os quartos)
    - cave e cozinha estão nos extremos, torne-os mais acessível (atenção aos sacos de compras e não só...)
    - pondere mias arrumação (roupeiros), nunca são de mais
    - sala só com um vidraçado enorme a poente, nenhuma janelita para sul/entrada da casa?
    - janela na I.S.
    - Atenção aos grandes vidraçados, poderá ter problemas na climatização (verão e inverno)

    - um portão na garagem fica sempre bem (mais seguro).

    Em resumo, reformulava tudo ou quase....
  10.  # 30

    Mafgod,
    Realmente estou condicionado ao terreno... Daí n ter janela no WC de serviço.
    Vou trocar a disposição da sala e cozinha para a lavandaria/dispensa ficarem mais perto da cozinha.
    A WC de serviço é o mesmo dos quartos, embora tenha ponderado criar uma social, no entanto elas ficariam separadas por 3 metros. Valerá mesmo a pena??? Tb por uma questão orçamental, decidimos não colocar outro WC de serviço para a zona social.
    Mais arrumação só se for um roupeiro naquele corredor largo, pois tb n queria aumentar mais a área de construção e tenho a cave.
    Enfim, mts duvidas... mas obrigado pelos conselhos.
  11.  # 31

    Esta irá ser o rascunho com as alterações que irei entregar ao arquitecto... Que vos parece? Melhor?
      planta.JPG
  12.  # 32

    Colocado por: filcarrGosto deste projecto, mas será funcional?

    que quer dizer com funcional?, ser funcional depende do que você quer se cumpre as funções que são requeridas, logo depende das funções
  13.  # 33

    Fernando,
    Funcional é ser prático no dia a dia...
  14.  # 34

    Como dizia a Ferreira Leite ... Não concordo nem discordo, antes pelo contrário.
  15.  # 35

    Colocado por: filcarrFernando,
    Funcional é ser prático no dia a dia...

    Então temos de conhecer em detalhe o seu dia-a-dia.
  16.  # 36

    Colocado por: filcarrFernando,
    Funcional é ser prático no dia a dia...

    e para si o que é pratico, o que é ser funcional? tudo depende do que é para si ser funcional.
    para algumas pessoas neste país funcional é terem dois neurónios e funcionarem só com um :)
    agora a sério se quer o geral (mas não deve ser o geral a reger), à primeira vista esse projecto não será realmente funcional"" principalmente pela grande área de corredor que tem.
 
0.0175 seg. NEW