Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, preciso da vossa melhor ajudar para apenas elucidar alguns pontos.
    Moro em uma casa a 1 ano e meio com minha esposa e 2 filhas (3 anos e 10 anos), antes de entrar o senhorio disse que ia colocar vidros duplos em toda casa, que já tinha o serviço contrato e só aguardava a data para instalação. É claro que nunca o fez.
    O prédio é composto por 4 casas, e a água também teve a promessa de ser divida, o que também nunca foi feita, o problema é que o senhorio nunca nos mostra as contas de água, simplesmente manda o valor, que acredito Eu que não esta sendo dividido pelas 4 casas, e sim por 3, pois em uma das casas mora o Pai do senhorio, para não ficar achando coisas, tenho várias conversas pelo whatsapp pedindo tanto os vidros duplos, e também os talões(comprovantes) das contas de água, que é claro ele nunca me mandou, manda simplesmente um rascunho do excel.
    Agora depois de tanto me torrar as paciências, disse que meu contrato se encerrou em março e que tenho até o fim desse mês de maio para sair da casa. sendo que meu contrato se encerra em novembro 2024, e tenho 1800 de caução pago (2 rendas).
    O senhorio, me cobra todos os meses por contas de água já pagas, tenho todos os comprovativos de transferências bancarias, saindo da minha conta direto para a dele. Mas a cobrança parece me ser uma perseguição para sair da casa ou mesmo uma desorganização por parte dele.
    Fui questionar o mesmo sobre os recibos de arrendamento, e perguntei se a casa estava declarada nas finanças, o recibo ele nunca me deu, embora Eu sempre pedi por conversas de whatsapp e pessoalmente. Agora o mesmo foi nas finanças no começo do mês e colocou o imovel, no rodapé do pedido tem a data. e o mesmo quer me cobrar agora o valor do arrendamento que é 900 euros, mais 28% de imposto. sendo que nunca me passou recibos para que Eu pudesse deduzir no meu IRS.

    Perguntas, deve sair da casa agora no fim do mês? Eu consigo uma casa fácil, pois tenho todos os requisitos necessários para arrendar uma nova casa.
    O senhorio quer agora em maio, cobrar juros por atrasos nos pagamentos das renda meses atrás (sendo que tais atrasos foram devidos a acordos firmados entre nós, para descontar por exemplo em serviços prestados para ele, na casa dele, e nas casas de outros inquilinos de onde moro, pois prestei serviços elétricos e de remodelação para o senhorio, e nosso combinado foi de abater nas rendas, ou de Eu pagar a diferença ao término dos serviços, ele pode cobrar esse juros mesmo passado tantos meses ?

    Lembrando que nunca me deu recibos de pagamentos, o contrato nunca esteve nas finanças, só agora uma semana atrás que o colocou.

    Preciso muito de suas ajudas. Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Aproveite a cedência dele em poder sair da casa na data que ele indicou.
    Diga-lhe, que sim aceita, mas que, vai fazer denuncia às Finanças pelo incumprimento do registo do contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VM_Faria
  3.  # 3

    Colocado por: VM_Fariavalor do arrendamento que é 900 euros, mais 28% de imposto.
    O inquilino não tem que pagar os impostos do senhorio. Siga o conselho do size e mande esse explorador dar uma volta. E no próximo contrato de arrendamento exija tudo dentro da Lei.
    ps: não sou inquilino, por acaso até sou senhorio. mas prezo muito o respeito pelo próximo e a honestidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VM_Faria
  4.  # 4

    se ainda nao fez a declaraçao de rendimentos aproveite para declarar essas rendas que pagou...quanto a ele cobrar esses tais juros ele enviou alguma notificaçao escrita? se nao...mande o receber os juros ao " Salgado".

    obs: ja que tem o contador de agua partilhado, aproveite para ligar uma mangueira ao esgoto e deixe ligado ate sair de casa...


    detesto inquilinos incumpridores, mas detesto ainda mais senhorios vigaristas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VM_Faria
  5.  # 5

    Pelo comportamento descrito é de se esperar que a caução não seja devolvida, precaveja-se.
    Concordam com este comentário: VM_Faria
  6.  # 6

    Me despejar da casa ele não pode, E estou tranquilo em relação a isso, pois tenho facilidade em conseguir uma casa, agora tudo dentro
    da lei, foi meu primeiro arrendamento em Portugal, não sabia das leis, e tudo parecia tão fácil e atrativo, mas agora virou essa bagunça.
    O problema maior foi que o senhorio sempre me enviava no começo de cada mês uma relação de pagamento do arrendamento com as contas de água, e quase sempre cobrando contas de água já pagas, Eu avisava que estava errado, e para não gerar atrasos mandava o valor da renda, e pelo menos 30 euros da água, que é o valor que sempre acostumava pagar, mas nos e-mail não tinha muita opção de pagar separado, era muita ameaça, e tinha frases como, tem que pagar até dia tal o valor total ...
    O tempo foi se passando, o inquilino de cima saiu da casa, e o de baixo também, ficando somente Eu e o Pai do Senhorio que mora em um anexo, e o valor da conta de água foi subindo, chegou a me cobrar quase 60 euros por mês de água, já cansei de pedir os talões para conferir, mas nunca me apresentou os mesmos.

    O que me preocupa agora, é que o senhorio com medo, correu até as finanças e registrou o imóvel, consigo ver através do meu NIF nas finanças. Isso pode prejudicar no meu novo arrendamento ?
    Ele pode emitir recibos retroativos desde quando entrei em meados de outubro de 2022 ?
    E Eu tenho que pagar esses 28% a mais sobre os 900 combinado ? pois no contrato esta 900 euros.

    Sei que é uma situação chata, peço a ajuda de vocês simplesmente para me tranquilizar e Eu sair dessa casa de modo correto e ficar tranquilo e sem problemas a longo prazo.

    tenho crianças, e estou sempre viajando a trabalho, não posso ficar mudando, tenho compromissos, escolas das crianças, mudar o endereço da minha empresa, tudo isso gera gastos e transtornos.

    Obrigado a todos pelas mensagens.
  7.  # 7

    Colocado por: VM_FariaMe despejar da casa ele não pode, E estou tranquilo em relação a isso, pois tenho facilidade em conseguir uma casa, agora tudo dentro
    da lei, foi meu primeiro arrendamento em Portugal, não sabia das leis, e tudo parecia tão fácil e atrativo, mas agora virou essa bagunça.
    O problema maior foi que o senhorio sempre me enviava no começo de cada mês uma relação de pagamento do arrendamento com as contas de água, e quase sempre cobrando contas de água já pagas, Eu avisava que estava errado, e para não gerar atrasos mandava o valor da renda, e pelo menos 30 euros da água, que é o valor que sempre acostumava pagar, mas nos e-mail não tinha muita opção de pagar separado, era muita ameaça, e tinha frases como, tem que pagar até dia tal o valor total ...
    O tempo foi se passando, o inquilino de cima saiu da casa, e o de baixo também, ficando somente Eu e o Pai do Senhorio que mora em um anexo, e o valor da conta de água foi subindo, chegou a me cobrar quase 60 euros por mês de água, já cansei de pedir os talões para conferir, mas nunca me apresentou os mesmos.

    O que me preocupa agora, é que o senhorio com medo, correu até as finanças e registrou o imóvel, consigo ver através do meu NIF nas finanças. Isso pode prejudicar no meu novo arrendamento ?
    Ele pode emitir recibos retroativos desde quando entrei em meados de outubro de 2022 ?
    E Eu tenho que pagar esses 28% a mais sobre os 900 combinado ? pois no contrato esta 900 euros.

    Sei que é uma situação chata, peço a ajuda de vocês simplesmente para me tranquilizar e Eu sair dessa casa de modo correto e ficar tranquilo e sem problemas a longo prazo.

    tenho crianças, e estou sempre viajando a trabalho, não posso ficar mudando, tenho compromissos, escolas das crianças, mudar o endereço da minha empresa, tudo isso gera gastos e transtornos.

    Obrigado a todos pelas mensagens.


    Eu fazia denúncia nas finanças para ver se ele abre o olho, querem receber altas rendas e mesmo assim não querem declarar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VM_Faria
  8.  # 8

    Não, você não vai ter que pagar nada ás Finanças. Ele é que fugiu ao pagamento dos impostos e agora vai ser penalizado pelo Estado. Grave as ameaças que ele envia para mais tarde poder usar se necessário. E o imposto agora baixou para 25% mas você não tem que pagar nada nem ele pode aumentar as rendas para além do valor da inflação.
    Concordam com este comentário: VM_Faria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VM_Faria
  9.  # 9

    Eu fazia denúncia nas finanças para ver se ele abre o olho, querem receber altas rendas e mesmo assim não querem declarar




    Pensei em fazer isso, porém quando soube que poderia prejudicar o mesmo, o questionei, ele sabendo da minha possível intenção acabou por registrar o imóvel a uma semana atrás. Porem com diversos erros, exemplo, moro na casa A e ele colocou na Casa B (acho que deve ter usado o contrato do vizinho e mudado apenas o nome do inquilino ...
    Não colocou o documento da minha esposa, deveria pois somos casados num regime de comunhão geral ou bens adquiridos.
    e colocou imposto de 28%, que pelo que percebi o correto seria 25%.
    Ainda sim, consigo denunciar nas finanças ? até porque o mesmo nunca me deu nenhum recibo.
  10.  # 10

    A sua esposa não tem que estar no contrato. É opcional e só é importante se não fossem casados formalmente. Se tem comprovativos do pagamento de rendas - transferências ou depósitos bancários não precisa dos recibos. Não precisa de denunciar nas Finanças, basta declarar na sua declaração de IRS o valor que pagou no ano passado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VM_Faria
  11.  # 11

    Pague só os 900€, os impostos quem os paga é o senhorio.
    Quanto à caução não entregue a casa sem haver um acerto de contas.
    Dá para ver que se entregar a casa sem fazer o acerto de contas, nunca mais vai receber a caução.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VM_Faria
 
0.0101 seg. NEW