Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde boa gente

    Uma pergunta pff. Acham que ainda é possível construir por 1000€/m2 no grande porto? Casa bem construída mas sem domótica, janelas mais pequenas, telhado 2 águas....
    A malta que está a construir, com orçamentos recentes, está a conseguir por que valor?
    Eu sei que a malta n gosta de falar em €/m2, por isso pergunto casos praticos.

    Nao se zanguem pff. :) estou a tentar perceber o mercado e a realidade atual
    Obrigado
  2.  # 2

    Boas.

    A domótica seria uma das áreas onde teria menos problemas com derrapagem de custos.

    1000 €/m2 + IVA é possível. Contrate um arquiteto que tenha isso bem presente. Tente subcontratar algumas especialidades por sua conta.

    As casas são como os carros. Tudo depende do tamanho e do equipamento que se coloca nelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sarrapilheiro
  3.  # 3

    Eu tenho falado com empreiteiros que atiram logo para os 1500. É uma dor de alma. A 2 anos havia gente a construir por 900€, ja depois covid. A 1000€/m2 x 1.23 de iva ainda consigo, mas a 1500 é impossível. Tb me custa estar a gastar milhares de euros a desenvolver um projeto e depois concluir que "ups".... O_o
  4.  # 4

    Colocado por: SarrapilheiroTb me custa estar a gastar milhares de euros


    Olá,

    Apesar dos 1500 serem um "atirar de barro à parede", eu diria que você se deve fiar mais pelo que lhe dizem, do que pelo valor que você gostaria que fosse. Os 1'000€ estão "fora de moda". Um preço ao m2, só serve no ínicio, para definir mais ou menos o tamanho da casa e número de compartimentos.

    No Porto, contaria sempre com uns 1200-1300+IVA/m2 ainda assim para definir a área total da casa. Essa área é bruta. Tire uns 18-20% para paredes e terá a área útil... veja que compartimentos consegue com essa área. Faça um organigrama. Apartir desse momento esqueça valores ao m2.
    Mas também dependerá muito do sangue, suor e lágrimas que você próprio deixa em obra e nos projectos, e se é alguém do sector ou mais um que "sou totalmente leigo nisto".

    Com jeito, pode ser que apanhe IVA a 6%... Aguardaremos por novos episódios no parlamento.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sarrapilheiro
  5.  # 5

    Colocado por: N Miguel OliveiraUm preço ao m2, só serve no ínicio, para definir mais ou menos o tamanho da casa e número de compartimentos.
    e para se poder decidir se vale a pena segui em frente com o sonho ou não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sarrapilheiro
  6.  # 6

    Sim.... eu tenho terreno em zona aru, mas a perda do iva a 6% foi uma machadada grande no projeto.
    Eu sei que só com arquiteto e projeto se consegue saber realmente, mas n tenho dinheiro para andar a brincar aos projetos e orcamentos.
    Por isso estava a tentar saber casos praticos, exemplos de quem está a construir ou é empreiteiro. Se fosse possivel construir 2 andares de 95 m2 por 1200+iva maximo dos maximos, com qualidade mas sem ser arrojantes ainda podia valer a pena..
    O terreno é pequeno, e n precisa de grandes arranjos, solta-se umas galinhas e já está:)
  7.  # 7

    Eu devo ser o gajo mais estúpido deste forum.

    Estou a reabilitar uma casa, nada de obras especiais e procurando poupar em montes de items que acho dispensáveis ou até um pouco abimbalhados (domótica, p. ex) e no entanto estou com um custo estimado de... 1700€/m² com IVA (ABC). Este custo não inclui arranjos exteriores e ainda não tem climatização.

    Tenho um contrato de empreitada que me permite fazer 2/3 especialidades fora, o que estou a fazer (cozinha, WC, Caixilharias).

    Quando adjudiquei está empreitada tinha outros 2 orcamentos de empreitada que eram mais caros.

    Acho que há aqui qq coisa que não joga... Se calhar é de mim!
  8.  # 8

    Colocado por: rcd2023Eu devo ser o gajo mais estúpido deste forum.

    Estou a reabilitar uma casa, nada de obras especiais e procurando poupar em montes de items que acho dispensáveis ou até um pouco abimbalhados (domótica, p. ex) e no entanto estou com um custo estimado de... 1700€/m² com IVA (ABC). Este custo não inclui arranjos exteriores e ainda não tem climatização.

    Tenho um contrato de empreitada que me permite fazer 2/3 especialidades fora, o que estou a fazer (cozinha, WC, Caixilharias).

    Quando adjudiquei está empreitada tinha outros 2 orcamentos de empreitada que eram mais caros.

    Acho que há aqui qq coisa que não joga... Se calhar é de mim!


    Eu sempre ouvi dizer, "mais vale construir novo de que restaurar". A sua casa é uma reabilitação muito interessante e acredito que os empreiteiros nesses casos inflacionem ainda mais... para aquelas situações " vamos ver o que sai por detrás destas paredes".

    Outra coisa que eu me fui apercebendo com a minha construção (que somente começa para a semana) é que o conceito de "eu não quero nada de luxos" depende de pessoa para pessoa...

    Um exemplo: para mim cerâmicos a 25€ é barato (porque eu se der largas aos meus gostos, escolho logo um de 50€ m2, e por isso eu estou a controlar-me) mas se perguntar ao DR ele vai
    dizer-lhe que lhe serve mais barato.
    Outro exemplo: interruptores pretos, para mim uma coisa basica mas que se traduz logo em mais €€€... Portas até ao tecto, para mim era uma coisa super normal e supostamente nada de luxo, afinal é luxo...

    Este testamento todo, só para lhe dizer que de estupido o rcd2023 não tem nada, o que todos temos é conceitos e visões diferentes e é por isso o conceito de preço por m2 não vale de nada...
    Concordam com este comentário: AMG1, N Miguel Oliveira, marize, tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sarrapilheiro
  9.  # 9

    Colocado por: rcd2023Eu devo ser o gajo mais estúpido deste forum.

    Estou a reabilitar uma casa, nada de obras especiais e procurando poupar em montes de items que acho dispensáveis ou até um pouco abimbalhados (domótica, p. ex) e no entanto estou com um custo estimado de... 1700€/m² com IVA (ABC). Este custo não inclui arranjos exteriores e ainda não tem climatização.

    Tenho um contrato de empreitada que me permite fazer 2/3 especialidades fora, o que estou a fazer (cozinha, WC, Caixilharias).

    Quando adjudiquei está empreitada tinha outros 2 orcamentos de empreitada que eram mais caros.

    Acho que há aqui qq coisa que não joga... Se calhar é de mim!


    Boas,

    Obrigado pelo exemplo, mas 1700 com iva resulta em pouco menos de 1400 sem iva, que é o que se esta a falar aqui. Sendo reabilitação acaba por ser outro campeonato, mas acho que tb n está mt desfasado. Boa sorte e obrigado pela partilha
  10.  # 10

    Ola Fresias,

    Posso atrever-me a perguntar qual a estimativa para a sua casa? Em que zona (aproximada) fica?
    Só construção, excluindo exteriores. Quanto lhe ficou a si a relacao euro/m2?

    Obrigado e abraço


    Colocado por: Fresias

    Eu sempre ouvi dizer, "mais vale construir novo de que restaurar". A sua casa é uma reabilitação muito interessante e acredito que os empreiteiros nesses casos inflacionem ainda mais... para aquelas situações " vamos ver o que sai por detrás destas paredes".

    Outra coisa que eu me fui apercebendo com a minha construção (que somente começa para a semana) é que o conceito de "eu não quero nada de luxos" depende de pessoa para pessoa...

    Um exemplo: para mim cerâmicos a 25€ é barato (porque eu se der largas aos meus gostos, escolho logo um de 50€ m2, e por isso eu estou a controlar-me) mas se perguntar ao DR ele vai
    dizer-lhe que lhe serve mais barato.
    Outro exemplo: interruptores pretos, para mim uma coisa basica mas que se traduz logo em mais €€€... Portas até ao tecto, para mim era uma coisa super normal e supostamente nada de luxo, afinal é luxo...

    Este testamento todo, só para lhe dizer que de estupido o rcd2023 não tem nada, o que todos temos é conceitos e visões diferentes e é por isso o conceito de preço por m2 não vale de nada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sarrapilheiro
  11.  # 11

    Colocado por: rcd2023Eu devo ser o gajo mais estúpido deste forum.

    Estou a reabilitar uma casa, nada de obras especiais e procurando poupar em montes de items que acho dispensáveis ou até um pouco abimbalhados (domótica, p. ex) e no entanto estou com um custo estimado de... 1700€/m² com IVA (ABC). Este custo não inclui arranjos exteriores e ainda não tem climatização.

    Tenho um contrato de empreitada que me permite fazer 2/3 especialidades fora, o que estou a fazer (cozinha, WC, Caixilharias).

    Quando adjudiquei está empreitada tinha outros 2 orcamentos de empreitada que eram mais caros.

    Acho que há aqui qq coisa que não joga... Se calhar é de mim!

    Se pode pedir as especialidades fora, anda a pedir orçamentos ás pessoas erradas ou materiais caros, mas é onde se gasta mais é em Acabamentos/especialidades.
    Para o mesmo Vidro já tive diferenças de 50%, não desista.
    Diga que zona é já agora e vá pedindo empresas o fórum ajuda muito nisso...
  12.  # 12

    Colocado por: SarrapilheiroBoa tarde boa gente

    Uma pergunta pff. Acham que ainda é possível construir por 1000€/m2 no grande porto? Casa bem construída mas sem domótica, janelas mais pequenas, telhado 2 águas....
    A malta que está a construir, com orçamentos recentes, está a conseguir por que valor?
    Eu sei que a malta n gosta de falar em €/m2, por isso pergunto casos praticos.

    Nao se zanguem pff. :) estou a tentar perceber o mercado e a realidade atual
    Obrigado


    Bom dia,
    Eu construí uma moradia em banda com 3 pisos com 250 m2 em Braga (2021 a 2024).
    Consegui construir por 1000 euros o m2 já com IVA.
    Sofri bastante, fiz muitas coisas pela minha mão e procurei e espremi muitos preços (carpintarias, cozinha, pedras, etc).
    E claro que abdiquei de certos luxos, como pisos radiantes e outras coisas.
    Atualmente, confirmo que não é fácil construtir por 1000 euros o m2, pois sei bem o que tenho procurado por preços das várias especialidades.
  13.  # 13

    Uma singela partilha de quem conhecimento de apenas uma casa (que estou a acabar de construir): tenho os preços mais ou menos controlados por tipologia e, no global, mesmo sendo eu a gerir várias especialidades é impossível fazer hoje em dia uma construção nova, de raiz, com arranjos exteriores (sim, incluindo tinta!), por menos de 1200-1300 euros + IVA. Os materiais subiram mas estabilizaram. A mão-de-obra não pára de subir (lentamente) e está escassa e de fraca qualidade; a contratação de alguém melhor obriga logo a abrir os cordões à bolsa.
    Quando me dizem que fazem casas por 800 euros + IVA (em média por m2) eu pergunto logo se a casa tem janelas, portões e muros porque não é possível... de todo!
    O pessoal que anda neste fórum a fazer auto-construção vai dizer que sim, é possível. O preço baixa mas não tanto. Tenho muita certeza de que andam enganados e no final vao acabar por meter um flutuante de promoção do Leroy Merlin e torneiras do IKEA em fim de linha.
    Concordam com este comentário: snob
  14.  # 14

    Colocado por: SarrapilheiroOla Fresias,

    Posso atrever-me a perguntar qual a estimativa para a sua casa? Em que zona (aproximada) fica?
    Só construção, excluindo exteriores. Quanto lhe ficou a si a relacao euro/m2?

    Obrigado e abraço




    Sem problemas, eu talvez não lhe vá é responder da forma que espera.

    Por partes:
    Localização Braga
    Terreno: inclinado por opção, mas o que faz com que tenha uma garagem com a mesma area da area habitável. Para além disso implica muro de sustentação de terras.
    Piscina um pouco particular.
    Empreiteiro: Não é chave na mão. É por especialidades.

    Valor por m2 não lhe consigo dizer ao certo, porque nunca me guiei por essa métrica. E sim poderia ir ali fazer as contas, mas não o quero induzir em erro.

    Agora valores o que lhe posso mesmo dizer:
    🔸Estrutura com a piscina em betão e todo o terraço em lage aligeirada e impermeabilizaçoes - 135k
    🔸Eletricista - 8k
    🔸Caixilharia cor vison e cor70 FO, portões exteriores, e portão da garagem - 14,5k
    🔸Laminas orientaveis - 10,5k
    🔸Climatização (AC, lareira e VMC) - 17 k
    🔸Carpintaria (chão, roupeiros, portas até ao tecto, cozinha sem a pedra) - 27k
    🔸Picheleiro não lhe posso dizer porque tenho conta aberta 🤣 ( é o irmão do marido) mas posso dizer-lhe que já estão escolhidasas Sanitas por 350€ cada e os 3 lavatórios que são realmente caríssimos - 1000€
    🔸Trolha (betonilhas, assentar cerâmicos, muros exteriores rebocar e pintar a casa) - 30k
    Pladur - 18€/m2
    Cerâmicos da garagem 8€/m2
    Ceramico da área exterior 22€/m2
    Ceramico da área intetior 20€/m2

    Todos estes valores, excepto a estrutura, poderiam ser mais baratos, a opção desses materiais foi nossa, mas todos eles tbem poderiam ser estupidamente mais caros se nós assim o quiséssemos. Bastava colocar soalho de madeira, piso radiante, cerâmicos de dimensões maiores, etc.

    Agora para finalizar, o objectivo é ficar pelos 300k.

    Agora uma outra coisa que eu acho que conta muito:

    Que tipo de pessoa você é?
    E sociavel? Consegue argumentar com qualquer um que lhe apareça á frente? É interessado, nestes assuntos de construção? Conhece montes de gente a quem possa fazer perguntas e que lhe digam quem faz o quê? Tem disponibilidade para pedir orçamentos, para ir a obra quantas vezes fizer falta?

    Se assim não for, não se meta numa aventura destas de construir por especialidades e entregue chave na mão. Mas mesmo nessa situação faça muitas perguntas.

    Um outro aparte, os supostos amigos na maioria das vezes são quem dá os preços mais caros, vá-se lá saber porque.. Nesta aventura dois amigos deixaram de o ser, pelo menos da minha parte 🤣.
    Concordam com este comentário: snob
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui_Mendes
  15.  # 15

    Colocado por: Fresias

    Sem problemas, eu talvez não lhe vá é responder da forma que espera.

    Por partes:
    Localização Braga
    Terreno: inclinado por opção, mas o que faz com que tenha uma garagem com a mesma area da area habitável. Para além disso implica muro de sustentação de terras.
    Piscina um pouco particular.
    Empreiteiro: Não é chave na mão. É por especialidades.

    Valor por m2 não lhe consigo dizer ao certo, porque nunca me guiei por essa métrica. E sim poderia ir ali fazer as contas, mas não o quero induzir em erro.

    Agora valores o que lhe posso mesmo dizer:
    🔸Estrutura com a piscina em betão e todo o terraço em lage aligeirada e impermeabilizaçoes - 135k
    🔸Eletricista - 8k
    🔸Caixilharia cor vison e cor70 FO, portões exteriores, e portão da garagem - 14,5k
    🔸Laminas orientaveis - 10,5k
    🔸Climatização (AC, lareira e VMC) - 17 k
    🔸Carpintaria (chão, roupeiros, portas até ao tecto, cozinha sem a pedra) - 27k
    🔸Picheleiro não lhe posso dizer porque tenho conta aberta 🤣 ( é o irmão do marido) mas posso dizer-lhe que já estão escolhidasas Sanitas por 350€ cada e os 3 lavatórios que são realmente caríssimos - 1000€
    🔸Trolha (betonilhas, assentar cerâmicos, muros exteriores rebocar e pintar a casa) - 30k
    Pladur - 18€/m2
    Cerâmicos da garagem 8€/m2
    Ceramico da área exterior 22€/m2
    Ceramico da área intetior 20€/m2

    Todos estes valores, excepto a estrutura, poderiam ser mais baratos, a opção desses materiais foi nossa, mas todos eles tbem poderiam ser estupidamente mais caros se nós assim o quiséssemos. Bastava colocar soalho de madeira, piso radiante, cerâmicos de dimensões maiores, etc.

    Agora para finalizar, o objectivo é ficar pelos 300k.

    Agora uma outra coisa que eu acho que conta muito:

    Que tipo de pessoa você é?
    E sociavel? Consegue argumentar com qualquer um que lhe apareça á frente? É interessado, nestes assuntos de construção? Conhece montes de gente a quem possa fazer perguntas e que lhe digam quem faz o quê? Tem disponibilidade para pedir orçamentos, para ir a obra quantas vezes fizer falta?

    Se assim não for, não se meta numa aventura destas de construir por especialidades e entregue chave na mão. Mas mesmo nessa situação faça muitas perguntas.

    Um outro aparte, os supostos amigos na maioria das vezes são quem dá os preços mais caros, vá-se lá saber porque.. Nesta aventura dois amigos deixaram de o ser, pelo menos da minha parte 🤣.

    Só na estrutura por esses pormenores já levou no pelo como se diz por aqui, confirmo a questão dos amigos, já fiquei "chateado" com duas pessoas muito amigas, porque apresentaram os orçamentos mais elevados, mas muito mais.
    Acho que é excelente aviso e por eles acharem que como são amigos não vamos comparar e confiamos...
  16.  # 16

    Colocado por: spvale
    Só na estrutura por esses pormenores já levou no pelo como se diz por aqui, confirmo a questão dos amigos, já fiquei "chateado" com duas pessoas muito amigas, porque apresentaram os orçamentos mais elevados, mas muito mais.
    Acho que é excelente aviso e por eles acharem que como são amigos não vamos comparar e confiamos...


    E quer acreditar que um desses amigos era o da estrutura? 50k mais caro...
  17.  # 17

    Colocado por: Fresias

    E quer acreditar que um desses amigos era o da estrutura? 50k mais caro...

    Acredito, possivelmente o suposto amigo acha que tem dinheiro a sobrar no banco, infelizmente este mundo é dos espertos e ganham assim fácil dinheiro...
    Concordam com este comentário: Fresias
  18.  # 18

    Estes valores que se falam para mim são estranhos. Comprei uma casa em banda t4, que ficou a 1062€ o m2 contabilizando já o lote de 210m2

    Ac LG de condutas em todos os quartos mais sala e cozinha.
    Portas até ao teto
    3wc completas mais uma de serviço, com base e espelhos com leds
    Jardim com colocação de relva natural em tapete.
    Capoto fachada
    Tetos em Pladur com 10cm.la mineral no último piso.
    Sanitários roca, torneiras w7
    Etc etc

    E o empreiteiro ainda deve ganhar o dele, não anda a trabalhar de borla.

    Como se fala aqui de 1500€ e até mais por M2 e ainda sem contar com o terreno?
  19.  # 19

    Colocado por: paulosEstes valores que se falam para mim são estranhos. Comprei uma casa em banda t4, que ficou a 1062€ o m2 contabilizando já o lote de 210m2

    Ac LG de condutas em todos os quartos mais sala e cozinha.
    Portas até ao teto
    3wc completas mais uma de serviço, com base e espelhos com leds
    Jardim com colocação de relva natural em tapete.
    Capoto fachada
    Tetos em Pladur com 10cm.la mineral no último piso.
    Sanitários roca, torneiras w7
    Etc etc

    E o empreiteiro ainda deve ganhar o dele, não anda a trabalhar de borla.

    Como se fala aqui de 1500€ e até mais por M2 e ainda sem contar com o terreno?
    Quando comprou, depende da zona claro e matérias usados...
  20.  # 20

    Colocado por: paulosEstes valores que se falam para mim são estranhos. Comprei uma casa em banda t4, que ficou a 1062€ o m2 contabilizando já o lote de 210m2

    Ac LG de condutas em todos os quartos mais sala e cozinha.
    Portas até ao teto
    3wc completas mais uma de serviço, com base e espelhos com leds
    Jardim com colocação de relva natural em tapete.
    Capoto fachada
    Tetos em Pladur com 10cm.la mineral no último piso.
    Sanitários roca, torneiras w7
    Etc etc

    E o empreiteiro ainda deve ganhar o dele, não anda a trabalhar de borla.

    Como se fala aqui de 1500€ e até mais por M2 e ainda sem contar com o terreno?


    Mas se você está a contabilizar o lote o valor por m2 de construção é muito superior a esses 1060 €.
    Quantos m2 tem de construção?
 
0.0284 seg. NEW