Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Surgiu a oportunidade de comprar um segundo andar sem elevador com construção dos anos 50 e com 60m2 úteis no concelho de Lisboa para remodelação quase total.

Será necessário remover tacos podres dos quartos e sala, colocar piso flutuante, trocar 6 portas interiores, 5 janelas, 5 estores, a porta de entrada do apartamento e ainda remodelar totalmente a casa de banho e cozinha (com respetivas renovações de canos e eletricidade).

Não consegui resposta sobre aproximação de valores para esta remodelação, pelo que gostava de lançar a discussão sobre quanto isto me poderia custar (materiais gama média), assim como quanto tempo isto poderia demorar.

Tenho muita urgência em habitar o imóvel e por isso, idealmente, seria para morar no apartamento mal fosse instalado o piso. Acham viável?

Adicionalmente, já alguém deu seguimento ao processo de devolução do IMT no âmbito de reabilitação de imóveis com mais de 30 anos ou em área de reabilitação urbana? Se sim, como correu e que cuidados e atenção devo ter para garantir que consigo um desfecho positivo do processo?

Muito obrigada pela ajuda!
  2.  # 2

Colocado por: MargaridaAmorimprocesso de devolução do IMT no âmbito de reabilitação de imóveis com mais de 30 anos ou em área de reabilitação urbana?

Não sabia que essa possibilidade existia.
    Onde viu?

----
    Se o apartamento é para Habitação Própria Permanente, terá um benefício fiscal para o IMT ser mais reduzido. De acordo com a tabela:
      Atualizacao-do-IMT-OE2024.png
  3.  # 3

4.  # 4

Boa tarde.

Muito obrigada pela partilha.

Partilho também legislação relativamente à isenção de IMT para fins de reabilitação de HPP (ou outros):
    https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/Pages/ebf-artigo-45-ordm.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  5.  # 5

Colocado por: MargaridaAmorimSerá necessário remover tacos podres dos quartos e sala, colocar piso flutuante, trocar 6 portas interiores, 5 janelas, 5 estores, a porta de entrada do apartamento e ainda remodelar totalmente a casa de banho e cozinha (com respetivas renovações de canos e eletricidade).

Pela minha experiência, que contratei pedreiro para remodelar, um T2 sem grandes luxos não fica por menos de 40 mil euros a remodelação total.
    Ainda não coloquei janelas novas/Marquise só isso são uns 5 mil euros.
  6.  # 6

Colocado por: MargaridaAmorimremover tacos podres

Atenção à causa do apodrecimento.
    Há problemas de infiltração?
  7.  # 7

Relativamente aos tacos podres, apenas acontece num dos quartos e na sala, dado que os proprietários colocaram linóleo por cima do taco. O quarto onde ainda existem tacos descobertos apresenta um pavimento em excelentes condições.

Ainda assim, por uma questão de uniformização, teria que retirar os tacos podres e os tacos em boas condições. Aproveito para indicar que as restantes divisões (corredor, cozinha e WC) têm pavimento cerâmico. Removendo os tacos baixaria o nível do pavimento e teria também que remover o pavimento de cerâmica para toda a casa ficar nivelada ou existem alternativas?

Gostava e enconomizar tempo e dinheiro.
  8.  # 8

Há umas "baguetes" que se colocam na zona do chão das portas que auxiliam a diminuir o impacto da diferença de nível entre os pavimentos.
  9.  # 9

Colocado por: MargaridaAmorimteria também que remover o pavimento de cerâmica

Numa remodelação total e com atenção ao orçamento, o melhor é abrir roços o estritamente necessário para mudar a canalização e electricidade.
  10.  # 10

Como vão sair os entulhos?
    Pode ficar um contentor na rua?
  11.  # 11

Infelizmente não poderei colocar contentores na rua imediatamente à porta, dado que é uma rua principal sem lugares de estacionamento.
  12.  # 12

Pela experiência que tenho de clientes meus e empreiteiros, 40K parece realista…
    Se quiser contacto de algum empreiteiro, pode mandar-me email..

0.0160 seg. NEW