Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou a construir uma moradia e sigo há algum tempo este fórum para tirar algumas ideias e esclarecer duvidas que vêm surgindo durante a construção.
    Acontece que agora colocaram a cozinha e fiquei muito stressada com o que vi porque tinha dito que nao queria a cozinha muito alta (bancadas e península) e quando a medi, vi que tinha 89cm ou seja, com a pedra fica com mais de 90cm.
    Queria pedir a vossa opinião sobre quem tem cozinhas com estas medidas.
    As cozinhas do IKEA estão, todas mais ou menos dentro destas medidas mas acho que sao muito altas para trabalhar. Na casa que tenho atualmente, a cozinha tem 87 cm de altura e não me queixo.

    Podem partilhar as vossas experiências? Quem tem cozinhas nestas dimensões?
    Ah, pelo que li tem a ver com a altura da pessoa e tenho 1.70cm.

    Obrigada
  2.  # 2

    Você também pode colocar as pernas sob os armários Ikea,
  3.  # 3

    90cm, é a altura standard de bancada. Ate para permitir a instalação de equipamentos de encastre.

    Se tem 1.70m de altura não está mal.
  4.  # 4

    A minha casa nova a bancada tem 96cm, porque o móvel que escolhi assim o obrigou, é um pouco alta em questões estéticas mas para trabalhar no dia-dia não tenho notado qualquer diferença.
  5.  # 5

    Colocado por: Davidlopesmas para trabalhar no dia-dia não tenho notado qualquer diferença.


    Qual é a sua altura ?
  6.  # 6

    1,78, a minha mulher tem 1,67
  7.  # 7

    96cm de altura de bancada, para uma pessoa com menos de 1.75cm é alto demais. Não é ergonómico para preparação de alimentos sobre a mesma. Tal como 90cm, não é altura apropriado para quem tenha 1.60m ou menos ...etc.
    Concordam com este comentário: marco1
  8.  # 8

    Já vi foi a bancada estar a 91 cm e a zona do fogão ou placa estar a 80 precisamente para se poder ver bem para dentro dos tachos :)
    Concordam com este comentário: marize
  9.  # 9

    A minha cozinha considero que ficou alta também, a bancada esta a 92cm mas segundo explicaram devido a altura necessária para os eletrodomésticos de encastre e a minha pedra ser a 4cm (exigência minha). Os armários de cima estão altos para mim (1.62m) pois deviam ter ficado logo acima da janela o que os baixava ali 2/3cm mas no momento não me apercebi para pedir para baixarem e ficou assim a ultima prateleira dos armários não uso praticamente e a segunda muito esticada.
    No seu caso tendo 1.70cm acho que deve ficar bem pois na bancada não me queixo da altura da mesma.

    Na minha anterior casa também tinha a bancada a 87cm.
  10.  # 10

    O normal são 90cm limpo, tampo 3cm fica 87cm para as máquinas.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  11.  # 11

    Obrigada a todos pelos comentários. Quando vi a cozinha achei espetacular ao nivel do conjunto, mas depois quando fui aos pormenores face ao que tinhamos pedido fiquei muito preocupada e irritada, sou sincera. Queria colocar uma pedra alta (4cm) porque sai uma parte do balcão e nao gosto de ver as pedras finas nesse sentido, ora a altura fica com 93, mais a tabua que usamos para cozinhar fica com 94/95 que considero um exagero...mas pelos comentarios devem ser as novas medidas standard, o problema é que foi feita á medida...

    Outra coisa, puseram 2 gavetas, uma abre em baixo, outra em cima...sou eu que acho estranho ou ja nao ando a par das modernices. Esta situação nem sequer falamos porque nem sequer ponderei a hipotese
    Vou tentar partilhar as fotos
  12.  # 12

    Colocado por: VarejoteO normal são 90cm limpo, tampo 3cm fica 87cm para as máquinas.

    Foi essa a medida maxima que pedi
  13.  # 13

    Aqui vai
      20240511_184329.jpg
      20240511_184354.jpg
      20240511_1843542.jpg
      20240513_212429.jpg
  14.  # 14

    Colocado por: NC7680
    Foi essa a medida maxima que pedi


    É o que tenho também, com granito Zimbabué 3cm.
  15.  # 15

    Colocado por: VarejoteÉ o que tenho também, com granito Zimbabué 3cm.


    O Zimbabué permite a espessura de 2cm. Eu até gosto mais de ver pedra fina.
    Mas o preço falou mais alto e optei por Angola a 3cm.
  16.  # 16

    Eu tenho pedra mármore de 4 cm e ficou nos 90 cm. E tem máquina loiça por baixo com muita folga (encastravel), portanto é possível. Mas se já tem os armários colocados de pouco servem outros exemplos.
  17.  # 17

    Colocado por: snob

    O Zimbabué permite a espessura de 2cm. Eu até gosto mais de ver pedra fina.
    Mas o preço falou mais alto e optei por Angola a 3cm.


    Sim, sei que dava 2cm, mas preferi 3cm.
  18.  # 18

    Colocado por: Casa da HortaEu tenho pedra mármore de 4 cm e ficou nos 90 cm. E tem máquina loiça por baixo com muita folga (encastravel), portanto é possível. Mas se já tem os armários colocados de pouco servem outros exemplos.


    Nao tenho ainda os mármores. A questao é essa.
    Tinha planeado os 4cm de pedra, mas dado que vai subir á medida da cozinha e acho que vai ficar alta já nao sei o que escolher.
  19.  # 19

    E nao serão mármores, a bancada será forest stone
  20.  # 20

    Colocado por: NC7680

    Nao tenho ainda os mármores. A questao é essa.
    Tinha planeado os 4cm de pedra, mas dado que vai subir á medida da cozinha e acho que vai ficar alta já nao sei o que escolher.

    Uma dificuldade inesperada com os 4 cm da pedra foi a torneira de cozinha. Os acessórios de aperto não davam. Tive de mandar fazer uma peça num torneiro. Pense nisso quando escolher a torneira, porque é a última coisa que a gente se lembra na altura.

    Não pediu opinião mas aqui fica na mesma. Pense bem na bancada, uma pedra bonita, porque, a meu ver, o contraste que tem do branco de baixo com a madeira de cima, não ficou muito feliz. Não leve a mal, é só uma questão de gosto pessoal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
 
0.0186 seg. NEW