Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Palhava



    Nem me chegou as orelhas nada disso.. estamos mesmo destinados a miséria
  2.  # 22

    Colocado por: PalhavaDar benesses a quem é já privilegiado.
    Com essa situação e idade e conseguir comprar casa.
    Não é por causa das possíveis isenções que não ia conseguir ir em frente.
    Era?


    Dar benesses a quem já é privilegiado? Gostava de entender onde foi buscar isto...
    Apesar das isenções vai continuar a faltar imóveis para compra, no entanto as isenções são um alívio fiscal que devia chegar para todos que fossem comprar 1º HPP, independente da idade.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 23

    Colocado por: xiripitiestamos mesmo destinados a miséria


    Não estamos não!

    Se os outros conseguem, nós também conseguimos.

    Temos é de ver a nossa realidade e ter a coragem de nos superarmos.
    Concordam com este comentário: Soliva
  4.  # 24

    Colocado por: filipasousa23Dar benesses a quem já é privilegiado? Gostava de entender onde foi buscar isto...


    Com 35 anos e conseguir comprar casa...aos preços actuais:

    Ou tem trabalho bem remunerado em Portugal.
    Ou é filho de pais que podem ajudar.
    Ou trabalhou para isso, indo para o estrangeiro.


    Ninguém tem culpa de onde nasceu, mas é responsável pelas opções que toma na vida.
    Num país onde ainda é possível ascender por mérito próprio (quero acreditar!!!) é privilegiado quem consegue singrar na vida, ter condições para ter casa própria.

    A maioria dos "privilegiados" já teve um background familiar que propiciou o seu sucesso.
    Não seria mais justo ajudar a quem não tem nada?
  5.  # 25

    Não sei.
    Era justo era haver isenção para todos os casos. Com excepção para Vistos Gold e imóveis de luxo.
  6.  # 26

    Palhava, por acaso discordo do seu discurso, no entanto concordo que a medida devia ser aplicada a toda a gente que fosse comprar a sua 1ª HPP, mas maroscas não haveria de faltar por aí :) Tuga que é tuga...

    Eu tenho 27 com licenciatura de 4 anos e 1 ano perdido devido um precalço no meu percurso académico.

    "Com 35 anos e conseguir comprar casa...aos preços actuais" Mal é se com 35 já não tem um bom pé de meia.

    Sim, vivo com familiares ainda, tenho essa sorte. Mas já comprei (entenda-se CPCV com recurso a futuro CH) a casa há 1 ano, finalizando de ser construída agora em agosto/setembro. (Obviamente que vou ter me deslocar mais para a periferia do centro do Porto).

    Eu tenho um trabalho em que ganho a cima do ordenado mínimo sim (mas não muito ahah) e depois levo com os brutais impostos como qualquer um que ganhe > SM porque ganho mais comissões, mais X horas extras....

    No entanto, tenho serviços extra ao fim de semana onde amealho mais uns bons pares de cobres a trabalhar quase o fds inteiro.

    PS: Comecei do 0 no que diz respeito a heranças e apoio dos pais a nível monetário. Tive de comprar um modesto carro de 2005, SIM tenho um Iphone... Mas fui dos que trabalhei durante o COVID Inteiro 12H/dia de 2F a 2F.

    Portanto, 35 anos e não ter um pé de meia minimamente decente, não aceito como desculpa, a não ser que viva e faça a vida sozinho. Aí sim, dou-lhe razão.

    Quem não vir que os "jovens mais bem preparados de sempre" vivem quase de SM mesmo na sua área de atuação e com os preços brutais de casas a cair de podres e as de ouro novas, não está a ser correto.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, filipasousa23, HAL_9000
  7.  # 27

    Colocado por: pedrodmsousaPalhava, por acaso discordo do seu discurso, no entanto concordo que a medida devia ser aplicada a toda a gente que fosse comprar a sua 1ª HPP, mas maroscas não haveria de faltar por aí :) Tuga que é tuga...

    Eu tenho 27 com licenciatura de 4 anos e 1 ano perdido devido um precalço no meu percurso académico.

    "Com 35 anos e conseguir comprar casa...aos preços actuais" Mal é se com 35 já não tem um bom pé de meia.

    Sim, vivo com familiares ainda, tenho essa sorte. Mas já comprei (entenda-se CPCV com recurso a futuro CH) a casa há 1 ano, finalizando de ser construída agora em agosto/setembro. (Obviamente que vou ter me deslocar mais para a periferia do centro do Porto).

    Eu tenho um trabalho em que ganho a cima do ordenado mínimo sim (mas não muito ahah) e depois levo com os brutais impostos como qualquer um que ganhe > SM porque ganho mais comissões, mais X horas extras....

    No entanto, tenho serviços extra ao fim de semana onde amealho mais uns bons pares de cobres a trabalhar quase o fds inteiro.

    PS: Comecei do 0 no que diz respeito a heranças e apoio dos pais a nível monetário. Tive de comprar um modesto carro de 2005, SIM tenho um Iphone... Mas fui dos que trabalhei durante o COVID Inteiro 12H/dia de 2F a 2F.

    Portanto, 35 anos e não ter um pé de meia minimamente decente, não aceito como desculpa, a não ser que viva e faça a vida sozinho. Aí sim, dou-lhe razão.

    Quem não vir que os "jovens mais bem preparados de sempre" vivem quase de SM mesmo na sua área de atuação e com os preços brutais de casas a cair de podres e as de ouro novas, não está a ser correto.


    Comecei do zero também, até tenho um carro de 96, neste momento até tenho caixa para construir ou para comprar, mas o que vem a seguir é o que me preocupa, impostos altos, imi alto, as taxas de juro fazem com que pague o dobro ou mais do dobro do que pedir de empréstimo, ou seja, é arranjar maneira de ter a corda sempre ao pescoço
  8.  # 28

    Colocado por: PalhavaNum país onde ainda é possível ascender por mérito próprio


    gif
    Concordam com este comentário: sisu, HAL_9000
  9.  # 29

    Colocado por: Nostradamus

    gif


    Creio que ele não estava a falar de funcionários públicos, ou assalariados em médias/grandes empresas, mas que pagam mal.

    Gente que não se resigna, vai à luta, muda de emprego, ou conta própria.
  10.  # 30

    Colocado por: pedrodmsousaPalhava, por acaso discordo do seu discurso, no entanto concordo que a medida devia ser aplicada a toda a gente que fosse comprar a sua 1ª HPP, mas maroscas não haveria de faltar por aí :) Tuga que é tuga...

    Eu tenho 27 com licenciatura de 4 anos e 1 ano perdido devido um precalço no meu percurso académico.

    "Com 35 anos e conseguir comprar casa...aos preços actuais" Mal é se com 35 já não tem um bom pé de meia.

    Sim, vivo com familiares ainda, tenho essa sorte. Mas já comprei (entenda-se CPCV com recurso a futuro CH) a casa há 1 ano, finalizando de ser construída agora em agosto/setembro. (Obviamente que vou ter me deslocar mais para a periferia do centro do Porto).

    Eu tenho um trabalho em que ganho a cima do ordenado mínimo sim (mas não muito ahah) e depois levo com os brutais impostos como qualquer um que ganhe > SM porque ganho mais comissões, mais X horas extras....

    No entanto, tenho serviços extra ao fim de semana onde amealho mais uns bons pares de cobres a trabalhar quase o fds inteiro.

    PS: Comecei do 0 no que diz respeito a heranças e apoio dos pais a nível monetário. Tive de comprar um modesto carro de 2005, SIM tenho um Iphone... Mas fui dos que trabalhei durante o COVID Inteiro 12H/dia de 2F a 2F.

    Portanto, 35 anos e não ter um pé de meia minimamente decente, não aceito como desculpa, a não ser que viva e faça a vida sozinho. Aí sim, dou-lhe razão.

    Quem não vir que os "jovens mais bem preparados de sempre" vivem quase de SM mesmo na sua área de atuação e com os preços brutais de casas a cair de podres e as de ouro novas, não está a ser correto.


    O morar com os pais é um grande head start, um privilégio enorme. Devia ter experimentado ser autónomo, pagar casa, comida, contas da casa enquanto estudava e tirava o seu curso, como muitos, para ver o quão maravilhoso iria ser o seu pé de meia.
    Possivelmente o seu pé de meia deve-se exatamente a isso.. conseguiu ter casa paga e contas pagas enquanto se dedicou ao seu curso. Muitos não têm as mesmas oportunidades e tiveram de trabalhar, estudar e pagar casa e as continhas todas durante o processo.
    Faz-se á mesma, mas com menos (muito menos) pé de meia do que aquele que considera que todos deveriam ter aos 35 anos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Soliva, treker666, HAL_9000
  11.  # 31

    Trabalhei durante os estudos por infelicidade da vida. Pagava divida que infelizmente surgiram. Tenho um carrito porque preciso dele para trabalhar (moro longe de centros urbanos), moro em casa dos pais, mas ajudo nas despesas e o meu pé de meia é baixo porque sou sufocada com impostos, pago compras de supermercado, gasoleo, portagens e todas as outras necessidades básicas. Sou jovem e não consigo comprar casa. Não tenho heranças, nem terrenos, nem a quem pedir ajuda para dar 10% de entrada. As isenções iam ser uma ajuda gigante. Tenho pena que não cheguem a todos.
    Concordam com este comentário: sisu
  12.  # 32

    Colocado por: PalhavaNo entanto, as leis mudaram e atualmente esse período está fixados nos 3 anos.


    E o VPT do imóvel não pode ser superior a 125 000 euros, o que nos dias de hoje já se torna impossível
    Concordam com este comentário: Palhava
  13.  # 33

    Acho que o VPT é 65K, mas os rendimentos do agregado também entram na equação. Aos olhos do governo um casal em que cada um aufira 1200€/mês já é rico/isento...
  14.  # 34

    Às vezes digo coisas e faço julgamentos.
    Não se pode fazer generalizações porque vai-se errar e ter um discurso preconceituoso.

    Cada caso é um caso.

    Mas digam-me: quem chega aos 35 anos e quem consegue pagar renda de casa e ainda consegue poupar para dar entrada para um imóvel aos preços de hoje, mesmo que trabalhe de sol a sol, tem uma tarefa hercúlea.

    Eu falo e sou muito privilegiado.
    Mas penso muito em quem não o é. E tenho muita admiração por quem sobe a pulso com muito esforço e superação.

    ------
    Daí que quem tenha condições de ir para fora trabalhar por uns tempos,onde pagam melhor, arrisca e em relativamente pouco tempo consegue juntar dinheiro.

    Gente com formação ou sem formação.
    Concordam com este comentário: sisu, desofiapedro, treker666
  15.  # 35

    Colocado por: Vítor MagalhãesAcho que o VPT é 65K, mas os rendimentos do agregado também entram na equação. Aos olhos do governo um casal em que cada um aufira 1200€/mês já é rico/isento...


    Que vergonha!

    1200€.
  16.  # 36

    Isenção de IMI permanente
    Para a atribuição de isenção de IMI permanente, é necessário que estejam reunidos estes requisitos:

    O imóvel ou terreno seja para habitação própria permanente;
    O rendimento bruto anual do agregado familiar não seja superior a 2,3 vezes 14 IAS (Indexante dos Apoios Sociais), ou seja, 16 398,17 euros*. Este rendimento é determinado individualmente sempre que, no ano do pedido da isenção, o proprietário já não integre o agregado familiar;
    O VPT global da totalidade dos imóveis e terrenos do agregado familiar não exceda 10 vezes 14 IA, isto é, 71 296,4 euros*


    Fonte: https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/isencao-de-imi-para-as-familias-saiba-se-pode-ter-direito/
  17.  # 37

    Colocado por: Vítor MagalhãesAcho que o VPT é 65K, mas os rendimentos do agregado também entram na equação. Aos olhos do governo um casal em que cada um aufira 1200€/mês já é rico/isento...


    Para usufruir desta isenção de IMI é necessário que se verifiquem, cumulativamente, as seguintes condições:

    - O imóvel se destine a habitação própria e permanente. Para tal, o proprietário tem de informar a AT que a morada do imóvel passará a ser a sua morada fiscal. Esta comunicação deve ser feita no prazo de seis meses após a aquisição ou a conclusão da construção, da ampliação ou dos melhoramentos do imóvel;
    - O Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel não exceda 125 mil euros;
    - O rendimento bruto anual do proprietário ou do seu agregado familiar seja igual ou inferior a 153 300 euros.

    Bem me parecia que eram os 125.000€
  18.  # 38

    Colocado por: Palhava

    Que vergonha!

    1200€.


    Brutos...
    Ironias à parte, 2400€ brutos por casal dá para viver desafogadamente num T2 de 1980 a pagar 1000€ de renda ou 800€ de prestação do CH... é que fora das áreas metropolitanas 1200€/mês é muito raro...
  19.  # 39

    Colocado por: primavera

    Para usufruir desta isenção de IMI é necessário que se verifiquem, cumulativamente, as seguintes condições:

    - O imóvel se destine a habitação própria e permanente. Para tal, o proprietário tem de informar a AT que a morada do imóvel passará a ser a sua morada fiscal. Esta comunicação deve ser feita no prazo de seis meses após a aquisição ou a conclusão da construção, da ampliação ou dos melhoramentos do imóvel;
    -O Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel não exceda 125 mil euros;
    - O rendimento bruto anual do proprietário ou do seu agregado familiar seja igual ou inferior a 153 300 euros.

    Bem me parecia que eram os 125.000€

    Tem razão, é a isenção temporária.
    Na minha primeira casa (2006) a isenção era de 8 anos se não estou em erro.
  20.  # 40

    Acho muito bem apoiar os jovens na compra de HPP uma vez que em Portugal destruíram o mercado de arrendamento. A medida com mais impacto seria a possibilidade de financiamento a 100%. Isso já existiu e não foi por isso que houve uma crise bancária.
    Há 40 anos atrás até havia apoio ao pagamento dos empréstimos dos jovens e vez de IMT havia a Sisa mas que tinha muitas possibilidades de fuga.
    Discutir se jovem é aos 35 ou 36 é estupido pois tem de haver um valor limite. Quem chega aos 40 ou mais anos de vida e ainda não tem vida organizada não sei se merece ajuda do Estado.
 
0.0201 seg. NEW